Reflexões sobre o TEMPO



O tempo se refere à cronologia dos acontecimentos, funciona como um índice da historia da humanidade. Define os marcos importantes independente da natureza benéfica ou não desses fatos, firmando a cada acontecimento a historia social e não permite que tudo se torne um passado esquecido a ponto de se tornar inexistente.

Datas são números que agrupados formam uma sequencia que nos permite relacionar um índice histórico social. As datas são antes de tudo um meio de evidenciar a historia da humanidade, e de certa forma enumerá-las, não no sentido de mais ou menos importante, mas de sequencia historica para uma visãocronologica.
 Esta cronologia quando utilizada corretamente, deixa de ser uma forma de solidificar de maneira imutável a historia e passa a formar marcos temporais que permite o melhor entendimento de nosso passado e por consequencia perceber melhor as amarras que nos envolvem no presente, ou seja, se valer das entrelinhas sociais para estudar melhor a situação de cotidiano em que ocorreu seu determinado fato.

As características numéricas do tempo na história permitem a sequencia dos fatos, sua continuidade, permite a visualização do tempo e a ordem dos acontecimentos, tendo a preocupação de não tornar a história apenas um imenso catalogo de fatos.
 Os profissionais da área precisam se preocupar com os significados e valores dos acontecimentos, levando em consideração tudo que norteava a sociedade no momento de seu acontecimento, constituindo o culto e a cultura de determinado povo.

Assim, a memória dos acontecimentos e ate mesmo a perpetuação da cultura dos povos se materializa no presente atreves da linguagem, revivendo pessoas e fatos, o papel do historiador é orientar as pessoas quanto a amplitude do termo data, da importância de se entender o significado na integra e não somente gramatical desta palavra para que as datas assumam seu papel de nortear e não simplesmente catalogar a história.

Referência Bibliográfica:

BOSI, A. . O tempo e os tempos. Em TEMPO E HISTÓRIA. . São Paulo: Cia. das Letras, 1992 (Ensaio).
Autor: simone ferreira de assis


Artigos Relacionados


No Vale Terá Tura

SolidÃo...

TraÇos De Um Povo

Maior LiÇÃo De Vida

Pensando Em VocÊ

Faces

Brasil, Dilema De Um Povo Esquecido