Importância do Trabalho em Equipe nas Organizações



Todos nós procuramos nos tornar importantes para nossos amigos, família, companheiros e principalmente para a organização em que trabalhamos, é comum acharmos que nosso trabalho é algo maior que o nosso emprego. As pessoas procuram fazer parte de um grupo local no trabalho que proporcione estrutura, identidade e realização profissional.

Porém existe certo receio entre as pessoas sobre o trabalho em equipe, muitas acreditam que centralizando o serviço em si mesmo este seria concluído mais rapidamente. A explicação para este pensamento está em experiências desastrosas, que normalmente aconteceram no passado; como trabalhos escolares na época do colégio ou até nos seminários apresentados na faculdade, onde uma ou duas pessoas sempre acabavam fazendo o trabalho pelos outros, ou por falta de iniciativa ou comprometimento de alguns participantes.

A dificuldade em trabalhar com idéias e pensamentos distintos é uma grande barreira para o trabalho em conjunto, porém o mercado de trabalho hoje está mudando, e o individualismo está cada vez mais extinto, para se manter competitivas as pessoas terão que aprender a lidar e trabalhar com os outros. Primeiramente as pessoas que fazem parte de empresas que adotam o espírito de coletividade têm que saber a real diferença entre equipe e grupo de trabalho.

Equipe quer dizer comprometimento, e trata-se de um grupo de indivíduos com objetivo comum, que trabalham por uma conquista respeitando as características e as competências individuais de cada um. Não existe concorrência, as pessoas trabalham em conjunto aproveitando ao máximo o que cada um tem a oferecer, ao contrario de um grupo que não tem objetivos comuns, apenas trabalham juntos, em um mesmo espaço físico ou fazem parte de um mesmo projeto, mas com objetivos e metas individualizados.

Uma equipe é um grupo de pessoas trabalhando juntas para atingir uma meta em que todos acreditam, a qual seria difícil, ou impossível, de ser atingidas por pessoas trabalhando sozinhas.

As equipes são grupos de trabalho organizados para elaborar um projeto, uma pesquisa, efetuar operações ou efetivar mudanças na empresa e normalmente à missão é determinada pelo "sistema externo", cabendo ao grupo, como "sistema interno" estruturar-se para cumpri-la.

Para lidar com as diversas mudanças e pressões competitivas do mercado de trabalho, muitas empresas, organizações ou instituições reestruturaram a maneira de realizar suas tarefas, optaram por formar equipes de empregados que realizam e tomam decisões sobre o que fazer e como fazer. Essa escolha foi tomada por alguns administradores e gerentes pelo simples fato de que os empregados estão mais próximos do trabalho diário e do empreendimento, por isso possuem informações e conhecimento próprios de como contribuir para um melhor resultado no seu setor.

Essas mudanças interferem diretamente nas metas da empresa; principalmente quando os funcionários desenvolvem o trabalho em um grupo cooperativo e somam as suas aptidões, agregando melhor as funções desenvolvidas por cada um.

Por causa desse trabalho em equipe todos os tipos de funcionários com variados níveis e cargos resolvem problemas, desenvolvem processos e produtos fazendo o negócio funcionar efetivamente.

Hoje em dia os níveis hierárquicos estão cada vez mais reduzidos, apesar do papel central das equipes em todas as áreas do comércio, indústria, educação, governo e organizações muitas pessoas que integram uma equipe têm dificuldade em interagir com as habilidades pessoais, manias e personalidades de outros funcionários, e isso ainda é um ponto que atrapalha no desenvolvimento e no sucesso de uma boa equipe.

É necessário que os líderes das empresas utilizem métodos para uma boa adaptação com relação aos companheiros de trabalho, pois trabalhar em uma equipe realmente sincronizada pode ter um impacto positivo na produtividade da empresa, pessoal e individual dos funcionários aumentando a visão e perspectiva do trabalho de todos envolvidos.

Em relação a isto Maginn (1999, p.11) destaca que:

Os resultados de um trabalho eficiente de uma equipe são notáveis. Pesquisas realizadas em empresas que optaram pelo emprego das equipes mostram que as pessoas que trabalham em equipe são mais produtivas, com menos perda de tempo e de materiais; produzem trabalho de qualidade superior, ficam mais satisfeitas com seu trabalho e deixam os clientes mais satisfeitos.

As habilidades de uma pessoa como um integrante de uma equipe é diferente daquelas utilizadas para a técnica de um trabalho individual. As habilidades técnicas de um funcionário levam ao sucesso, porém, as habilidades técnicas deste funcionário mais as habilidades como integrante de uma equipe, levam ao sucesso do trabalho de uma equipe inteira e consecutivamente ao sucesso da empresa.

Várias pessoas se reúnem somando diversas habilidades, talentos, experiências e formação a fim de compartilhar uma meta ou objetivo em comum de uma forma mais rápida e eficaz. Isso acarreta no sucesso das organizações que conseguem resultados satisfatórios e importantes para o crescimento econômico e melhor colocação no mercado.


Autor: Ana Rabello de Macedo Posso


Artigos Relacionados


Vantagens E Desvantagens De Um Trabalho Em Equipe.

Pra Lhe Ter...

Eu Jamais Entenderei

Exemplo

Desenvolver Um Processo De Sucessão

Dor!

Tudo Qua Há De Bom Nessa Vida...