Psicoterapia Para Quê?



Quando uma pessoa está passando por problemas emocionais, familiares, profissionais, etc., ela pode tentar resolvê-los conversando com parentes e amigos, buscando orientações de algum líder espiritual, consultando livros de auto-ajuda, aderindo a grupos de meditação... Ou fazendo psicoterapia – mas o que é psicoterapia?

É, basicamente, o método de que dispõem os psicólogos para ajudar uma pessoa a resolver problemas, inquietações e sofrimentos de sua vida dos quais ela não esteja, por algum motivo, conseguindo dar conta sozinha. Através de certas técnicas e conhecimentos teóricos aprendidos em sua formação, o psicoterapeuta pode fazer com que seu paciente conheça melhor a si mesmo e, assim, encontre as melhores formas de lidar com tudo aquilo que ameaça seu bem-estar.

Assim, fazer psicoterapia pode ser comparado a embarcar em uma viagem para dentro de si mesmo, tendo como "guia" uma pessoa especializada neste tipo de viagem: o psicoterapeuta. Porém, para quem é indicado este tipo de viagem? Quais podem ser os benefícios de tal empreitada?

Respondendo à primeira pergunta, a psicoterapia é indicada para pessoas de qualquer idade que queiram resolver seus problemas pessoais através do auto conhecimento que esta pode lhe proporcionar. Para isso, é preciso que esteja disposta a olhar para si mesma e refletir sobre o que irá encontrar. Quanto aos benefícios decorrentes da psicoterapia, estes variam muito de pessoa para pessoa, mas em geral pode-se dizer que um processo psicoterápico conduzido por um profissional competente e um cliente que encare a tarefa com seriedade, dedicação e honestidade consigo mesmo costuma resultar em um maior autoconhecimento e um novo modo de conceber o mundo e as pessoas – o que leva a uma maior compreensão de ambos.

- Artigo originalmente publicado em 16/11/2007 no jornal "Folha de Mogi".

Autor: Erika de Oliveira Lino dos Santos


Artigos Relacionados


Criança X Psicoterapia

Psicólogo....pra Quê?

Afinal, O Quê é A Avaliação Psicológica ?

O Que A Psicoterapia Pode Fazer Por VocÊ

A Entrevista Psicológica

Os Jogos Na Clínica Psicopedagógica

Depressão