Lições de um Visionário



Compreender os padrões comportamentais de grandes realizadores ajuda a identificar pontos comuns que poderão ser aprimorados por cada um de nós. Em Medicina Comportamental chamamos de modelagem. Convido você a ler atentamente as recomendações seguintes, feitas por um dos maiores estadistas da história. Um especialista em pessoas, focado no desenvolvimento humano, conciliação social e na superação. Desconsiderando os argumentos a favor de um texto afirmativo recomendado tanto pela Programação Neurolinguística como pela Tecnologia de mudança comportamental, acredito que apesar da negativa do início da frase a sabedoria contido nelas é atemporal!

 

 

Ø  Não criarás a prosperidade se desestimulares a poupança!

 

Ø  Não fortalecerás os fracos por enfraqueceres os fortes!

 

Ø  Não ajudarás o assalariado se arruinares aquele que o paga!

 

Ø  Não estimularás a fraternidade humana, se alimentares o ódio de classes.

 

Ø  Não ajudarás os pobres se eliminares os ricos!

 

Ø  Não poderás criar estabilidade permanente baseado em dinheiro emprestado!

 

Ø  Não evitarás as dificuldades se gastares mais do que ganhas!

 

Ø  Não fortalecerás a dignidade e o ânimo se subtraíres do homem a iniciativa e a liberdade!

 

Ø  Não poderás ajudar aos homens de maneira permanente se fizeres por eles aquilo que eles podem e devem fazer por si próprios!

 

Fiquei impressionado ao reler depois de tantos anos esse texto. Seu autor foi nada menos que Abraham Lincoln. Um homem que lutou pela liberdade e igualdade entre os seres humanos. Considerado um dos maiores estadistas do mundo moderno, esse presidente americano teve uma ousadia tamanha, que resultou por fim em seu assassinato. Escolhas e caminhos. Penso que ele não sonhava com a eternidade, porém sua sabedoria e sua competência se tornaram imortais Realmente num momento em que vejo mais que nunca discursos e posicionamentos políticos e sociais tão antagônicos a esses conceitos, espero que essas palavras possam ecoar. Não são as minhas sugestões. Compartilho apenas a percepção do homem que conduziu e superou um dos maiores conflitos internos de um país, uma guerra cível, a guerra da Secessão. Caso você também veja nessas recomendações de Lincoln, algo relevante para que possamos aprender com a história, convido a compartilhar e discutir sobre esse tema. Podemos mais que nunca fazer parte da solução. E não acredito que um discursos ou postura que estimula encontrar culpados construa uma solução durável. Ela é mais trabalhosa e  árdua, porém é possível encontrar a solução para os conflitos. Sempre há um caminho, basta ter coragem, ousadia e determinação para encontrá-lo. Esse texto fez com que eu pudesse repensar alguns conceitos e posicionamentos, espero que também faça o mesmo por você.


Autor: Jô Furlan


Artigos Relacionados


Quem SerÁ Contra NÓs?

Davi E O Tempo De Deus Em Sua Vida

Como Ganhar Almas

Lançamento Do Livro Transtorno Bipolar

Conheça A Encefalopatia Crônica.

NÓs, As Luzes

PaixÃo Sobre A GeraÇÃo Beat (amo, Mas Nunca...)