Educação Matemática



A nossa vida está impregnada de Matemática,desde a gestação com a contagem das semanas ,até o momento em que nascemos, onde leva-se em conta o horário,peso,tamanho,etc.,e continua até o momento em que morremos. Desde uma simples compra de pão e leite, até o cálculo das contas do mês, Imposto de Renda, no sobe-desce da bolsa de valores,natemperatura do dia, no horário do ônibus...enfim, se formos enumerar as diversas situações em que vivenciamos a Matemática em nosso cotidiano, faríamos uma lista quase que infinita, pois afinal elá está presente em tudo.
Entretanto, mesmo a Matemática estando presente em tantos momentos importantes da vida dos indivíduos, percebemos um descompasso entre a Matemática da vida, do cotidiano, com à apresentada as crianças quando estes ingressam na vida escolar. Há uma certa distância entre a vida real e a Matemática apresentada nos livros didáticos.
É comum esses educandos chegarem a escola já com forte pensamento de que os conceitos matemáticos são difíceis e complicados, e então, passam a trata-lá como uma disciplina "chata", "massante","sem sentido".Esses alunos demontram certa resistência para aprender e também para tentar entender. Isso nos leva a um questionamento:Porque issi acontece? Como explicar tamanha apatia por essa disciplina tão importante?Como mudar esse quadro?
Uma das prováveis causas é sem dúvida o distanciamento da disciplina em relação a realidade vivida pelos educandos, sendo assim não há apropriação desse conhecimento formal.Essa apropriação só se dará quando trabalharmos de forma contextualizada sempre que possível, no intuito de levar os alunos a contrução do conhecimento matemático, atribuindo significados concretos que estejam ligados as experiências de vida de cada indivíduo como cidadão.
É necessário pois, que o educador , principalmente nas séries iniciais, parta do concreto, utilizando materiais que possam ser manipulados, como jogos, material dourado,ábaco, etc com a finalidade de aproximá-los o máximo possível do cotidiano, procurando sempre partir inicialmente do contexto, do concreto , para o abstrato, para que esses educandos possam familiarizar com a Matemática, tomar gosto por ela, para aprender com prazer.
Dessa forma, a cada ano um degrau será conquistado com novas experiências e aprendizagens que possibilitem a integração do educando na sociedade em que vive, e no pleno exercício de sua cidadania e autonomia, desmistificando a idéia de que a" Matemática é para poucos".Se cada educador ressaltar que nós somos todos capazes de criar e adquirir novas habilidades e conhecimentos, ressaltando que somos passíveis de erros, e que podemos aprender com esses erros, teremos a oportunidade de formar uma nova geração que valorize sua capacidade de transformar sua história de vida através da educação, tendo a consciência de que um edifício por mais grandioso que seja, não teria se concretizado senão a partir do primeiro tijolo.Vale a pena pensar nisso!
Autor: zillene souza


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