Vamos Mudar



Vamos mudar!

Nos dias atuais para nos brasileiros tornou-se comum escândalos em nosso sistema político. O que para alguns é motivo de grande revolta, para grande maioria é motivo de risadas gargalhadas de piadas sem nenhuma graça que traduzem o pacifismo do povo brasileiro e a acomodação para com assuntos de sério clamor social.

Segundo estabelece nossa Constituição Federal de 1988, o Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito, e tem como um de seus principais princípios a soberania popular, esta que será exercida pelo povo, através do sufrágio universal e pelo voto direto e secreto para todos e de igual valor.

Considerando-se o termo Estado Democrático de direito, temos que nosso sistema político é a Democracia, que significa o governo do povo. Nossa democracia é a democracia indireta, que significa que elegemos nossos representantes para que tomem decisões convenientes em nossos nomes para satisfazer o bem comum da sociedade. Nossa forma de governo é o presidencialismo, no qual figura-se como nosso representante o presidente da republica, e demais membros eleitos por todos nos, senadores, deputados, governadores, prefeitos e vereadores.

Temos-nos de acordo com a lei, salvo exceções, o dever de escolher nossos representantes de maneira que cuidem de nossos interesses, e para que demonstrem tal intenção têm toda liberdade, juntamente com seus partidos políticos de mostrarem suas reais intenções.

É ai que começa o problema!

Em época de campanha, o candidato, com discursos conducentes compostos de boas falas e uma imagem que nos traduz uma pessoa digna, integra de reputação ilibada, acaba por nos convencer que ele será a nossa melhor escolha, de maneira que o elegemos.
 
Depois de eleito parece que tudo dará certo, mas basta o passar de algum tempo, cerca de dois minutos, ocorre à mutação, e aquele que nos parecia ser o sonho da melhor escolha passa a ser o pesadelo de que nada vai mudar.

Nesse ponto é que ocorre erro de nossa parte. Todos somos seres humanos, homem médio, caracterizado dos demais seres pelo telencéfalo altamente desenvolvido e pelo polegar opositor. Estamos sujeitos a erros, porque como se diz errar é humano.

Nos, o povo, é que temos o poder nas mãos, se podemos eleger e ser eleitos também temos o direito, ou melhor, a obrigação de agir como fiscalizadores de nossos representantes, e mostrar que se não agirem com conduta compatível não nos servirá e por conseqüente serão destituídos e responderão por seus atos de improbidade.

Não quero passar a idéia de revolução ou anarquismo, somente alerto para que usemos nosso poder, civilizadamente, para botar ordem na casa, porque confesso que não agüento mais CPIs, quebra de decoro, desvios de verbas publicas, nepotismo descarado e outros fatos que insultam minha paciência.

Autor: Marcelo Luis Bonaita


Artigos Relacionados


A Democracia Do (nosso) Contra-senso

A Filosofia E A Teoria Da Evolução - Parte 3 E última

OrganizaÇÃo Do Poder JudiciÁrio No Estado Novo, Segundo A ConstituiÇÃo De 1937

Descaso - Direito De Ir E Vir

Marcelo Miranda É Premiado Com CassaÇÃo

Acorda Brasil

A Chamada Farra Das Passagens AÉreas Na CÂmara Dos Deputados