A UTILIZAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE MAPAS TEMATICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA COMO FORMA DE COMPREENDER A REALIDADE



A UTILIZAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE MAPAS TEMATICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA COMO FORMA DE COMPREENDER A REALIDADE

 

Gabriella Maciel Fekete

 

 

RESUMO     

 

 

A cartografia pode ser considerada uma linguagem, pois exprime, através de símbolos, um pensamento e uma necessidade de comunicar-se. A mensagem comunicada através de mapas, fotografias aéreas, imagens de satélites entre outros deve ser de fácil visualização, entendimento, interpretação e memorização. Para alcançar esses objetivos, deve-se utilizar uma linguagem apropriada capaz de responder aos seguintes critérios de comunicação.

 

 

Palavras -chave: Sociedade; Cartografia; Mapas.

 

 

1. INTRODUÇÃO

 

 

Este trabalho pretende mostrar como os mapas temáticos podem ser estudados no ensino de Geografia para compreendermos melhor a organização da sociedade e sua realidade.

2. CARTOGRAFIA

 

 

A cartografia é um instrumento extremamente importante para várias profissões, é utilizado pelo geógrafo, geólogo, arquiteto, engenheiro, biólogo, entre outros. Cartografia é a disciplina que através de estudos elaborados, fazem representações cartográficas (mapas, cartas, plantas etc.), além da elaboração, a cartografia faz a interpretação dos mesmos.Na ciência geográfica os mapas são importantes para analisar partes do planeta, como vegetação, clima, território etc. Os mapas não são utilizados somente agora, na antiguidade foram criados mapas de localização, o mais antigo representava partes da Mesopotâmia e foi  fabricado de argila.

 

Os primeiros mapas eram imprecisos e rudimentares, hoje, após várias evoluções tecnológicas, a cartografia é precisa e conta com recursos, como fotos aéreas, radares, imagens de satélites, GPS entre outros. A cartografia é muito usada na atualidade e nas três últimas décadas como meio de estratégia militar, pois os mapas e suas legendas informam condições naturais (vegetação, relevo, clima) que são itens importantes para conhecer as dificuldades a serem enfrentadas e também, preliminarmente, estudar como superá-las.

 

 

 

   3. CARTOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

 

 

O ensino de Geografia tem entre os conteúdos a serem ensinadas, as linguagens cartográficas, como leitura e produção de mapas simples que indicam o reconhecimento dos referenciais de localização, orientação e distancia; o aprofundamento da noção de proporção e escala e para os referenciais de localização, os pontos cardeais, as divisões e contornos políticos dos mapas, o sistema de cores e legendas; e ouso da cartografia como instrumento de aproximação dos lugares e do mundo.

 

 4. CARTOGRAFIA INFANTIL

A cartografia corresponde à linguagem criada para registros sobre os lugares. Não podemos esquecer que os registros sobre o espaço aparecem  nos desenho de crianças e são nesses desenhos que a criança mostra sua linguagem cartográfica e que pode ser aplicada em sala de aula.

 

Quando um professor pede para seus alunos desenharem seu trajeto de casa para escola, ele percebe que nesses mapas (desenhos) que o objeto aparecem localizados uns em relação aos outros, em tamanho menor, com traços que permitem dizer o que significam e assim, demonstram os elementos dos mapas de uma só vez, como sua localização, escala, projeção e legenda. Com isso o professor leva o aluno a entender os mapas sem partir para um ensino cansativo e isolado de cada um desses elementos, tornado uma leitura mais fácil de mapas temáticos que tem o objetivo específico de mostrar o comportamento espacial de um tema ou fenômeno geográfico. Exemplos de mapas temáticos incluem mapas de população, de distribuição, de renda, entre outros. O mapa temático é analítico e explicativo e são encontrados nos livros didáticos e Atlas, já que os mesmos apresentam dados  sobre determinados territórios por meio de uma linguagem especifica. Assim, em lugar de alfabetizar o aluno com um código gráfico, abrem-se amplas possibilidades de praticas com desenhos do espaço como ocupação urbana e rural, avenidas ruas, comercio favelas e etc.

 

 

5. CONCLUSÃO

 

 

Vimos, que através de desenhos  a criança pode compreender a sua realidade  de uma forma menos cansativa, tornado –se mais fácil à utilização e interpretação de  mapas temáticos no ensino de Geografia.

 

 

6. REFERÊNCIAS

 

 

Salto para o futuro.Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto

 

Do Desenho ao Mapa, Rosângela Doin de Almeida, 120 pág., Ed. Contexto.

 

NAKATA, Hirome. Geografia Geral.São Paulo: Ed. Moderna, 1986.
 

 

 


Autor: gabriella maciel fekete


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