A Verdade se sustenta



Resenha

D'sousa ,dinesh,1961

A verdade sobre o cristianismo:por que a religião criada por jesus é moderna,fascinante e inquestionável(tradução valéria lamim delgado fernandes )

Introdução

O autor vem despertar uma realidade de fatos e pressupostos que muitas vezes passam desapercebidos em meios a tanta modernidade , tecnologia e avanço da chamadas ciências, que tem uma ideologia bem diferente do que parece , mas esta obra nos desperta a enchegar as raizes e influência do cristianismo em toda cultura,leis,ciências ,vida pessoal e intelectual.partindo daí o autor faz ligações com filosofia, ateismos e lei moral.

O autor chega a comentar que a obra em si toma a bíblia como livro não literal mas como fonte de análises de interpretações e de suas afirmações e significados. E cita um dos pais da igreja ,orígenes que se castrou quando leu em mateus 19:12 que havia alguns que se faziam  " eunucos por causa do reini dos céus".e dia que sua leitura não é literal nem liberal,mas em vez disso,contextual,examinando o texto em relação ao todo é que podemos descobrir como um período e\ou uma passagem em particular são compreendidos da melhor forma,afirma ele.

No prefácio o autor chama a atenção para um cristianismo não vivencial,para muitos que não tem a bíblia como infalível palavra de deus,vivendo uma vida dupla,dividida entre cristianismo e secularismo.e também relata sobre os ataques dos ateus com suas argumentações e desafios sobre deus e cristianismo,e alerta que muitos pastores tentam defender se,sem exito porque estão acostumados(ou mal acostumados) apenas a cuidar de congregações,e isto é uma realidade vivencial,mas alguns tem despertados para o estudo da teologia.

No primeiro capítulo o autor inia sua argumentação com uma afirmativa, "deus ressuscitou" ,batendo de frente com a afirmativa de nietzche, "deus está morto" e ressalta que esta última é comprovada ser falsa,por causa do rápido crescimento da religião, mas com certeza nietzche sempre esteve enganado com esta afirmação e não só com o crescimento do cristianismo.também é citado a diminuição do número de ateus e o grande aumento de muitas religiões mundias.que deus ressuscitou eu concordo,mas também muitos outros deuses tem ressurgido em várias culturas até mesmo nos paises cristãos e muitas pessoas tem se tornado religiosas e não cristãs.

No capítulo dois o autor cita alguns autores ateus e algumas de suas sitações , a respeito do crescimento da religião como é o caso do antropólogo scott atran que entedeu "que as crenças religiosas nada mais são do que ilusões.atran e outros acreditam que a relgião exige um compromisso com mundo efetivamente impossíveis.o autor questiona por que os humanos evoluiriam de tal maneira que viessem a acreditar no que não existe ?. E traz o argumento do biologo e . O. Wilsom que diz:  "chegamos ao estágio crucial da história da biologia am que a própriareligião está sujeita as explicações das ciências naturais".isso é mais que uma prova que a natureza de deus está no homem.

O autor apresenta uma explicação contrária a explicação evolucionista em relação ao ser humano e o aumento da religião,ele diz: "na vasão cristã,você é a criação especial de um deus bom e todo poderoso. Você foi criado à imagem dele,com uma capacidade de pensar,sentir e adorar que o coloca acima de todas as outras formas de vida.portanto não tem lógica nenhuma das teses evolucionistas ,e nem mesmos eles conseguem obter nenhuma resposta para o grande aumento da religião.contudo a explicação mais lógica é que o homem não consegue evoluir em nada, a não ser em tentar adaptar-se a vontade do seu criador e isso se chama adaptação expiritual ou seja os homens não evoluiram mas, tenta adaptar-se ao que lhes faltam, "deus".

No capítulo três o autor traz a questão sobre o contra ataque ateísta e o aumento de suas obras,como: deus um delírio, de richard dawkins.the end of faith(o fim da fé),de sam harris,god:the failed hypothesis(deus: a hipótese fracassada), de victor stenger,e deus não é grande,de christopher hitchens.e outros.mas , também percebemos um grande aumento de obras cristãs em defesa da fé e combate ao ateismo.

