ESCOLA REFLEXIVA



ESCOLA REFLEXIVA

 

Selma Gonçalves Mariotti

Professora, Graduada em Administração de Empresas com

Formação Pedagógica em Matemática

 

 

A escola é um organismo em reflexão, tendo reflexo na formação de professores, implicando ter como objetivo na educação escolar o desenvolvimento das múltiplas capacidades do ser humano e não apenas o desenvolvimento cognitivo ampliando a concepção de educar para além do instruir. Afirmando um determinado modo de relações com o conhecimento, com os valores, com os outros, um modo de estar no mundo que se expressa na idéia de relações de autonomia.

Os professores são profissionais cuja ação influi de modo significativo na construção da subjetividade de seus alunos como pessoas e como cidadãos.

A idéia do ensinar a pensar ou do ensinar a aprender está associada aos esforços dos educadores em prover os meios da auto-sócio-construção do conhecimento pelos alunos.

Portanto, a tarefa de ensinar a pensar requer dos professores o conhecimento de estratégias de ensino e o desenvolvimento de suas próprias competências do pensar.

O ensino além de promover a acumulação de conhecimentos, deve criar modos e condições de ajudar os alunos a se colocarem ante a realidade para pensá-la a atuar nela.

Pensar crítico, é a capacidade de problematizar, ou seja, de aplicar conceitos como forma de apropriação dos objetos de conhecimento a partir de um enfoque totalizante da realidade. E a apropriação crítica da realidade, significa contextualizar um tema de estudo buscando compreender suas ligações com a prática humana.

É importante que o professor assuma o trabalho de sala de aula como um processo comunicacional e desenvolva capacidades comunicativas em seus alunos.

As mudanças tecnológicas terão um impacto cada vez maior na educação escolar e na vida cotidiana, os professores não pode mais ignorar tudo isso.

É necessário que os professores modifiquem suas atitudes diante dos meios de comunicação.

Atender à diversidade cultural e respeitar as diferenças no contexto da escola e da sala de aula diz respeito à preocupação em que os alunos fazem em sala de aula e fora da escola.

A diversidade diz respeito à realidade concreta das diferenças entre as pessoas, para isso é preciso levar em conta as experiências vividas pelas pessoas e reconhecem que os resultados escolares dependem da origem social, pessoal e familiar e também da relação com os professores.

Sabe-se que as diferenças sociais, culturais, intelectual e de personalidade são geradores de diferenças na aprendizagem.

Isso implica um posicionamento ativo de reconhecer a diversidade que é ver em cada um a presença da universal e simultaneamente a do particular.

Atender a diversidade reduz a defasagem entre o mundo vivido do professor e dos alunos e devendo promover a igualdade de condições e oportunidades escolares a todos.

Devem-se investir na atualização cientifica técnica e cultural como processo de formação continuada.

É preciso que o professor coloque a auto-formação continua como requisito da profissão docente.

A escola tem a função de preparar cidadãos, mas não pode ser pensada apenas como tempo de preparação para a vida. Ela é a própria vida, um local de vivência da cidadania.

Uma escola assim concebida pensa-se no presente para se projetar no futuro. Não ignorando os problemas atuais, resolvendo-os por referencia a uma visão que se direcione para a melhoria da educação praticada e para desenvolvimento da organização.

Envolvendo no processo todos os seus membros, reconhece o valor da aprendizagem que daí resulta. É uma escola que se assume como instituição educativa que sabe o que quer e para onde vai.

Todos esses preceitos até aqui comentados são os que levam a escola a se tornar uma escola reflexiva, ou seja, uma escola que continuadamente se pensa a si própria, na sua missão social e na sua organização, e se confronta com o desenvolver da sua atividade em um processo heurístico simultaneamente avaliativo e formativo.  


Autor: Selma Gonçalves Mariotti


Artigos Relacionados


Menina Danada

CrenÇa Na Ingenuidade

Sou Diferente

Questionamentos Sobre Você

Desilusão

Doce Arma Feminina

Mulher Do Fim Do Mundo