Educação de Qualidade - Responsabilidade de Todos



A tão sonhada educação de qualidade vai muito além da teoria que pressupõe em fazê-la utilizando-se das mais modernas receitas de aprendizagem, devendo estas, estarem inseridas em um processo educacional onde todos tenham acesso à escola, livros didáticos, merenda e professores qualificados - o discurso de sempre. Devemos entender que a qualidade que precisamos alcançar, permeia caminhos bem mais complexos, onde a permanência dos nossos alunos nas escolas, que agora buscam maior atratividade, torna-se um dos importantes medidores dessa situação privilegiada. Exemplos de atuações eficientes iguais as do Projeto de Educação Sócio-Ambiental Ser Cidadão e da Casa da Juventude (ambos desenvolvidos em Garuva), permitem a (re) construção de uma escola feliz, autônoma e competente onde esta, por sua vez, passa a propor trabalhos coletivos de interações e de trocas não somente entre a comunidade escolar interna, mas também - e essa é a parte inovadora, com a sociedade em geral onde paradigmas sociais serão modificados levando a promoção do surgimento de cidadãos que busquem mudar a realidade a partir da ação com os outros, da elaboração de alternativas, da crítica, da solidariedade e das relações que surgem entre todos. Nessa proposta, as escolas precisam estar estruturadas como redes e orientadas por um propósito comum – a aprendizagem e os profissionais que se encorajam fazer educação devem reordenar suas ações. Iniciar estancando reclamações infundadas não pautadas numa melhoria coletiva, e em caráter emergencial, proporcionar um trabalho de construção de um universo educacional pólo gerador do conhecimento científico, capaz de suprir as demandas sociais dentro de uma dinâmica de troca e fluxo de informação, que gera um clima de compromisso de toda a comunidade com as questões locais e com a qualidade da educação. Portanto, com base nas características que são fatores de grande impacto para o sucesso da educação, é possível definir algumas atitudes que aproximam a escola do patamar da qualidade esperada, como por exemplo, a aprendizagem como foco principal, a gestão democrática e inclusiva, o planejamento estratégico e a avaliação como ferramenta norteadora do processo de ensinar e de aprender. Sejam todos muito bem-vindos à instituição escola que, a muito tempo, anseia pela sua presença ativa, sugerindo soluções, resgatando valores e maximizando a grande importância da comunidade no processo de construção do conhecimento – o que é direito de todos.


Autor: Marcelo Tavares


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