Diagnóstico Empresarial: Assertividade desde a tomada de decisão até as ações aplicadas



1 INTRODUÇÃO

Baseando no case SUCOS FAZENDA SÃO PEDRO: CRESCER OU NÃO CRESCER, EIS A QUESTÃO, ver-se a necessidade na formação do diagnóstico organizacional, uma vez que o mesmo irá fornecer embasamento para a assertividade em decisões e ações adotadas para melhoria da empresa.

Considerando o caso estudado, é de total relevância o cuidado com as considerações e participações de todos os envolvidos nos caminhos a seguir, e principalmente na tomada de decisão da presidência da organização, logo, este, mostrará com clareza e objetividade as reflexões e/ou passos a serem adotados para um desfecho favorável aos envolvidos não só pela contribuição através de cada plano de ação, mas, pela rentabilidade da instituição e automaticamente das partes envolvidas.

Por envolver uma empresa familiar, o caso analisado sugere ainda um breve levantamento de influências nas relações de afeto, proximidade e carisma com os envolvidos, para que possamos descartar qualquer tipo de influência desnecessária a tomada de decisão.

2 TOMADA DE DECISÃO – CONSIDERAÇÕES PARA A ASSERTIVIDADE

Numa situação onde é preciso decidir qual o caminho a seguir é necessário considerar o resultado em que a decisão irá lhe fornecer, logo é preciso minuciosamente analisar as situações com todas as possibilidades de retorno. No case estudado, o Sr. Oswaldo deve considerar o que o projeto de cada filho pode trazer de benefício para empresa, de maneira que haja o menor número possível de riscos, é claro que, impossível haver expansão empresarial sem riscos, mas o pensamento deve ser para minimizá-los ao máximo.

Com as possibilidades expostas deve-se relacionar os benefícios e também os riscos, logo, considerando a possibilidade de assertividade das posições estratégicas de cada filho vê-se que:

Com a estratégia de João, filho mais novo do Sr. Oswaldo, formado em administração de empresas, a instituição teria um aumento na produção, melhorias técnicas no produto (suco de laranja), aumento no mercado de atuação, ampliação no atendimento aos clientes com novas instalações físicas e é evidente que maior retorno financeiro aos caixas da empresa, porém, os riscos são aparentes, uma vez rejeitado o produto no novo mercado de atuação sofreriam com o acúmulo de produto em estoque, já que não teria saída devido a rejeição, aumento desnecessário no orçamento mensal com a contratação de novos funcionários e perdas no capital da empresa com a construção ou aquisição de novas instalações físicas.

Já na visão de José, filho mais velho, com conhecimentos práticos na administração de uma fazenda, o projeto é não expandir o mercado, uma vez que no atual há garantia de venda, propõe então melhoria no controle de produção, melhor utilização da matéria-prima e diminuição no orçamento mensal com a redução no quadro de funcionários. Em contra-pardida, vê-se o risco de não adaptação as novas máquinas e também dos clientes serem arrebatados a comprar um novo produto que tenha maior estratégia de merchandising, uma vez que nessa visão não considera a possibilidade de aumento em marketing por já ter mercado garantido.

No dito, é preciso ao Sr. Oswaldo cautela para analisar as situações e considerar qual delas irá trazer maior rentabilidade para a instituição e melhoria comercial para a marca.

3 EFICIÊNCIA NA PRODUTIVIDADE E NA REDUÇÃO DE CUSTOS

A possibilidade de reciclagem na empresa, ou seja, atualização dos conhecimentos e equipamentos beneficia a mesma nas melhorias em geral para o aumento de renda mensal, na sugestão de José, no case analisado, essa reciclagem deve acontecer na troca de máquinas para melhor utilização da matéria-prima e automaticamente diminuição no quadro de funcionários, uma vez que a modernização dos equipamentos faz com que menos operários façam o mesmo trabalho que anteriormente vinha sendo feito, com isso pretende reduzir os custos para melhorar o orçamento.

É importante salientar que a redução de custos prevista não implica na qualidade do produto, pelo contrário, a modernização dos equipamentos além de reduzir custos propõe melhor qualidade no mesmo, a opção de redução nos custos é em caráter de necessidade para aumentar os lucros e tornar viável a permanência da empresa no âmbito familiar em que encontra-se, considerando que a opção do José é realmente não expandir os negócios mas sim a lucratividade.

