UMA REFLEXÃO DIANTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS



UMA REFLEXÃO DIANTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS

Tanise Vendruscolo Suzin

INTRODUÇÃO

Todas as pessoas sentem uma certa insegurança nos dias atuais, pois precisam de mais informações e conhecimentos. Nós professores sentimos mais esta necessidade, pois a informação e o conhecimento são as ferramentas indispensáveis para nosso trabalho e são estes que abrem caminhos na sala de aula.

É um desafio fazer com que o aluno perceba a importância de estar aberto e preparado para adquirir este novo conhecimento e é um desafio também para o professor preparar o aluno. Pois, há ainda o mito de que qualquer informação é verdadeira e insubstituível, porém percebe-se que este conhecimento imutável não existe mais.

Dessa forma pode-se vir a construir no aluno este espírito de busca, de perceber que a informação e o conhecimento são flexíveis e precisamos estar atentos para discernir entre a verdade e criticar a informaçãoa fim de construir uma aprendizagem significativa.

DESENVOLVIMENTO

De acordo com Carlos Seabra os impactos sociais da informática, farão uma transformação maior que a da máquina a vapor. Uma sociedade que vivia baseada no dinheiro terá que, acabar com o conceito atual de trabalho, e valorizar mais que tudo o conhecimento e a aprendizagem. Neste contexto, coloca Seabra: "os excluídos serão cada vez mais excluídos, pois o poder se concentrará nas esferas virtuais a não ser que se implementem eficazes e massivas ações para promover sua 'inclusão digital'".

Seabra também diz que "na educação, a internet traz um potencial inovador ímpar, pois permite superar as paredes da sala de aula, com a troca de idéias com alunos de outras cidades e países, intercâmbio entre os educadores, nacional e internacionalmente, pesquisa on line em bancos de dados, assinatura de revistas eletrônicas e o compartilhamento de experiências em comum". A partir desta conjuntura os ambientes de aprendizagem não são mais as convencionais salas de aula e sim, o ambiente de trabalho ou em casa.

Seabra questiona "como introduzir as novas tecnologias na escola, particularmente no ensino público, onde tantas outras prioridades se colocam?" Neste ponto devemos dar importância fundamental, pois se os alunos não terão acesso aos computadores e as novas tecnologias, já estarão sendo excluídos, pois já é uma necessidade no mundo do trabalho.

Porém, conforme Valente (2008, p. 149): "O computador para ser efetivo no processo de desenvolvimento da capacidade de criar e pensar não pode ser inserido na educação como uma máquina de pensar". Deve haver uma mudança de paradigma, isto é, o computador deve se usado como ferramenta para o aluno criar, em que o mesmo envolver-se-á afetivamente na construção, de modo a estar constantemente motivado para o aprender.

Valente (2008, p.150), ainda diz: "Se esse mudança de paradigma realmente for feita estaremos antecipando uma mudança que contribuirá para a nossa sobrevivência (...) É para formar esse novo profissional que a mudança de paradigma educacional é necessária. Caso contrário, o tempo dirá.

CONSIDERAÇÕES

O erro de interpretação é comum, porque muita gente acha que incluir digitalmente é colocar computadores na frente das pessoas e apenas ensiná–las a usar Windows e pacotes de escritório.

Somente colocar um computador na mão das pessoas ou vendê–lo a um preço menor não é, definitivamente, inclusão digital. É preciso ensiná–las a utilizá–lo em benefício próprio e coletivo. Induzir a inclusão social a partir da digital ainda é um cenário pouco estudado no Brasil, mas tem à frente bons resultados obtidos.

Aí está o papel do professor, desafiar-se e desafiar o aluno a aprender a utilização do computador para que o mesmo se beneficie e possa construir um futuro com mais qualidade de vida.

REFERÊNCIAS

SEABRA, Carlos. Inclusão digital: desafios maiores que as simples boas intenções.Disponível em: < http://www.mhd.org/artigos/seabra_inclusao.html#topo >. Acesso em 20/06/209.

VALENTE, José Aramando Valente. Por quê o computador na educação? In: SALGADO, Maria Umbelina Caiafa Salgado; AMARAL, Ana Lúcia.. Tecnologias da educação: ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista. Brasília: Ministério da Educação, 2008.


Autor: TANISE VENDRUSCOLO SUZIN


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