Estudando Galatas 05 & 06



Introdução: Gostaria de agradecer a Deus pela oportunidade de estudar sua palavra, e também relatar a experiência que este estudo gerou, pois quando o pastor solicitou o trabalho achei que estaria pronto para fazê-lo, porém à medida que fui lendo e buscando inspiração fui sendo tomado por um temor e um sentimento diferente, foi aí que tomei ciência que iria escrever e meditar sobre O APÓSTOLO PAULO e que era o meu momento de ser confrontado pela palavra assim como todos que viveram aquela época, e como tem sido com todos que buscam conhecer e prosseguir em conhecer como a palavra aconselha. Espero poder dividir com os irmãos meu curto entendimento a respeito do que li, e peço a Deus que aumente a minha fé, e me revele a sua palavra, para que ela entre e continue a me transformar como tem sido diariamente.

Resumo:Cap.05

Liberdade em Cristo: "Foi para liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão."(Gálatas 5:1).

Neste capítulo 5 do livro de Gálatas o apóstolo Paulo mostrou ao povo de Deus como é importante não pormenorizar a liberdade em Cristo, e principalmente como é importante atentar para a armadilha do, PODE TUDO, e ressaltou principalmente a dificuldade que é para nós administrarmos nossa própria liberdade.

O Apóstolo deixa claro no( v.2) que pensamentos judaizantes nos aprisionariam e Cristo passaria a não ter serventia. Ele afirma que é mediante o espírito que aguardamos pela fé a justiça que é nossa esperança (v.5) depois de explicar que os pensamentos judaizantes não eram provenientes de Deus, Paulo afirma que fomos chamados para Liberdade(v.13), mas que não devemos dar vazão a vontade da carne em nome da liberdade e que devemos servir uns aos outros em amor, pois esse era o resumo de toda a lei. Um mandamento de Deus: "AME O

SEU PROXIMO COMO A SÍ MESMO." Ele faz um alerta que muitos não atentam, pois creio que o simples fato de não amarmos o próximo, já constitui ação de destruição contra ele e contra nós ainda que ninguém saiba que isto ocorre.

Vida pelo Espírito: "por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne."(Gálatas 5:16)

A partir do (v17) o Apóstolo relata a necessidade de vivermos pelo Espírito uma vez que são contrárias as vontades da Carne e do Espírito, deixando claro que se não somos guiados pelo Espírito estamos debaixo da Lei e prontos para o pecado. No quadro abaixo, veremos as diferenças entre as obras da Carne e o Fruto do Espírito:


É IMPORTANTE SABER O QUE TEMOS EM ABUNDANCIA EM NOSSAS VIDAS, ISTO DETERMINA QUEM SOMOS DIANTE DE DEUS.

"Cada um examine os próprios atos, e então poderá orgulhar-se de si mesmo, sem se comparar com ninguém". (Gálatas 6:4 NVI)

Paulo afirma(v.25, 26) que se vivemos pelo Espírito andamos também pelo espírito então quando isto acontece não devemos ser presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outro.

Resumo:Cap.06:1;10

O Apóstolo faz umaadvertência para que não sejamos algozes de nossos irmãos, e que quando surpreendermos este em algum pecado devemos ajudá-lo a superar e restaurá-lo com mansidão, ao mesmo tempo devemos vigiar para que não sejamos nós surpreendidos pela tentação.

De forma alguma devemos nos considerar aquilo que não somos sob pena de estarmos enganando a nós mesmos, aquele que esta sendo instruído na palavra partilhe todas as coisas boas com o que lhe instrui. O Apóstolo afirma que iremos colher conforme semearmos, então se semearmos para a carne colheremos destruição e se semearmos para o espírito colheremos VIDA ETERNA.

Não devemos nos furtar de fazer o bem enquanto temos oportunidade principalmente aos irmãos da fé. Essa afirmativa do Apóstolo me obriga a refletir, pois nos deparamos com pessoas que privilegiam tudo e todos segundo seus próprios interesses ou respeitando hierarquias desiguais, desta forma estaremos mais uma vez judaizando as relações e caindo da GRAÇA. Um dos mandamentos nos adverte que: "não tomemos o santo nome de Deus em vão", Deus é santo e não tolera zombaria.

Infelizmente existem pessoas que brincam com ele, e usam seu nome em situações que ele não aprovaria. Enganam os outros sob o escudo da religiosidade. Se observarmos, no tempo dos profetas de Israel Deus repreendeu veementemente os falsos profetas que anunciavam acontecimentos que Deus não autorizara. Eles falavam em nome de Deus, mas seus objetivos eram interesses egoístas. Eram profetas vendidos e estavam a serviço de quem pagava mais. Assumiam um profissionalismo religioso e viviam da rapinagem das almas dos homens. Deus julgará todo aquele que usa seu nome para promover interesses pessoais, produzindo em larga escala obras da carne.

Rogo a DEUS que nos conceda Graçae que direcione nossos caminhos como Igreja de Cristo para a santificação e para o relacionamento com o Pai. Que sejamos instruídos pelo espírito e que possamos produzir frutos do espírito pois as obras da carne são mortas.

Em nenhuma outra crença encontraremos algo parecido com a GRAÇA por isso não devemos jogá-la fora com atitudes impensadas e irresponsáveis. Vivamos a GRAÇA de DEUS!!!!!!AMÉM!!!!!!


Autor: Luiz Lourenço


Artigos Relacionados


Dor!

Eu Jamais Entenderei

Tu és...

Mulher

Anima Mundi

Exemplo

Cidadela