As Freiras Do Preventório



O Preventório Rainha Dona Amélia, ou Preventório de Paquetá, é uma instituição de propriedade da Fundação Ataulpho de Paiva e que serviu inicialmente como internato para filhos de tuberculosos tratados pela referida Fundação.

Ele sempre foi dirigido por uma irmandade de freiras católicas que, atualmente, pertence à Ordem das Mercedárias e que, no momento, acolhe cerca de cinquenta crianças, de ambos os sexos e com idades que variam de seis à doze anos.

Mas hoje em dia não há mais a subordinação exclusiva para que as crianças internadas sejam filhas e/ou filhos de pais tuberculosos e sim que sejam patrocinadas pela Fundação Legião Brasileira de Assistência, que é a responsável pela seleção e internação das mesmas.

No Preventório de Paquetá funciona a Classe em Cooperação Ataulpho de Paiva, uma escola pública que pertence ao Município do Rio de Janeiro e que é destinada especìficamente para o atendimento das crianças do Preventório.

Na nossa Ilha já é habitual ver-se as freiras do Preventório andando de bicicleta, ou melhor, nos seus triciclos, a caminho das missas na Capela de São Roque ou na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesusdo Monte, bem como a caminho das compras no comércio local.

O Preventório Rainha Dona Amélia, com os seus jardins, estátuas e duas ou três praias-de-banho, é um dos recantos mais bonitos e bem conservados de Paquetá e se estende desde a sua entrada principal, na confluência da Rua Cerqueira com a Praia dos Tamoios , até uma entrada secundária na Praia do catimbáu, ocupando assim uma grande área na porção setentrional da nossa Ilha, numa das abas do Morro do Castelo.

Sobressaem na entrada principal do Preventório, o seu bonito muro de pedras de granito e o seu majestoso portão , que ostenta a cruz típica , com dupla barra horizontal , da Fundação Ataulpho de Paiva.

Autor: Marcelo Cardoso


Artigos Relacionados


Rua Defunta

O Pedestal Vazio

As Estátuas Dos Jardins Do Preventório

Caieiras De Paquetá

A Lenda Do Cachimbo Branco

‘paquetá’ E Os Seus Homônimos

O Cemitério Dos Passarinhos