NÍVEIS DE ATIVIDADE E APTIDÃO FÍSICA RELACIONADOS À SAÚDE EM INDIVÍDUOS DA TERCEIRA IDADE DA CIDADE DE LARANJEIRAS/SE



DIAGNOSIS OF THE PROFILES LIFESTYLE IS QUALITY OF LIFE IN THE WORK OF EDUCATIONAL OF THE CITY OF GENERAL MAYNARD-SE

Luís Fernandes Oliveira de Almeida[1] Renalva Siqueira [2]

RESUMO

A atividade física e o exercício foram reconhecidos formalmente como fatores que exercem um papel fundamental no aprimoramento da saúde e no controle da doença devido o reconhecimento da evidência científica incontestável de que, a atividade física regular está vinculada com a prevenção tanto primária quanto secundária da doença. Desta forma, o estudo aborda a necessidade da atividade física regular na prevenção e no tratamento das doenças, além de enfatizar os seus benefícios. E, baseados na hipótese de que os níveis de atividades físicas dos indivíduos idosos do município de Laranjeiras/SE são baixos, este artigo objetiva verificar os níveis de “Atividades Físicas (AF)”, e determinar os coeficientes de “Aptidão Física Relacionada à Saúde (AFRS)”, buscando averiguar a associação entre o nível de atividade física e a presença de doenças nos idosos desta comunidade. Para medir os níveis de AF e de AFRS, foram aplicados, respectivamente, o ‘Questionário Interacional de Atividades Físicas (IPAQ) – Versão Curta’, e os testes de ‘abdominal e sentar e alcançar’. A população foi composta por idosos/colaboradores com faixa etária igual ou superior a 60 anos, residentes no zoneamento urbano do município de Laranjeiras/se. A amostra foi selecionada por conveniência, constituindo-se de 40 idosos (28 mulheres e 12 homens), que se manifestaram voluntariamente. Com relação à análise dos níveis de AF e AFRS, dos idosos investigados, fica claro que a taxa de sedentarismo é relativamente alta (70%). Em compensação, observa-se que, os componentes resistência muscular e flexibilidade, desta mesma população, ainda encontram-se na média, respectivamente, 70% e 65%, para os níveis de RML e flexibilidade. Conclui-se que, compete aos profissionais da saúde, educadores físicos, e gestores públicos do município de Laranjeiras/SE, engajarem-se de maneira efetiva e eficaz na mobilização de recursos, na construção e viabilização de projetos, que atinjam a meta de uma população idosa cada vez mais ativa e conseqüentemente com maior qualidade de vida.

Palavaras-chave: aptidão física relacionada à saúde (AFRS), atividade física, idosos/colaboradores, qualidade de vida (QV), saúde. 
Autor: LUÍS FERNANDES OLIVEIRA DE ALMEIDA


Artigos Relacionados


Benefícios Do Esporte

Futsal: Força E Resistência Em Alunos De 10 A 12 Anos Praticantes De Futsal

Educação Física Escolar

Musculação Para Hipertensos

Educação Física E Qualidade De Vida

Fidedignidade Do Registro De Enfermagem Relacionado Ao Trauma Físico Em Pacientes De Terapia Intensiva Devido à Restrição Física Ao Leito

A Química Das Emoções