Dinâmicas de Grupo. Ubirajara Crespo



EXERCÍCIO DE DINÂMICA DE GRUPO.

Extraído do Livro "Mutualidade, a dinâmica da via".



Exercício 1. Uma viagem atrapalhada

Arrume as malas:

V

amos usar um pouco de imaginação. Dentro de algumas horas você vai viajar para uma ilha não civilizada para morar lá durante alguns anos. A viagem é longa, mas seu navio não permite que leve muita bagagem. Apenas dez objetos podem ser carregados. Estes objetos podem ser de qualquer tamanho, peso ou valor.

Trata-se de mais uma esquisitice dessas companhias de navegação.

Não tem jeito, e mesmo com toda a argumentação possível a única solução é começar a fazer sua lista dos dez objetos que você considera mais importantes. De certa forma, isto vai acabar revelando seus valores. A única coisa que pode levar fora da lista, é a Bíblia.

Anote no papel qualquer coisa que lhe venha à mente. Pode ser o carro, o cão de estimação, fogão, televisão, material de costura, etc. Qualquer coisa. Uma dica é que ao confeccionar sua lista, lembre-se de que o lugar não é civilizado e totalmente sem recursos.

Um inconveniente de última hora

A

gora que você tem tudo organizado, devidamente encaixotado, embarcado e encontra-se já em alto mar, surge um problema de última hora. Sérias avarias no navio obriga toda a tripulação a aliviar a carga. O comandante ordena que você jogue cinco objetos de sua lista no mar. A decisão é difícil, mas tem que ser obedecida. Agora faça uma nova lista e fique apenas com aqueles objetos que considera de maior valor.

Compartilhe sua decisão

Forme grupos de três a cinco pessoas e cada um diz quais foram as cinco coisas com as quais escolheu ficar e quais resolveu jogar fora. Todos devem explicar o porquê da sua escolha. Neste momento todos acabarão por revelar quais são os seus maiores valores atualmente.

Alguém podem ter escolhido um trombone por gostar demais da música. Outro levaria o cachorro por gostar de brincar com ele. O compartilhar poderá ser feito com todos juntos se assim preferirem.

Uma pessoa regenerada procurará colocar Deus em primeiro lugar. Isto afetará todo o seu sistema de valores.

Quem está em Cristo, é nova criatura (2Co.5.17).

Quando escolhi os valores do Reino, todas as minhas decisões devem ter por detrás delas agradar a Deus. Se foi esta a motivação da sua escolha, tudo bem. De qualquer forma, é bom que o restante do grupo saiba do que realmente gosto.

Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer  morramos, somos do Senhor (Rm.14.8).

Link da Editora Naós.  www.editoranaos.com.br/loja

Tags. Teologia, ministério, células, grupos caseiros, métodos de ensino, dinâmicas de grupo.


Autor: Editora Naós Naós


Artigos Relacionados


Letras

Teus Olhos

Dos Desastres

As Aventuras De Um Mago Roqueiro

Poeta Saturnino Queirós

O Grande Circo De Brasília

Livro De Cura Interior. Defraudação Emocional. Sarah Sheeva