SÍNTESE DO ARREBATAMENTO DA IGREJA



ESCATOLOGIA: O ARREBATAMENTO DA IGREJA

Estudo: O arrebatamento da igreja

Para todo o Cristão convertido a Cristo o momento mais esperado de todos os dias de sua vida, é sem duvida o dia do Arrebatamento da Igreja. Neste dia todo aquele que recebeu a Jesus Cristo como salvador de sua alma irá encontrar-se com o Senhor nas nuvens, estando liberto para sempre de qualquer tipo de provação, dor, angústia e lágrimas, tristezas.

A seguir falaremos sobre o arrebatamento num todo.

O que é arrebatamento?

No sentido original da palavra significa: arrancar, levar, tirar por força ou violência, mostra rapidez e urgência. Conforme vimos no estudo sobre Sinais Da Vinda De Cristo a humanidade está para passar por um período de Grande Tribulação, assunto este que iremos tratar com mais especificação no próximo capítulo, mas Cristo Jesus querendo livrar aqueles que aceitaram a sua palavra irá arrebatá-los deste mundo antes que qualquer mal lhes aconteça, por isso a palavra arrebatamento, pois se fará necessário grande urgência, não perder tempo, o mundo estará em grandes apuros, na verdade Deus quer que estejamos em lugar seguro neste tempo, e não há lugar mais seguro do que estar ao lado do Senhor, João 17:24. E esta é a promessa de Cristo através do Apóstolo Paulo, livrar os seus escolhidos da grande tribulação ira futura I Tes 1:10, assim como Deus arrebatou a Enoque livrando-o da tribulação antes do dilúvio, e ao profeta Elias antes do cativeiro Babilônico II Rs 2:11, Rm 13:11, Tg 5:8, Deus irá livrar a igreja da tribulação, que também é chamada de ira futura, e a única maneira de livrar a igreja deste tempo terrível, é tirando-a deste mundo antes que a tribulação aconteça.

Embora acredite que a Igreja será arrebatada antes que se inicie a grande tribulação, quero apresentar de forma resumida as doutrinas mais comuns sobre o arrebatamento da igreja existente em nossos dias, visto que no ponto de vista teológico há pensamentos variados sobre o assunto.

Pré-tribulacionismo

A doutrina Pré-Tribulacionista defende a tese de que a Igreja de Cristo será arrebatada, retirada da terra antes que se inicie o período de grande tribulação, onde interpretam as profecias bíblicas de forma literal e têm grande base no dispensacionalismo (Dispensação), crendo que Israel e Igreja são dois grupos distintos, havendo um plano de Deus exclusivo tanto para Israel como para a Igreja, e que a Grande tribulação é uma dispensação onde Deus tem como objetivo trabalhar com Israel e não com a Igreja, que já teve o seu período de salvação na dispensação da graça.

Principais Características:

O Método de Interpretação é Literal. Crêem no Arrebatamento antes do período de tribulação (Cristo livra a Igreja de passar pela grande tribulação, também conhecida de Ira Futura. I Tes 1:10).

A Grande tribulação é a última das setentas semanas de anos de Daniel 9:24-27, portanto a grande tribulação terá a duração de sete anos.

As setentas Semanas de anos de Daniel 9:24-27 estão determinadas para Israel, e não para a Igreja, portanto a Igreja não passará pela grande tribulação.

O dispensacionalismo (Estudo das Dispensações) tem grande influência nas posições defendidas pelos Pré-Tribulacionistas, e pelos Pré-Milenistas, por crer que Deus não mistura as coisas, pelo contrário, ele tem um objetivo diferente em cada uma das Dispensações, e na grande tribulação seu maior objetivo é Repreender, castigar e educar a Israel com vara de juízo, preparando os Judeus para enfim aceitarem a Jesus Cristo como o Messias prometido, Ezequiel 20:37, Deuteronômio 4:30, visto que Israel não aceita a Jesus Cristo, mas fará acordo com o anticristo Isaías 28:15, João 5:43, II Tes 2:3-4.

A Grande Tribulação é conhecida como tempo da Ira de Deus, ou seja, o período em que Deus irá derramar a sua ira sobre os gentios que não aceitaram o amor de Cristo, oferecido durante a dispensação da graça, e castigar o povo Judeu que rejeitou e matou o Messias Jesus Cristo, I Tes 1:10 e 5: 9 e Apocalipse 6:16-17, e assim sendo, Deus não iria derramar a sua Ira sobre a Igreja, que aceitou o amor de Cristo, a ponto de ser comparada a sua noiva.  

Pós-tribulacionismo

A doutrina do Pós-Tribulacionismo vem ganhando espaço entre os estudiosos da Escatologia, este movimento ensina que a Igreja continuará na terra durante a grande tribulação e até a Segunda vinda de Cristo, onde será arrebatada até as nuvens e se encontrará com Cristo, e retornará imediatamente a terra.

