A ARTE DE CONVIVER COM O MEIO SOCIAL



Vivemos em uma sociedade onde a cada dia mais se torna difícil à convivência no trabalho, pois, mais dia, menos dia, esbarramos em alguém que nos tira do serio. Uma pessoa realmente difícil, que nos prova comente para nos ver fora de si. Nem falo dos mal humorados por natureza, mas aqueles que perante algumas pessoas demonstram-se amáveis e  cruzam nossos caminhos, para simplesmente  nos ver para baixo, pessoas assim são cricris mal amados. 

 Refiro-me a pessoas que  nos enlouquecem, pisam em nosso calo, mas que não podemos ignorar tampouco evitar, como colegas de trabalho, pois esta ao nosso lado diariamente.  Quando o discurso racional fracassa-o que geralmente acontece, pois afinal essa e uma pessoa difícil - as vozes se elevam e o conflito se intensifica. Segundo Berne, há três possíveis desfechos pata o jogo: O autor coloca que ao invés de  tentar mudar a outra pessoa, deveríamos ter cuidado para não entrar no jogo dela. Devemos manter equilíbrio mental ate mesmo nas situações mais conflitantes, sem responder reativamente a rompantes e chantagens emocionais. Podemos ouvir calma e atentamente sem entrar no ringue para nos defender.  

  Como sobreviver a essas pessoas difíceis

No livro COMO LIDAR COM PESSOAS DIFICEIS DA FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA, nos deixa bem claro que devemos ter quatro princípios básicos para sobreviver a esses certos tipos de pessoas.

1-      Principio de bem

2-      Principio da alegria

3-      Principio do amor

4-      Principio da ação positiva

Esses servirão de guia quando nos depararmos com pessoas difíceis no trabalho:

Primeiro principio: Ninguém é destrutivo porque quer isso se resume em inúmeros fatores, a falta de afeto, falta de carinho, falta de confiança, em si mesmo e nos outros e falta de dialogo.

Segundo principio: Ninguém é triste porque quer, não somos sempre tristes, mas sim em alguns momentos, sabemos que a tristeza é prejudicial para a saúde, e quando ela passa simplesmente volta a alegria e o bom humor. Essas pessoas esquecem a verdadeira capacidade de ser feliz, achando que não conseguem ser feliz, e a tristeza esta dentro delas e não fora. Como se usasse uma venda nos olhos e esquecessem de do mundo achando tudo sombrio a amargurado. Portanto essa pessoa não é assim porque quer é que ela não consegue tirar a venda dos olhos e ver a vida como ela é.

Terceiro principio: Ninguém odeia porque quero ódio se instala na pessoa de foram que cresce quando somos humilhados, quando alguém zomba da gente ou nos deixa inferiores diante de algumas situações. Quando não conseguimos perdoar é porque nos sentimos inferiores a quem nos maltratou ou nos desprezou. Lembre-se quando estivermos diante de uma pessoa vingativa ela não é assim porque quer, mas é algo dentro dela que faz ela se sentir inferior aos demais, por isso não consegue perdoar e nem amar.

Quarto principio: Ação positiva, ninguém age de maneira negativa porque quer, quando reagimos de maneira negativa estamos respondendo as provocações, se você estiver diante de uma pessoa vingativa se você reagir você estará fazendo o que ela quer, como um escravo diante do senhor, A ação positiva é a única capaz de nos levar a verdadeira liberdade: aquela que vem de dentro de nós mesmo.

Essas pessoas são inseguras, possuem auto-estima baixa, evite entrar em confronto com esse tipo de pessoas, porque se elas se tornam ainda mais arrogante. Use os quatros princípios citados acima, não desanime, seja perseverante, seja compreensivo, tenha compaixão, perdoe, mas também não deixe que as pessoas abusem desses sentime
Autor: Cleonice Perotoni


Artigos Relacionados


Abrazileirando O InglÊs

Quer Namorar Comigo?

Como Ganhar Almas

Avis Rara

Quem SerÁ Contra NÓs?

Conheça A Encefalopatia Crônica.

Adeus