Anorexia Espiritual



ANOREXIA ESPIRITUAL

Gálatas 2:18  Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, a mim mesmo me constituo transgressor.

Uma palavra que está em moda ultimamente é o termo ANOREXIA: Tédio- Aborrecimento – Enjôo.

Perguntas poderiam ser feitas: Por que  muitos  adentram à uma igreja e dela se tornam entediados? O que realmente as pessoas buscam na igreja? Palavras que consolam às suas angustias? Palavras de renovo da alma? A cura da alma com o espírito oprimido? A prosperidade material? A comunhão com o Espírito Santo? Comunhão com pessoas?

Sabemos que há tendências que se manifestam no meio religioso. Alguns procurando agradar as necessidades humanas,  e, desta proposta de pregação, estes tiram vantagens pessoais. Há o corporativismo  e ativismo da fé. Há também a fascinação  do poder.

Descobriu-se o filão da necessidade, e disso se oferece algo do saber humano, sem contar que para as necessidades da alma, nada é deste plano terreno que seja para cura. Ainda há os que com maquinetas de cartão de créditos, diga-se até por sinal, as que passeiam em mãos de obreiros “da misericórdia”, fazendo da barganha da fé,  o meio de crescer de algumas denominações, em que se dizendo espirituais, buscam satisfazer o ego humano, oferecem em troca de valores, algo que deles mesmos não conseguirão cumprir, causando a “anorexia da fé”.  Aqueles coitados que buscam serem supridos, são até contemplados temporariamente, sem contudo, haver algo sólido que os contemple em definitivo.  Muitos desconhecendo o resultado  da fé na Palavra, buscam da fé do saber e das indulgências humanas o supra-sumo da cura da alma. Por que não acontece a cura efetiva? Buscam o milagre sem atentar para  a promessa da cura efetiva, e esta, só é possível gradativamente na medida em que se vai  crescendo no saber. Há milagres? Sim, claro que os há, mas há um milagre maior, no qual Deus gostaria que os necessitados percebessem a sua misericórdia, que é a cura da alma.

Um dia pedi a alguém conhecido:  Você busca ouvir uma pregação que lhe massageio o teu “eu” ou você busca uma palavra que venha de encontro às tuas necessidades espirituais?  A pessoa pensou um pouco e me disse: - da cura da minha alma.

Penso seja por aí a busca do ser humano. Sem esta cura por primeiro, as enfermidades do corpo serão momentâneas e passageiras. Da alma não, esta é para a eternidade.

O aborrecimento das coisas espirituais surge pelo que busco e não alcanço. Algo dos céus, só advirá se dos céus houver consentimento. Tudo conforme o Senhor quiser e desejar. Nós seres humanos jamais poderemos impor ou determinar que o aconteça. Se fosse ao contrário Deus não seria Senhor, seria escravo de nossas aspirações e desejos. Tudo é por misericórdia e por graça. Deus conta  com o meu coração e sentidos abertos. Sabemos do seu amor que é infinito, mas ainda assim, Ele deseja o nosso coração  por inteiro, não somente às minhas necessidades urgentes e momentâneas.

1ª Timóteo 2.4 e 5 Deusl deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.

Sabe-se que a Igreja tem sido um ponto de apoio psíquico e emocional. A comunidade de fé tem feito de seus pares seus iguais. A igreja deveria ser mais que isto, deveria procurar além do afago  emocional, transmitir compromisso com a espiritualidade.

Homens agradando a homens, desde primórdios, assim como falou Isaías 30.10   Eles pedem aos videntes que não tenham visões e dizem aos profetas: ‘Não nos anunciem a verdade; inventem coisas que nos agradem.

A cura de feridas advêm de dentro para fora. Fora só o que aparece é a casca  o que sangra e causa necessidade, está  dentro do necessitado. Todos somos necessitados.

O Hospital ainda é a igreja. Mas o médico ainda é JESUS CRISTO !

O homem é só um  mero instrumento em suas mãos.

Valdir Carvalho – Cascavel-Pr, 24.11.2007

Autor: Valdir Carvalho


Artigos Relacionados


SolidÃo...

Quem Sou Eu...quem és Tu ?!

No Vale Terá Tura

Faces

DiÁrio De Um Depressivo

Brasil, Dilema De Um Povo Esquecido

TrÊs Sorrisos De Maria