O autor comenta também sobre o pedido do filósofo norte-americano daniel dennett e o biólogo britânico richard dawkins que publicaram artigos pedindo aos colegas não-cristãos que desistam do termo "ateu",dannett e dawkins querem ser chamados de "brilhantes",que denota uma pessoa esperta. Mas espertos mesmos são pessoas que reconhecem um deus todo poderoso por trás de uma criação perfeita.

O autor ainda relata alguns pensamentos de nietzsche em relação a religião e ao cristianismo,e alguns planos de ateus para enfraquecer o poder da religião,que na minha opnião serão inúteis todos os esforços para tentar barrar a religião, porque o homem é um ser espiritual e sempre vai tentar conhecer melhor o sobre-natural.   

No capítulo quatro soa os argumentos dos ateus sobre a influência dos pais nas crenças religiosas para com os filhos, e os projetos ateístas para desviar os jovens da crença.também é relatado o ponto de vista de richard dawkins e daniel dennett que recomenda que as escolas ensinem religião como um fenômeno puramente natural.

O autor também descreve estratégicas de ateístas nas escolas para promover seus pontos de vista.sem dúvida os ateus estão com um projejo bastante desafiador.e o autor finaliza esse capítulo com a seguinte pengunta: quem disse que os ateus não eram espertos? .todos os homens tem um pouco de inteligência e raciocínio mas ,isto não quer dizer que eles não usam para o mal.

No capítulo cinco o autor nos mostra uma realidade supreendente, que é a ignorância em relação aos conhecimentos bíblicos. Apesar que a bíblia é um livro de milhares de anos poucos tiveram a sabedoria para á entende-la. Autor mostrar que o cristianismo é a raíz e o alicerce da civilização moderna,de acordo com o autor o cristianismo é responsável pelo modo de vida e pela organização de nossa sociedade. Fico imaginando se homens tivessem uma real compreenção da bíblia, a nossa sociedade seria bem melhor.

Até os ateus são moldados pelo cristianismo, como é o caso de voltaire que foi educado por jesuítas,e nietzsche que era filho de um pastor.ainda assim pretendo ver a maior influência do cristianismo na vida e no coração de cada um, principalmente osque tem a ética e a moral destruídos. Mas concordo com o autor quando ele traz a questão do secularismo que tenta de muitas formas combater a força da religião para concentrar todo poder de influência nas leis com suas próprias idéias,monopolizando a sociedade com isso querem varrer para longe a influência da religião.mas nós temos a maior influência da verdade e lei moral,chama-se espírito santo de deus.

Capítulo seis, "o cristianismo e a fabilidade humana",aqui o autor cita um pensamento de platão que diz: "a prática do mal é um problema de conhecimento".ou seja, as pessoas fazem o mal porque não sabem o que é certo,se elas soubessem o que era certo ,elas o faria.mas paulo negam que as coisas sejam assim.ele afirma que ,mesmo sabendo que algo é errado,ainda assim o faz.por quê ? Porque a vontade humana é corrupta.ou seja, o problema do mal não é um problema de conhecimento, mas um problema relacionado a vontade.a prova maior dessa realidade abordada por paulo está em nós mesmos, muitas vezes fazemos coisas que nossa própria consciência nos cobra o nosso erro, ou seja tinhamos conhecimentos, mas fizemos, poque a vontade predominou.

Diante das falhas humanas como o pensamento de platão que propôs uma abolição do casamento e da família,os grego que viam a família como um veículo para procriação, eros que era uma força poderosa na grécia antiga,mas se expressava principalmente na homossexualidade e também era a base da prática da pederastia.na era cristã ,pederastia e homossexualidade passam a ser vistos como pecados.o cristianismo fez com que a vida familiar fosse importante de um modo que não era antes.é uma certeza que a família é uma estrutura muito grande para o individuo.

A origem da dignidade humana é vista no capítulo sete como tento seu ponto de partida no cristianismo, tanto a elevação da mulher que sempre foi desprezada socialmente, como os pobres e pequenos,no cristianismo são visto os direitos de igualdade entre todos.

