Vale Tudo?



Sabemos que a sociedade moderna é altamente competitiva. Se esforçar para se tornar ótimo em algo, pode ser saudável! Viver a vida procurando sempre se aperfeiçoar pode ser estimulante e positivo.

Mas infelizmente, este esforço e esta procura, muitas vezes estão sendo feitos de maneira destrutiva, desleal e até mesmo desonesta. Atualmente, e cada vez mais, somos estimulados a sermos competitivos, a estarmos sempre alertas e nos preparando para superar alguém.

As propagandas veiculadas, cada vez mais nos informam de que para sermos bem sucedidos, temos que necessariamente derrubar alguém, ou seja, muitas vezes, a mensagem que recebemos, é de que, o importante, nem é tanto a minha vitória, mas sim quantos conseguimos derrubar, deixar para trás, ou ainda “matar de inveja” alguém, como tantas propagandas estimulam.

Chega-se a ponto de algumas pessoas, sentirem imenso prazer muito mais em ver a derrota do outro, do que em elas próprias vencerem. A vitória nem mesmo é comemorada, pois a satisfação maior é sentida ao ver o outro derrotado!?  Compete-se por tudo e a todo o momento. Virou moda o vale tudo. Para se sobressair e “vencer”, vale qualquer coisa.

Não importa se nesta nossa caminhada em busca da “vitória” (ou da derrota do outro) em busca do ponto mais alto do “podium”, mentimos, enganamos, pisamos e machucamos quem quer que seja, ou aviltamos a nossa consciência. Hoje, e cada vez mais do que nunca, “os fins justificam os meios” (?), e as pessoas ao que parece, “gostam de levar vantagem em tudo, certo?”.

O caminho que seguimos, as atitudes que temos, os meios que usamos, enfim, o que fazemos para “chegar lá”, são meros detalhes, irrelevantes, sem importância. O que importa mesmo, é ser maior e melhor do que fulano, em ter o carro mais caro do que o do vizinho, em comprar um vestido almejando principalmente despertar inveja nas amigas.

Ou seja, competir, superar, ser invejado. E “chegar lá”! Devido a isso, muitas pessoas passam a vida sem descobrir realmente o próprio valor, sem perceber e muito menos reconhecer o real valor do outro, pois ficam tão preocupadas em subir, em ter características que dizem ser fundamentais para ganhar a competição! Despertar a inveja de alguém, passou a ser importante e fundamental como demonstração de valor, de prestígio.

Ser invejado é sinônimo de ser bem sucedido! E tantas pessoas perdem valioso tempo da sua vida, para sentirem inveja, ou para provocarem inveja! Em conseqüência disso, muitas delas se tornam falsas, chegando a ponto de demonstrarem amizade, para, através da confiança que adquirem do “amigo”, conseguirem ter acesso aos seus pontos fracos(todos temos) e derruba-lo, tira-lo do “páreo”.

Você já passou por esta experiência? Já se sentiu usado? Já se sentiu traído por alguém que você tinha apreço, e considerava como sendo seu amigo? Se já, tenho certeza que foi horrível. Então, preste atenção para não repetir isso com ninguém!

Autor: Maria Aparecida Francisquini


Artigos Relacionados


Mudanças Na Ortografia Da Língua Portuguesa A Partir De Janeiro 2008

Resumindo A Vida

Da Sensação Do Místico

Narciso & Seu Auto-retrato - Afinal...quem Sou Eu ?!

Procura-se Um Marido

A Arte De Viver Cem Anos

‘paquetá’ E Os Seus Homônimos