Distração humana, Dinamarca e destino (final)



Distração humana, Dinamarca e destino (final)

Paiva Netto

A grave questão do aquecimento planetário, com suas funestas consequências, agravada pela poluição que enferma as multidões, põe toda criatura viva em risco.

A lição da história

Também quanto às tribulações pelas quais o orbe anda ameaçado, vimos no texto da semana passada, na opinião do cientista Paul Mayewski, que a subida do nível dos mares pode gerar o êxodo de povos inteiros na busca de salvação. É básico voltarmos os olhos ao passado para melhor nos defender, agora e no futuro, segundo propõe Brian Fagan, autor de "O longo verão. Como o clima mudou a civilização".

Estudiosos, entre eles Fagan, arqueólogo inglês, destacam as possíveis ligações entre as mudanças climáticas e, por exemplo, o alude mongólico sob o comando de Genghis Khan (1165?-1227). Povo nômade, necessitava de terra fértil e água farta para as suas criações. Os territórios semiáridos, como as estepes da Mongólia, ao experimentarem épocas de muita chuva em virtude de alterações atmosféricas, proporcionaram ao Khan condições para fortalecer a sua cavalaria guerreira e expandir-se, esmagando a quem se lhe opusesse.

Compromisso
De volta ao século 21, populoso e em severa crise econômica, mais para uns que para outros, aliada ao poderio bélico atual, qualquer migração se tornará mais perigosa, consoante ponderei à jornalista portuguesa Ana Serra.

Aguardemos atentos a 15ª Conferência da Convenção do Clima (CoP15), que ocorrerá em dezembro, na Dinamarca. Essa reunião, considerada por especialistas a mais importante da humanidade desde o acordo pós-Segunda Guerra, visa reforçar o compromisso dos países G8+5 em manter o aquecimento global abaixo de 2º C.


"Será?", arguem alguns. Mas continuemos labutando na expectativa de que o planeta seja o grande vencedor na mesa de discussão. A mãe natureza suplica por nossa solidariedade e mais juízo.


José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.

paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com


Autor: Álida Santos


Artigos Relacionados


Dor!

Midas

Cidadela

Humildade

O Salmo 23 Explicitado

Insanidade

3x4 De Mim