O Aluno e a confiança em si mesmo.



O que é confiança? Como ela se desenvolve? Qual mestre não gostaria de após explanar um determinado assunto de forma coerente e didática, apresentar uma pergunta a um aluno qualquer e o mesmo responde-la prontamente? Isso significaria que o mesmo absorveu o conteúdo explicado ou estaria apenas reproduzindo as palavras e conceitos ditos pelo professor? E se o mesmo não souber formular sua resposta, por não saber ou por não ser capaz de se expressar com suas próprias palavras?

Os questionamentos aos alunos postos de forma geral são respondidos de forma mais espontânea, pois os alunos que as respondem são os que têm maior facilidade de memorização em primeiro caso e entendimento no segundo, ao pensar-mos nas perguntas colocadas anteriormente temos que, quando escolhemos uma “vitima” pode e constantemente ocorre que o aluno escolhido não estava psicologicamente preparado para ser o escolhido e isso somado ao fato do mesmo não saber de antemão a pergunta antes da mesma lhe ser dirigida resultam em uma grande chance de erro, o que na mentalidade da maioria dos alunos seria motivo de chacota ou simplesmente o aluno ser forçado a dizer que não sabe o que também o colocaria em posição de inferioridade perante a turma, afinal o que estamos procurando é desenvolver a auto confiança em nossos alunos, e como se obtém isso no ambiente de nossas salas de aula  é motivo de grande ansiedade para os verdadeiros professores. Alunos confiantes, seguros, mas se mantendo o controle de sala.Questionamentos como qual o imperador de Roma que nomeou seu cavalo como cônsul? E após um olhar enigmático para toda a turma: começa com ca termina com ligola, e depois ir dificultando gradativamente as dicas. Ou complementar-mos as respostas de nossos corajosos alunos que espontaneamente responderam à pergunta, isso vai criar um clima de confiança entre a turma e gradativamente eles vão perceber que as respostas não precisam estar necessariamente corretas, já que o professor ali está para dar uma forcinha. É incrível como esta metodologia simples desenvolve a confiança entre nossos alunos. Após algum tempo utilizando esta técnica ocorreu um fato interessante e que está ficando corriqueiro: os próprios colegas passaram a complementar o discurso de quem se habilitou a responder a pergunta, seja ela escrita no quadro ou falada da própria carteira, com o tempo o desenvolvimento da confiança é tão patente que não é mais necessário o uso de dicas.


Autor: Wolney Blosfeld


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