Ressuscitando da morte Espiritual: Desperta-me eu não quero ficar longe de ti Senhor



Ressuscitando da morte Espiritual: Desperta-me eu não quero ficar longe de ti Senhor – 06/11/2009

 

Vem dos quatro ventos Ó Espírito e assopra sobre estes mortos, para que vivam.” (Ezequiel 37)

 

A mão de Deus é forte e isso ninguém duvida, agora como entendê-la já é algo tão complicado e que muitas das vezes nem nos cabe compreende-la e sim aceitá-la. Basta em vários momentos apenas nos calar e deixar as coisas em suas mãos.

 

A morte é uma dessas coisas que não conseguimos entender, afinal não fomos criados para morrer. A morte chegou até nós como consequência e não como fato natural. Hoje muitos já se dedicam ao trabalho com os mortos, não deve ser um trabalho fácil, pois ali está um corpo sem vida, sem expressão e em alguns casos o trabalho é desvendar aquela morte ou sua causa.

 

Ezequiel teve uma experiência com a morte, uma experiência ao mesmo tempo intrigante e enriquecedora. Ele foi levado a um vale, mas não um vale comum como encontramos no meio dos pastos de uma fazenda, mas um vale cheio de ossos. Provavelmente não havia ali nem cheiro de morte, pois os ossos já eram secos. Já havia ficado para trás a carne e o apodrecer. Ali não tinha mais como saber de quem era não havia mais nem um sinal do que havia sido aquelas mortes. Ficou com os animais cada pele, corpo, órgãos. A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos. Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos.” ( Ezequiel 37:1-2)

 

Era necessário restaurar aqueles ossos, mas se tornarem novamente homens humanamente nem pensar. Mas para Deus o impossível de Ezequiel era o seu mais simples e comum possível. E começa ali em meio a morte um dialogo entre Deus e aquele homem. Deus pergunta a ele se poderia reaver vida naqueles ossos. A resposta veio como uma interrogação e uma certeza. “[...] só tu o sabes” (v.3) O que poderia dizer ali aquele homem ao criador de todos e tudo. Ele sabia que se Deus quisesse trazer nova vida ali, mesmo sendo secos aqueles ossos Ele traria, mas que se fosse por ele Ezequiel não saberia se teria fé o suficiente para tal. Então a melhor resposta era transferir somente a Deus a responsabilidade.  E apenas ser obediente a sua voz.

 

Deus então manda que aquele homem profetize aos ossos secos, ou seja, que dê uma ordem para que se levantem e retome o fôlego de vida. “"Profetize a estes ossos e diga-lhes: Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor!” (v.4) Deus não disse para que ele desse uma ordem sua. Mas que aqueles ossos ouvissem a Palavra de Deus. Como ouvir a Deus se estavam secos e mortos? Mas Deus sabia que ordem dava a Ezequiel. Assim disse Deus a ele: “Assim diz o Soberano, o Senhor, a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida. Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o Senhor". (vv. 5-6)

 

Ezequiel respondeu ao chamado de Deus. Falou aos ossos como se humanamente eles pudessem ouvir, mas ouviam não eram as suas palavras e sim as Palavras de Deus. “E eu profetizei conforme a ordem recebida. Enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso. Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele; mas não havia espírito neles. A seguir ele me disse: "Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: Assim diz o Soberano, o Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam". Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram em pé. Era um exército enorme!” (vv. 7-10)

 

Ao ver esta passagem quantos de nós inclusive eu, penso, estou assim, seco, sem vida, sem o Espírito de Deus em mim. O que posso fazer. Deus não tem nos deixados no vale sozinhos tem usado seus profetas para falar sobre nossas vidas, para que o Espírito de Deus venha sobre nós trazendo nova vida.

 

Eu creio que mesmo estando mortos com nossos ossos espirituais secos podemos voltar a ter vida em Cristo Jesus. Hoje é o nosso dia de reconciliação com o Senhor, deixar que o profeta de Deus profetize sobre nossos ossos a vida de Deus. Para que cada parte de nossa vida espiritual chegue ao seu devido lugar. Que a santidade venha logo a nossa existência, que os nossos ouvidos sejam restaurados para ouvir e compreender aquilo que Deus em Cristo está nos falando. Que nossos corações voltem a pulsar de paixão pela Palavra de Deus, para que nosso espírito esteja atento ao Espírito de Deus em nós.

 

Jesus Cristo, quantos de nós estamos mortos como naquele vale, traga até nós hoje o Seu profeta para que profetize sobre nossos ossos vida e vida em abundância, já não temos mais nenhuma expectativa de vida sem tuas palavras. Somos apenas ossos secos, sequíssimos. Precisamos de sua vida em nós, hoje, agora....

 

Até a próxima...

 

Silvia Letícia Carrijo de Azevedo Sá

MSN – E-mail: [email protected]

 

 

 

 

 


Autor: Silvia Leticia Carrijo


Artigos Relacionados


A Extin��o Da Fauna

A Chave Da Felicidade

Oper�rio

Saudade (poesias)

Versos No Universo

S.o.s. Planeta

Vida (poesias)