Críticas: Chorar ou ir à luta?



Receber críticas de quem quer que seja é algo que já faz parte da nossa vida. É como se estivéssemos sempre sendo analisados e avaliados de acordo com o que fazemos ou deixamos de fazer e o pior é que nem sempre as avaliações dos outros nos agradam e nos fazem sentir injustiçados com o que dizem a nosso respeito.

Simplesmente ignorar o que ouvimos nunca é fácil, pois na maioria das vezes queremos tirar satisfação e nos defender, ficamos depressivos imaginando o que fizemos para merecer tais críticas ou ainda nos culpamos por termos errado e as merecermos.

Se ignorar é difícil, perdoar quem nos critica é mais ainda, isto porque decifrar o que os outros estão sentindo é realmente difícil.

O que fazer então quando recebemos uma crítica que não nos agrada?

Certamente chorar não é a melhor opção, é preciso refletir sobre a crítica, se ela tem procedência ou se a pessoa que a fez estava apenas tendo um dia ruim e resolveu descontar, se estava aborrecida com algo que nós lhe fizemos, ou ainda a fez para nos alertar sobre algo que não estava correto, ou que poderia dar errado futuramente.

A dualidade do mundo está presente em tudo, isto é fato, e é assim com as críticas que recebemos também, não nos cabe decidir se iremos recebê-las ou, mas o que faremos com elas está apenas em nossas mãos. Podemos nos lamentar, sofrer e odiar quem nos criticou, ou podemos ouvi-las de cabeça baixa, refletir, tirar delas algum proveito (quando possível) e então levantar a cabeça e usar o que esta crítica nos trouxe de bom para voltar à luta, fazendo do obstáculo uma válvula propulsora para o nosso sucesso.


Autor: Naiara Luquiari


Artigos Relacionados


O Tempo Passa

A Espera (ii)

Confesso

Quem Sou Eu?

Índios

Câncer De Pele (poesia)

Sem Perdão