Erosão do Solo: Nós Conseguimos Observá-la?



Este texto pretende explicar aos alunos de ensino médio e demais interessados os efeitos da erosão que não são facilmente reconhecíveis no campo.

Você, talvez, ao caminhar por uma área rural, tenha se assustado com a presença de enormes buracos causados pela erosão do solo (Figura 1). Esses buracos recebem o nome técnico de voçorocas ou boçorocas.

Figura 1. Uma voçoroca em um campo agrícola.

Embora de visualmente esses enormes buracos sejam bastante assustadores na perspectiva de alguém que caminha pela área agrícola e os observa, eles, geralmente, não proporcionam grandes prejuízos ao agricultor apesar da área em que eles se abriram se tornarem, muitas vezes, inúteis para fins de agricultura. Isso decorre do fato das voçorocas terem um efeito muito pontual em uma área agrícola, ou seja, ocuparem em termos de representatividade, pequenas porções da área agrícola como um todo. Elas estão, normalmente, associadas aos locais em que há um grande acúmulo de enxurrada, ou seja, a enxurrada de várias porções do terreno agrícola, por alguma razão, se concentra em determinadas porções com altos volumes e velocidade capazes de rasgar o terreno.

Apesar de nos chamar a atenção por seu enorme tamanho, outra forma de erosão atua de maneira pouco perceptível no terreno agrícola. Esse tipo de erosão é denominado erosão laminar, e, como o nome indica, ocorre pela formação de uma fina lâmina de enxurrada dispersa, ou seja, não concentrada, por toda a área agrícola. Nesse contexto, é comum agricultores acharem normal o "aparecimento" de pedras no solo. Esse aparecimento, na verdade ocorre devido à remoção da camada superficial do solo expondo materiais mais grosseiros ("as pedras") que estavam na sub-superfície do solo. Esse tipo de erosão age, ao contrário das voçorocas, em todo o terreno, ou seja, de forma dispersa. Em função disso, há a remoção da camada superficial do solo que é a que contém maior quantidade de nutrientes para as plantas. Com isso, para manter altas produtividades o agricultor começa a gastar mais dinheiro na aplicação de corretivos e fertilizantes já que a parte mais rica do solo já foi levada pelas águas das chuvas por meio da erosão laminar (Figura 2). Assim, embora não possamos observá-la facilmente, a maior parte da erosão que traz prejuízos à produção agrícola ocorre de forma "silenciosa", isto é, de maneira de difícil visualização em condições de campo.

Figura 2. Área afetada pela erosão laminar. As diferentes cores da vegetação mostram a dificuldade desta em se estabelecer em um terreno com baixa fertilidade devido à remoção camada superficial do solo.

Fonte da foto: /www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/

Por fim, os agricultores muitas vezes se tornam desesperados com a abertura de uma voçoroca em sua propriedade devido ao forte efeito visual que ela causa e não se atentam a forma mais danosa de erosão do ponto de vista da produção agrícola e conservação ambiental já que os sedimentos de solo carregados pelas águas se depositarão, em última instância, nos rios que, por isso, se tornam assoreados e mais rasos afetando, portanto, também o ecossistema aquático.

Preparado a partir de:

LEPSCH, I.F. Formação e Conservação dos Solos. São Paulo: Oficinas de Texto, 2002. 178p.

SPAROVEK, G. Notas de aula de Manejo e Conservação do Solo – módulo conservação. Piracicaba, [a.n.t.], ESALQ/USP, 2009.


Autor: Luiz Felippe Salemi


Artigos Relacionados


Qual é A Função Dos Terraços Agrícolas?

Erosão Do Solo: O Efeito Das Gotas De Chuva Sobre O Solo Descoberto

Erosão: Calculando As Perdas De Solo

O Manejo Convencional Do Solo

As Estradas Rurais E A Erosão Do Solo

Restrições Agrícolas De Solos Pedregosos

Impactos Da Agricultura Sobre As Propriedades Do Solo