4 EXPANSÃO E COMERCIALIZAÇÃO, CRITÉRIOS E DETERMINAÇÕES PARA AÇÕES CUIDADOSAMENTE CALCULADAS

No geral um plano de expansão deve ser esquematizado de forma que a empresa não sofra impactos negativos na produção ou abalos bruscos no orçamento, então a estratégia é crescer com planejamento, através de reservas financeiras para os investimentos ou injeção de capital dos sócios. No case estudado, o João, filho mais novo do Sr. Oswaldo, pretende expandir a empresa apostando no sucesso que o suco comercializado outrora em uma pequena região irá atingir em um novo mercado, uma vez que a opção (Região da Grande São Paulo) possui um alto poder aquisitivo e automaticamente maior possibilidade de adquirir o produto com uma margem de lucro maior. A expansão irá ocorrer através da busca de capacidades e melhorias técnicas no produto, uma vez que o mesmo acredita serem necessárias tanto quanto o domínio de novos mercados de atuação.

No pensamento estratégico do João, uma vez executada as ações para expansão a comercialização aconteceria pelos mesmos canais já utilizados – supermercados – porém com o diferencial desses canais serem de maior porte e, aposta ainda, em uma nova estratégia de comercializar o produto, inovando com entregas em domicílios, onde pequenos distribuidores locais atenderiam diariamente os consumidores, viabilizando a eles a opção de pagamento mensal para incentivo à compra.

Além do dito, pretende ainda o projeto, investir em planos de comunicação integrada, para lançar o produto na nova região e com isso obter maior êxito na captação de novos clientes. Por fim, ainda pretende abrir novos pontos de atendimento onde novos colaboradores também seriam contratados, afim de, focar os trabalhos de fidelização de clientes.

5 TRANFORMANDO EMPRESA FAMILIAR EM GESTÃO PROFISSIONAL: CARACTERÍSTICAS, DECISÃO E AÇÃO

Caracterizada por transtornos, as transformações/mudanças em uma organização, leva os gestores a tomada de decisões, que tão somente na atualidade quanto em toda a história das organizações é cercada de dúvidas e incertezas, porém, a gestão eficaz, consegue persuadir os colaboradores de forma a decidir empenhar-se em função da melhoria profissional, fazendo com que o sucesso seja conseqüência para as partes envolvidas (colaborador, organização, clientes, fornecedores, etc.), mas, para tornar-se um instrumento de persuasão, o gestor deve analisar a melhor forma de tomar a decisão da mudança para assim adquirir conhecimentos e embasamentos para utilizar nas ações efetivas da transformação, obtendo assim assertividade nas decisões.

No caso da Fazenda São Pedro, caracterizada até então por ser uma empresa familiar, a decisão de torná-la uma empresa de gestão profissional, cerca-se de uma intensa estratégia empreendedora, que mesmo obtendo maior risco, alveja maior rentabilidade.

6 CONCLUSÃO

Vistas as possibilidades e participações dos envolvidos no case e de acordo com a visão geral de empreendedorismo e gestão eficaz, chega-se ao remate de que a assertividade após um diagnóstico empresarial deve partir da análise inicial da situação para a tomada de decisão e estender-se até as atitudes para a execução das novas formatações que serão implantadas para a transformação da organização.

O diagnóstico empresarial mostra várias hipóteses de problemas, que uma vez analisadas com cautela, propõe a gestão organizacional maior segurança desde a tomada de decisão até as ações para as possíveis mudanças.

Aplicando aos dados do caso estudado, conclui-se que a visão de ambos os envolvidos (filhos do Sr. Oswaldo – Gestor) propicia riscos a empresa, obviamente não há expansão sem riscos, porém, atualmente com o mercado competitivo e a concorrência cada vez mais acirrada, a visão empreendedora é mais aceita para dominar as gestões empresariais, uma vez que empreender é sinônimo de maior proveito financeiro e maior possibilidade de sucesso profissional.

Logo, toma-se para decisão assertiva, o pensamento estratégico do João, filho mais novo do Sr. Oswaldo, que apostando na expansão de todos os pontos da empresa, transforma automaticamente a mesma em um perfil de gestão profissional, que para os negócios é mais rentável e primordial a sobrevivência da organização no mercado.

7 REFERÊNCIAS

GRACIOSO, Francisco. Marketing Estratégico. 4 ed. São Paulo, Atlas, 2001.

PORTER, Michael. Estratégia Competitiva. 17 ed. Rio de Janeiro, Campus, 1986.

LIMA, Rinaldo José Barbosa. Diagnóstico organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.


Autor: Valdelício Menezes


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