Pedagogia interdisciplinar



O homem é o sujeito do conhecimento. Ele cria, constrói e desconstrói esse conhecimento para aprofundar em sua complexidade e totalidade. Com isso, ele produz e compartilha saberes de várias formas. Sendo assim, torna-se fundamental dentro da sala de aula conhecer o universo de cada um que o compõe. Isso devido à carga de experiência que cada aluno, jovem e adulto, leva para sala e compartilha. Porém, o que assistimos atualmente no ensino superior, é a transformação do estudante em um mero cliente, e não mais um aluno e futuro profissional.

 

Paralelo à mercantilização da Educação, em que professores e gestores visam lucro, a formação dos discentes perde a qualidade quando o assunto são as disciplinas pedagógicas, que envolvem a psicologia do desenvolvimento, filosofia, sociologia e antropologia. Isto devido à má formação do professor, que não possui bons métodos de ensino e nem mesmo se preocupa em fazer com que cada aluno reflita sobre questões importantes à sua formação. Esses links com diversas áreas de conhecimento, a interdisciplinaridade, é o momento em que ocorre a construção do saber, que passa pelo senso comum, pela subjetividade e o conhecimento enciclopédico (ou de mundo).

 

Em relação às práticas pedagógicas e construções de sentido, o conhecimento só é compreendido como conhecimento pelo aluno se ele, dentro de seu contexto social, consegue identificar aquilo como parte de sua realidade. Sendo assim, o docente deve levar um debate o mais próximo possível da experiência de cada aluno, para que o máximo possa ser absorvido e compatilhado como um sistema.

 

Reduzindo este espaço entre alunos e professores, seria possível reduzir também o espaço entre sujeito e conhecimento ou sujeito e objeto. Não basta apenas oferecer mais oportunidade formal de elevação de escolaridade - podendo esta idéia ser entendida como vagas em instituições de ensino. É necessário que todos sejam agentes de construção de conhecimento e que haja o reconhecimento dos espaços acadêmicos como locais que vão muito além das interações sociais, pois o que acontece são trocas constantes de significantes e significados. Em suma, conhecimento só se torna conhecimento se for compartilhado e envolvido em sua totalidade e complexidade.

 

Por: Douglas Oliveira


Autor: Douglas Henrique


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