• A “prova” como fator de avaliação do professor.



Costumo dizer que se você tiver empenho, boa vontade, determinação ou amor (escolha a sua definição) você consegue fazer um cachorro andar de bicicleta, então o que ocorre quando tentamos “ensinar” seres humanos racionais alguma coisa e não conseguimos? Por que mesmo usando várias técnicas, dando várias voltas, somos superados pela frase: Fulano me ensinou. Este fulano pode ser o pai, ou um irmão ou irmã ou mesmo e quantas vezes isso acontece: um coleguinha de sala. Pessoas que não tiveram uma”formação formal” que nunca ouviram falar de grandes pensadores, provavelmente pessoas que seriam classificadas por nos os mestres como pouco mais que alfabetizadas, o que está acontecendo quando nos sentimos desiludidos e mesmo fracassados profissionalmente por termos sido “superados” por um leigo? Quantas e quantas vezes quando estamos “corrigindo provas” pensamos: este menino não tem jeito, não aprende mesmo.Ou o que é pior, porem não menos comum: Desde o primeiro dia de aula eu “já sabia” que este aluno não iria bem, agora esta ai a prova: tirou zero. Inconscientemente ou não você pode sentir uma satisfação incrível, pois foi capaz de prever o futuro, capaz de rotular “corretamente” aquele aluno. Este infeliz aluno já está reprovado com você logo no primeiro bimestre, você não se engana, sente-se um bom professor, o aluno é que tem problemas, não aprende.

Não estaria na hora ou para sermos mais realistas: não estaríamos já atrasados em rever nossos conceitos? Será que em nenhum momento passou pela cabeça deste colega de que ele próprio não estaria passando os conhecimentos de forma clara, ou com a metodologia adequada aquela situação ou aluno em especial? Será que o “zero” da prova não seria o reflexo de seu sucesso como professor? Vamos pensar de outra forma: esqueçamos a prova com a finalidade de avaliar o aluno e passemos a pensá-la como meio de verificar a nossa capacidade de transmitir conhecimentos, então se invertem as coisas, se o aluno tirou “zero” na prova não seria porque ele não conseguiu entender o que você explicou? O zero do aluno não seria para o aluno, mas sim para o próprio professor que não foi capaz de “achar o lado” de determinado aluno ou alunos de forma que o conteúdo ficasse claro para o mesmo.

Como costumo dizer: se você tiver empenho, boa vontade, determinação ou amor, você consegue fazer um cachorro andar de bicicleta, mas para isso é necessário gostar do que faz e não usar nossas escolas para”passar uma chuva” esperando que outra oportunidade surja e você possa trocar de profissão, médicos podem matar pessoas, nos temos o poder de matar nações.


Autor: Wolney Blosfeld


Artigos Relacionados


Uma Proposta De Avaliação

Deus

Cidade Mineira

Como Ganhar Almas

Doce Arma Feminina

Cara De Pau

Umas Palavrinhas Sobre O Cérebro: