O QUE VOCÊ FAZ É UMA GOTA NO OCEANO, MAS É ISSO QUE DÁ SENTIDO A SUA VIDA.



Conta-se uma ilustração a respeito de uma floresta que se incendiou e no meio daquele fogaréu podia-se observar as diversas espécies de animais fugindo do fogo sem reagir contra o incêndio. O elefante que poderia ajudar com sua tromba despejando jatos de água preferiu fugir ante ao calor das chamas, entretanto observou-se um pequeno pássaro que incansavelmente colhia em seu pequeno bico uma porção de água e a despejava sobre aquelas chamas, a ação desse pássaro significava uma gota no oceano que na ilustração é representado pelas chamas. A análise desta situação incita algumas perguntas: Pra quê fazer, se a sua ação é tão pequena diante do proposto?Qual o resultado que advêm dessa ação? Segundo Denis Waitley "o verdadeiro risco é não fazer nada." Ficar parado diante das circunstâncias sem promover algo que vise modificar o contexto em que se está inserido é render-se as leis da inércia e fadar-se a uma vida sem sentido e sem perspectivas. Não importa o tamanho do problema é preciso fazer a sua parte. O resultado disso tudo é uma consciência livre de culpas, é o executar a caminhada do dia-a-da que nos propõe um passo após o outro ou um degrau de cada vez. Se não houver uma ação ou reação a vida passa e perde o sentido.

Quem conheceria o pastor Martin Luther King, não fosse a sua luta incessante contra o racismo e a conseqüente segregação racial? Quem se lembraria de seu famoso discurso "Eu tenho um sonho" não fosse a sua coragem de lutar sem armas contra a maioria branca que se sobrepunham aos negros daquela época por causa de sua cor de pele? Como seria a vida desse homem que foi assassinado 10 anos após liderar o famoso boicote aos transportes públicos em Montegomery? Teria sentido? Para ele talvez não, pois como ele mesmo dizia "se você não está pronto para morrer por alguma coisa, você não está pronto para viver". Para Martin não importava o tamanho do problema (oceano) era preciso agir, pois se assim não fosse, sua vida não teria sentido. O que dizer do homem comum que ao amanhecer se dirige ao seu trabalho e lá conquista o direito de sustentar a sua família e ver nos seus filhos a esperança sendo construída através de seus simples e ao mesmo tempo grandes esforços voltados à boa educação, este homem executa para sociedade um papel importantíssimo, produzindo com o seu trabalho, girando à economia com os seus gastos, criando seus filhos para que amanhã, assim como ele,sejam cidadãos que acreditem no que fazem e obtenham o sentido da vida.

O que você faz é uma gota no oceano, mas é isso que dá sentido a sua vida. O que você faz é importante para alguém e para você. Ao olhar a imensidão do oceano e difícil imaginar que aquele gigante não existiria não fosse o numero incontável de gotas. O que você faz somente você pode fazer e por isso a sua vida tem uma importância singular nesta grande engrenagem chamada oceano, em que cada um o seu papel a sua função. Não deixe de fazer, não deixe de viver. 
Autor: Marcelo São Paio


Artigos Relacionados


Eu Jamais Entenderei

Diacronização!

Não Sei Dizer

O Que Um Corpo Senão O Invólucro Da Alma?

Pra Lhe Ter...

Embaixo Do Calçadão...

Dor!