Criação de mercado – O desafio das tribos e comunidades às empresas



Mercados hoje em dia se formam com conversações e debates  muito mais amplos e profundos que há 10 anos .Mercados não são áreas geográficas e setores demográficos, mas consistem  sim de seres humanos , com gostos diferentes, opiniões diferentes , que aceitam e rejeitam propostas .

A velocidade com que as informações correm o  mundo hoje ,  com o avanço da eletrônica e o advento da internet , é extraordinária .A internet está permitindo conversações abertas entre populações  e formação de opiniões que a mídia de massa não consegue superar .

Essa é a razão de não existir mais uma grande moda e sim várias tendências formando comunidades ou “tribos“.

As conversações na internet,   porque não considerar intranet também ,  estão permitindo a troca de informações e conhecimentos e  a formação de novas organizações sociais  até então não experimentadas .

Para as empresas isso é um enorme desafio , pois os mercados estão ficando cada vez mais informados , organizados e inteligentes .Os consumidores hoje em dia acabam tendo mais informações sobre os  produtos que os próprios fornecedores , com isso o discurso das empresas de agregar valor ao produto começa a se tornar obsoleto.

As pessoas não recebem  mais as informações estáticas, sentadas em uma sala em  frente a tela  azul da T.V., mas via internet  ,  de forma dinâmica , onde podem emitir opiniões para milhares de pessoas , quer sejam positivas ou negativas .

Com isso a lealdade a marca , sonho de toda empresa, está sendo renegociado com velocidade extraordinariamente rápida , pois não se pode esquecer que os mercados estão cada vez mais inteligentes e lealdade a marca demanda qualidade de relacionamento entre consumidor e fornecedor.

Os mercados hoje em dia procuram fornecedores que falem sua língua. A fidelidade das “tribos “ é com seus membros , os membros dessa comunidade, assim ou  a empresa se integra ou deixa de fazer parte  com seus produtos .

Falar a língua do mercado é falar a linguagem da comunidade , da “tribo “, se estas estiverem dissociadas a empresa não terá mercado .

Os mercados querem falar com as empresas , se estas mantiverem um discurso interno e outro com o mercado   estará  fadada ao fracasso.Quando a linguagem é diferente , quando o discurso é diferente , o mercado percebe e rejeita .

O mercado dirá a empresa : Você quer nosso dinheiro , então nos dê atenção .Queremos ser ouvidos e quando quiser falar conosco diga algo interessante , saia do lugar comum.

Muitas empresa gastam grandes somas com pesquisa de opinião , mas não ouvem a comunidade , mantém profissionais de relações publicas que não falam com o público , esquecendo-se que as conversações intranet inevitavelmente seguirão  para o mercado via internet .

Para estabelecer relacionamentos as empresas terão que falar com as pessoas da comunidade com a qual querem a atenção , não esquecendo nunca que esse local é o mercado .

Pergunte-se : Por que uma comunidade perderia tempo tentando falar com sua empresa com tantas ofertas e oportunidades por ai ?

No mínimo ouvira : Ah, está ocupado fazendo negócios e não pode falar conosco,sei.Passaremos mais tarde, ligaremos mais tarde, faremos contato mais tarde , isso se não encontrarmos algo mais interessante ou  quem  nos  dê atenção .

 

As comunidades e “tribos”  tem o real poder e sabem  disso , essa verdade as empresas precisam aprender a reconhecer , mas  numa  velocidade maior do que tem sido  imaginada.

 

Ivan Postigo

Economista,  Bacharel em contabilidade, pós-graduado em controladoria pela USP

Autor do livro: Por que não? Técnicas para  estruturação de carreira na área de vendas

Postigo Consultoria de Gestão Empresarial

Fones (11) 4526 1197  /  ( 11 )  9645 4652

www.postigoconsultoria.com.br

[email protected]

 

 


Autor: Ivan Postigo


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