Estilos de Aprendizagem.



Esse estudo apresenta modelos propostos por autores citados na literatura encontrada sobre esse assunto. Os autores, chamam de estilos de aprendizagem uma preferência característica e dominante na forma como as pessoas recebem e processam informações, consideram os estilos como habilidades passiveis de serem desenvolvidas. Alguns discentesfocalizam mais fatos, dados e algoritmos enquanto outros se identificam com teorias e modelos matemáticos. Enquanto outros respondem a informações visuais, como figuras, diagramas e esquemas, outros conseguem mais a partir de informações verbais - explanações orais ou escritas.

Uns preferem aprender ativa e interativamente, outros já tem uma abordagem mais introspectiva e individual. Para Felder, se o professor utiliza uma abordagem que privilegia um determinado estilo de aprendizagem, os alunos que não desenvolveram essa mesma habilidade tenderão a desinteressar-se e sentirão dificuldade em aprender.

Porem, se o professor simplesmente preocupar-se em atender cada aluno de acordo com seu estilo de aprendizagem, não permitirá que ele desenvolva outras habilidades de lidar com as informações, prejudicando seus desempenhos educacionais. Para ele, um dos objetivos da educação deveria ser promover o desenvolvimento dessas habilidades. As quais define-se da seguinte maneira:

Aprendizes Ativos x Reflexivos; Aprendizes Racionais x Intuitivos; Aprendizes Visuais x Verbais; Aprendizes Seqüenciais x Globais. As estratégias de aprendizagem, que refletem os processos utilizados pelos alunos para responder às demandas de uma situação de aprendizagem, entendem os estilos cognitivos como uma maneira automática de responder a informações e situações, presentes provavelmente desde o nascimento ou definida nos primeiros anos de vida, afetando uma vasta área do comportamento individual e social.

Não se pode negar que as diferenças e preferências individuais existam e que tomar conhecimento delas possa significar um relevante auxilio em diversas situações de aprendizagem.

Fazendo-se uma reflexão tanto na aplicação de novas estratégias e metodologias, como também no processo de elaboração de conteúdos. Talvez tenhamos que, a partir da utilização desse tipo de reflexão, contemplar diferentes estilos num mesmo curso, e não apenas aborda uma maneira de se ensinar.

Marcondes de Sousa Araujo Junior. 


Autor: Marcondes de Sousa Araujo Junior


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