A relação entre cristianismo e ciência é relatado no capítulo oito, com a intenção de demostrar o uso da razão desde o início, nocristianismo. Outras religiões como o islamismo e judaísmo são baseadas na lei.o teologo cristão tem a responsabilidade de usar a razão para entender os caminhos de deus. Anselmo define deus como algo do qual nada maior pode ser pensado.anselmo ainda diz que uma vez que reconhecemos e entendemos a definição, devemos ter alguma noção de deus em nossa mente.concordo com o autor quando diz: "há muito pouco desse raciocínio em qualquer outra religião.e foi de tal raciocínio, de forta bastante notável, que nasceu a ciência moderna.

No capítulo nove o autor nos mostra outra grande realidade, que a maior idéia da ciência moderna não está baseada na razão ,mas na fé, e relata que o astrônomo neil degrasse tyson lamenta que as afirmações das religiôes se baseiam na fé e ostenta que as afirmações da ciências se baseiam na comprovação experimental,mas asserção,dificil de ser provada, de que o universo é racional só pode ser sustentada pela fé. Nos sabemos que muitos homens cristãos foram grandes cientistas, como:copérnico,kepler,galileu, brahe, descartes, cuvier, harvey, dalton, faraday, herschel, joule, lyell, lavoisier, priestley, kelvin, ohm, ampére, steno, pasteur, maxwell, planch e mendel.  Concerteza todos usaram a fé nas suas descobertas e teorias, e não só estes mas todo cientista que tentar fechar a questão da criação ,e da nossa existência vai ter que usar sua fé.

No capítulo dez o autor relata o caso de galileu e a perseguição da igreja para com alguns cientistas. Cita a acusação de daniel dennett a igreja católica. Muitos argumentos de autores como: galileu em uma masmorra católica. Ameaçado de tortura, tortura de estudiosos, giordano bruno queimado em uma fogueira por dizer que o universo é infinito, copérnico e galileu perseguidos por mostrarem que a terra gira em torno do sol. Mas o historiador david lindberg escreve: "não houve guerra entre ciência e igreja" . Os historiadores são praticamente unânimes ao defenderem que a batalha entre ciência e religião é uma invenção do século xix. Aqui o autor com muita clareza nos deixam um grande alerta, que nem todo registro histórico é verdadeiro.

No capítulo onze é examinado as afirmações de alguns astrônomos ,físicos e biólogos em relação a criação do universo,mas como o astrônomo robert jastrow coloca a questão de um modo ainda mais vívido: "para o cientista que vive de acordo com sua fé no poder da razão, a história termina como um pesadelo". Sabemos que o universo teve um começo,com um deus bem projetista, e que a bíblia não tenta provar esse fato, mas diante de toda a descoberta científica em relação a física, criação e matéria, a bíblia sempre estará como uma prova,verdadeiramente eficaz, mesmo que os cientistas não a tenham como verdadeira.

A grande realidade de um lugar especial do homem na criação é bastante convecente  pelo autor no  capítulo  doze. "a natureza é primorosamente ajustada para a possibilidade de vida no planeta terra: se a força gravitacional fosse reduzida ou aumentada em 1%, o universo não se formaria; por uma minúscula alteração na força eletromagnética, as moléculas orgânicas não se uniriam. Nas palavras do físico freeman dyson, parece que o "universo sabia que estávamos chegando". O universo não se assemelha a um lance de dados aleatório. Parece pura e simplesmente proposital.não vejo nenhum argumento mais preciso e satisfatório do que este.

Até aonde tenho lido, página 162 encontramos argumentos bastantes satisfatório, com certeza é uma boa obra, bons argumentos, o autor nos traz assuntos polémicos pormenorizados que alguns historiadores não são totatalmente coerentes com os fatos.

Na página 42 o autor não cita que alguns ateus e secularistas nascem também dentro da igreja.na página 147 o autor faz uma citação do astrônomo robert jastrow que parece contraditória ao que o autor que dizer:se o cientista escalou as montanhas da ignorância;está a ponto de conquistar o pico mais alto(dá a entender, o pico mais alto da ignorância). Se chega lá última rocha, é comprimentado por um bando de teólogo, dá a entender que o teólogo está no ponto mais alto da ignorância fazia tempo.

Tirando esta questão, recomendo está obra por ter muitos argumentos de valor para o conhecimento cientifico, que ainda está correndo atrás de muitas respostas.


Autor: Gizeudo Marcos de Lima


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