Principais Características:

Método de interpretação é alegórico.

A igreja passará pela grande tribulação, porém não estará sujeita a Ira de Deus, crêem que a ira de Deus será derramada sobre os gentios, e a igreja apenas passará por tribulações na grande tribulação.

Baseiam-se na negação do dispensacionalismo, onde só desta forma podem crer que a Igreja poderá passar pela Grande Tribulação, que de acordo com o estudo das Dispensações é um período chamado de angústia de Jacó, ou seja, a tribulação é para Israel e não para a Igreja, por esta razão negam o dispensacionalismo.

Não há distinção entre Israel e Igreja, crêem que as profecias dadas a Israel podem se cumprir com a Igreja, isto é, tanto a Igreja como Israel não serão poupados da Angústia de Jacó, Jr 30:7.

Negam o ensinamento à natureza e ao propósito do período de grande tribulação, que segundo os Pré-tribulacionistas o maior objetivo de Deus neste período será de disciplinar os Judeus preparando-os para aceitar o Messias, porém os Pós-tribulacionistas defendem apenas que Deus irá derramar um julgamento sobre o pecado.

Negam o cumprimento futuro das setentas semanas de anos de Daniel 9:24-27, alegando ser um cumprimento histórico, e sem grandes valores para a Escatologia, e que já se cumpriu em sua totalidade.

Um grande argumento desta doutrina é a promessa de tribulação dada a igreja tais como Lucas 23:27-31 e Mateus 24:9-11, Marcos 13:9-13, não diferenciando em nada e que estes textos na verdade são para Israel e não para a Igreja.

Não fazem distinção entre Tribulação e Grande Tribulação, e textos como Romanos 8:18, em que o apóstolo Paulo fala da tribulação do tempo presente, são interpretados como sendo a grande tribulação e não somente aquele período ruim que todo mundo passa a qualquer dia e o texto de I Tes 3:3, entendem que a igreja foi destinada para passar pela grande tribulação, quando na verdade o Apóstolo fala sobre o período presente de tribulação e não a grande tribulação visto que no versículo 2 do mesmo texto o mesmo apóstolo diz enviar Timóteo para confortar a igreja de Tessalônica que na ocasião muitas pessoas temendo estar tão próximo do arrebatamento chegaram até a deixar o trabalho para aguardar a vinda de Cristo. Aquela era uma tribulação momentânea, e não a grande tribulação. Temos que ter muito cuidado para não confundir tribulação com a grande tribulação. 

Mid-tribulacionismo ou Meso-tribulacionismo

De acordo com a interpretação desta corrente doutrinária do arrebatamento, a igreja passará por parte da grande tribulação, ou seja, pela primeira parte, 42 meses, Ap 11:1-2 e 13:5, 1260 dias, Ap 12:6, ou tempos e um tempo e metade de um tempo Ap 12:14, que é o período em que não haverá o chamado derramamento da ira de Deus, e assim a Igreja não estaria exposta a nenhum juízo ou castigo divino, visto que foi socorrida a tempo. 

Porque o arrebatamento

Para fazer diferença entre o justo e o injusto - Provérbios 11:8.

Para recompensar por todo trabalho feito a Deus - Apocalipse 22:12.

Para premiar os vitoriosos Apocalipse. 3:05

Para não deixar a igreja na tribulação - I Tes 1:10 - I Tes 5:9 - Apocalipse 6:16 e 17.

Para vencer a morte (corrupção) - I Co 15:51-54.

Como demonstramos acima a igreja não passará pela grande tribulação, pois não faz nenhum sentido que isto venha a acontecer, por isso o apóstolo Paulo diz que Jesus Cristo irá nos livrar da irá vindoura (grande tribulação). Livrar não é o mesmo que ajudar a passar pelo mal, e sim livrar de não passar o mal, de acordo com o dicionário quer dizer: dar liberdade, tornar livre, preservar; isto mostra a intenção de nosso Deus, ele quer nos preservar de qualquer mal da tribulação, pois nesta ocasião será derramado a ira do cordeiro sobre aqueles que negaram seu amor, mas Cristo nos livra da ira vindoura porque Deus não nos destinou para a ira, I Tes 1:10 e 5:9, I Pedro 2:9-10.

Alguns argumentos que mostram que a igreja não passará pela grande tribulação estão no capítulo do estudo da grande tribulação a algumas páginas a seguir.


Autor: FÁBBIO XAVIER


Artigos Relacionados


Viver Em Curitiba

Brasil De Meu Sonho

Lendas Da Guerra

O Que Eu Sou!

Simplesmente Amor

O Segredo Para Inglês é ...

Resta-me