Contratando um palestrante motivacional!
Quem é o palestrante
Motivacional?
Múcio
Morais – Palestrante Motivacional e Consultor
nas áreas de Comportamento, Desenvolvimento Pessoal, Liderança, Marketing,
Vendas, Gestão e Estratégias de Negócios; Contato:
(31) 3082-7271 site: www.muciomorais.com
Após 20 anos de profissão tenho assistido uma verdadeira avalanche no mercado de Palestras motivacionais, parece que finalmente minha profissão “está na moda”;
Recém formados, mágicos, palhaços, atletas, técnicos, aventureiros, ex isso, ex aquilo, enfim, uma turma com muita coisa pra contar; Gente de sucesso e gente que está tentando provar que pode, é certo que muitos desses colegas têm conteúdo e sabem como aplicar suas experiências para modelarem o sucesso de outros;
Porém me detenho em uma questão que considero importante para as empresas que nos contratam: “O que um Palestrante Motivacional precisa ter para contribuir com um projeto de crescimento e desenvolvimento?
É importante prestar atenção em algumas questões que cercam o profissional a ser contratado, a saber:
Personalidade – Quem é esta pessoa? Como ele interage com as
pessoas? O que distingue este
palestrante ou indivíduo de outros, ou
seja, o conjunto de características psicológicas que determinam a sua
individualidade pessoal e social; É claro que não se deve mandar um detetive
para seguir o candidato a palestrante de seu evento; Mas existem maneiras de
conseguir indícios que apontem o tipo de personalidade; Veja, por exemplo, se
esse Palestrante tem artigos publicados, quais os temas abordados, como aborda
os temas, se ele se contradiz; Faça contato com os contratantes de suas últimas
apresentações,
Valores – Comparar
as ações com as palavras é sempre o melhor caminho para se conhecer o que
realmente uma pessoa acredita e pratica em seu dia a dia; Procure saber muito
mais do que essa pessoa diz, mas em especial o que ela faz, procure por seu
nome em sites de pesquisa e veja em que ações e eventos esse colega andou se
metendo...
Capacidade
técnica – Um momento motivacional não deve ser somente “um circo”, um mero
momento de lazer ou uma terapia de grupo, Palestras Motivacionais ou Palestras
Show, como queiram, devem Despertar, Orientar, Reforçar, Ensinar e impulsionar
com conteúdo, as pessoas precisam levar algo para utilizarem como matéria prima
da mudança, algo prático, real, provado; Passar duas horas dando gargalhadas,
pulando e gritando palavras de ordem trazem alívio emocional momentâneo mas se
essas dinâmicas não tiverem bases em metodologias e aplicações tecnicamente
comprovadas podem até mesmo provocar um efeito contrário; Conheço empresas que
não podem nem ouvir a palavra “palestrante ou treinamento” tiveram experiências
desagradáveis ou inócuas;
Experiência - Estive no último mês em um evento muito bem realizado, um workshop de negócios, pertinente, inovador, interessante, até que resolvi ficar (após minha palestra) para assistir um colega (Palestrante de Vendas) ainda não o conhecia, mas sempre é bom aprender e vi que a próxima hora seria uma boa oportunidade;
A Palestra começou animada, duas piadas muito boas, alguns breves comentários sobre a cidade, o clima...
Começou então a discorrer sobre o tema VENDAS, opa, vamos lá, pensei...
Uns toques sobre apresentação pessoal, preparo emocional, plano de trabalho, interiorização de algumas premissas e...
A coisa não andava, não saía do “agrada empresário” do “produto perfeito” e do “você pode”, uns belos jargões, mais risadas, mais piadas de clientes e vendedores...
Já estava incomodado, mas pra não criar constrangimento ao colega resolvi ficar até o final, eu também já me compliquei algumas vezes, acontece...
Final da história: O Colega sabia o que dizer, mas não sabia
o que fazer, tinha tudo no papel, mas não tinha experiência pessoal, falou
infantilmente sobre alguns conceitos, tentou derrubar algumas verdades que só
quem já pegou na pasta sabe o quanto são reais; Montou uma palestra para o “mundo
da fantasia” e deixou a platéia certa de que existem dois lados em vendas: “A Fantasia daquele colega X A dura realidade dos vendedores desmotivados”
O Sucesso em vendas está exatamente no meio, entre o sonho e uma realidade bem planejada, porém uma percepção desequilibrada pode trazer conseqüências danosas e difíceis de consertar;
Pense bem quando planejar um evento motivacional em sua empresa, seja criterioso, busque os melhores profissionais, existem muitos;
Sucesso a todos;
Múcio Morais – Palestrante Motivacional e Coaching Empresarial (31) 3082-7271 – Site: www.muciomorais.com
Autor: M�cio Morais
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