Algo sobre evangelismo



TUDO NASCEU NO CORAÇÃO DE DEUS  (Gênesis 12.2,3)

“...e por meio de você todos os povos serão abençoados.” (Gn 12.3b)

Quando observarmos o chamado de Abraão, é possível que a mensagem expressa no versículo 3 passe desapercebida. Mas o fato é que já havia um plano para que o povo de Israel fosse uma benção para todo o mundo. Infelizmente esse propósito (Isaías 49.6) não foi de todo compreendido pelo povo de Israel, que apesar de ter sido o povo eleito, não compreendeu com perfeição a missão que lhe fora designada.

O versículos 2 do capítulo 12 de Gênesis expressa uma forma imperativa “ Sê tu uma benção”. Abraão foi comissionado ao entrar no meio de pessoas completamente estranhas de alguma nova terra. Ele e seus descendentes continuariam um canal para que Deus abençoasse todos os povos da Terra. Hoje Abraão é reconhecido como o “pai da fé” e identificamos nele a raiz para o Judaísmo, Maometanismo e o Cristianismo. Deus escolheu Abraão e seus descendentes para levar as boas novas (Evangelho) ao mundo. Da linhagem de Abraão viria o Cristo, para cumprir os propósitos divinos. E através dos homens e mulheres nascidos de novo, os ideais de Deus seriam cumpridos. O Plano de Deus estava tomando forma. 

 

A MAIOR REVELAÇÃO DO PROPÓSITO  (João 1.1-5)

O Senhor Jesus estava presente na criação do mundo, Ele presenciou a criação do homem (Gn 1.26) , ele foi agente da criação , por meio dele todas as coisas foram individualmente criadas. Talvez dessa forma se consiga explicar o porquê desse imenso amor, a ponto de Jesus doar a sua própria vida, a ponto do pai (Deus) permitir que o seu próprio filho seja humilhado e sacrificado.  A vida (luz) está nele (Jesus) e não apenas através dele. A maior revelação do propósito de Deus para salvar a humanidade é demonstrada através da encarnação do Senhor Jesus (João 3.16).

Mesmo com o fracasso do povo eleito (Israel) a preciosa tarefa que lhe foi entregue não foi perdida, pois Jesus Cristo nasceu entre os Judeus e a sua mensagem ecoa através dos séculos, permitindo que todo homem arrependido seja salvo.

 

 

 

NASCER DE NOVO, PROPÓSITO DE DEUS PARA O HOMEM.  (João 3.3-6)

A mensagem de Jesus tem um apelo muito maior que o de simples convencimento. Estar convencido de que Jesus Cristo é o salvador não significa ter assumido os ensinos e fundamentos de Jesus para minha vida. Nicodemos era um dos principais entre os fariseus e estava convencido de que Jesus era da parte de Deus, pois os sinais que o acompanhavam só poderiam vir de Deus. Entretanto o Mestre o advertiu que era necessário nascer de novo, adotando uma nova maneira de viver. Nesse texto fica evidenciado que para o homem ver o reino de Deus é necessário conhecer a mensagem restauradora de Jesus o Salvador, através da conversão ou novo nascimento. É preciso  trilhar um novo caminho, abrir mão das suas vontades em detrimento da vontade do Mestre. È ser nova criatura nascida da água e do Espírito, ou seja, para ser filho de Deus basta ser humano e ter possuído as verdades apresentadas por Jesus como ideal para sua vida. 

O Senhor Jesus Cristo nos apresenta novidades a respeito de Deus. O legalismo praticado pelos judeus não era capaz de realizar a obra no íntimo do homem. Cumprir regras simplesmente não é sinônimo de abraçar a causa com todas as forças, não significa transformação de vida e comprometimento.

   

A MENSAGEM QUE DEVE SER PREGADA (Marcos 16.14-16)

A história humana de Jesus ocorreu a mais de 2.000 anos e está registrada nas páginas da Bíblia sagrada (Novo Testamento). Para que essa mensagem chegasse até nós, proporcionando-nos  alegria de viver próximo à Deus, foi necessário que alguém, nos falasse. Muitos servos do Senhor Jesus foram mortos numa arena comidos por leões, outros foram condenados a morte sob acusação de canibalismo, pois ao celebrarem a ceia comiam o corpo de Cristo e bebiam o sangue de Cristo, muitos ainda hoje são martirizados por pregar o evangelho.

O Dr. Joseph C. Aldrich relata em seu livro Evangelizando através da amizade uma história uma ficção, que diz assim:

“Quando Jesus voltou ao céu após ter vivido aqui na Terra, um anjo o lhe falou:                                                - Senhor, tu sofreste  pelos homens lá embaixo?

        Sim de fato, respondeu Jesus.

          Senhor eles sabem tudo a respeito de como os amaste e o que fizeste por eles?

        Ainda não, respondeu Jesus. Nesse momento eu deixei um punhado de homens e mulheres na Palestina que sabem. 

O anjo estava perplexo e perguntou:

-          Senhor, o que fizeste para que todos saibam desse seu amor por eles?

-          Pedi a meus discípulos para contarem as outras pessoas a respeito de mim, aqueles a quem a minha história for contada, contarão a outros e esses a  contarão a mais alguns. Dessa forma toda humanidade saberá o que Eu fiz.

 O anjo ainda meio cético franziu a testa e perguntou:

-          Senhor e se os discípulos falharem? Se eles se cansarem? E se as pessoas que vierem depois deles se esquecerem? E se lá no século XXI as pessoas simplesmente não contarem às outras acerca de Ti? Tu não fizeste nenhum outro plano?

E Jesus respondeu:

- Não! Eu conto com eles.”

 

CONCLUSÃO

Percebemos hoje o quanto é valioso o plano para a salvação da humanidade, plano esse que surgiu no coração de Deus. O nosso Deus chamou a Abraão e o tornou pai de uma grande nação. Deus encube ao povo de Israel a missão de ser luz para os outros povos. Eles não compreenderam o plano valioso de Deus e fracassaram, desobedecendo, mas Deus na sua infinita misericórdia abençoou a todos através de Jesus Cristo, que com sua própria vida nos mostra novos conceitos de vida, derrubando costumes, demonstrando o amor grandioso de Deus, permitindo assim que  o Seu plano se cumprisse. Deus ama intensamente ao homem e espera que esse homem o ame intensamente. O que poderia fazer o seu Deus feliz? Qual o assunto que mais interessa a Deus? Você já descobriu? Então responda:

Você faz parte do plano de Deus? ( Rm 8.29-30)

O que você tem feito para que o plano de Deus se cumpra na vida do homem? (Rm 10.10-13)


Autor: Marcelo São Paio


Artigos Relacionados


IntocÁvel

Fire

Qual Será O Meu Estilo Poético?

Noites Escuras

Haicai

Os Vômitos

Vem..