Incorporação?



Incorporação?

Na agricultura, freqüentemente, utiliza-se o termo "incorporação" se referindo a algum material adicionado ou a ser adicionado ao solo. O que isso quer dizer?

O termo incorporação é o modo técnico de expressar que algum material, por exemplo, matéria orgânica ou calcáreo são misturados ao perfil do solo. Como isso é feito? Isso é conseguido, geralmente, por meio do uso de implementos agrícolas, tal como o arado e a grade, que fazem com que o calcáreo aplicado na superfície do solo penetre devido à ação dos referidos implementos, no perfil do mesmo. Após isso, o calcáreo que sofre o processo de incorporação é denominado "incorporado", ou seja, ele passou para dentro do perfil do solo.

Figura 1. A ação do arado provoca entre outras coisas, a incorporação de resíduos vegetais que ficam sobre o solo.

Fonte da foto: www.ongmac.com.au

Qual a razão de incorporar materiais ao perfil do solo? Geralmente, por exemplo, incorporando a matéria orgânica, ela, ao se decompor, aumenta a porosidade do solo, a agregação, a umidade, a retenção de nutrientes que ficam disponíveis às plantas, entre outros benefícios.

Incorporando-se o calcáreo, aumenta-se a rapidez com que esse agirá para corrigir o pH do solo.

Em síntese, a incorporação nada mais é do que a mistura ou o processo de enterrar no solo materiais adicionados à superfície dele.


Autor: Luiz Felippe Salemi


Artigos Relacionados


O Manejo Convencional Do Solo

Cultivo Mínimo Do Solo?

Pé-de-grade?

Plantio Direto E Seus Benefícios Ao Solo

Adubos Verdes

Impactos Da Agricultura Sobre As Propriedades Do Solo

Cuidados Na Adubação De Solos Arenosos