Tecnologia Na Educação



A tecnologia na educação é a expressão que mais está adequada com os conceitos da Educação à distância, o que privilegia o uso de computadores, televisão, vídeo, rádio, satélite etc. na promoção da educação.

Falar em qualquer aspecto da educação nos dias de hoje obriga-nos a falar também de macro-fenômenos relacionados que marcam uma ruptura de paradigma. A globalização e a informatização caracterizam um novo tipo de sociedade, denominada sociedade da informação (ou do conhecimento). Filatro, 2003 p.35.

Atualmente é possível que um único professor dê sua aula no mesmo espaço de tempo e ela seja transmitida para todo o Brasil por um sinal via satélite, essa é uma das formas de usar a tecnologia na promoção da educação.

O que podemos afirmar é que a educação a distância não é apenas se transcrever apostilas para o meio eletrônico e fazer testes no final do módulo a fim de se testar o conhecimento adquirido.

O fato de estarmos falando de um meio eletrônico onde professor e aluno estão localizados em ambientes diferenciados não faz com que eles não possam se comunicar para tirar dúvidas no momento em que elas surgirem. O potencial os meios eletrônicos fazem com que isso seja possível.

Também há uma relação assíncrona onde o professor e alunos se relacionam em tempos diferenciados, o que pode ocorrer através de e-mail e fórum.

Mesmo sendo o material didático impresso a principal plataforma utilizada na Educação à distância, também são de extrema importância as outras mídias. Pode se dizer que o livro impresso está perdendo espaço para outras mídias.

Hoje o e-learning está presente grande quantidade dos cursos de EAD, e a videoconferência também faz parte dos cursos à distância. Além destas mídias também é bastante usado fazer download de materiais e tirar dúvidas em tempo real.

A educação à distância é cada vez mais medida pela tecnologia, o que faz com que o aluno desenvolva sua autonomia, o estudo sem a presença de professores e colegas faz com que o indivíduo desenvolva sua capacidade de aprender a aprender no processo de aprendizagem.

Isso faz com que o aprendiz ganhe confiança em si mesmo, na sua capacidade de aprender de maneira autônoma sem depender passivamente do professor.

A educação deve ser entendida como uma prática social capaz de dinamizar outros processos importantes para que se conquiste e se busque a construção de uma sociedade mais inclusiva.

Pois a Educação a Distância é uma forma de inclusão, das pessoas que por um ou outro motivo não puderam freqüentar a escola todos os dias, ou que tiveram que parar de estudar para entrar no mercado de trabalho e contribuir com a renda familiar.

Esta é uma maneira destas pessoas estarem compensando o tempo perdido e podendo ainda ter uma educação de qualidade para poder buscar algo melhor para sua vida profissional. Autonomia do aluno passa a ser um dos ideais da sua educação, onde o aluno deve ser estimulado no processo da produção do seu conhecimento de modo autônomo e inteligente.

O século XXI vem sendo marcado por características como a globalização e o surgimento de uma nova sociedade, a sociedade do conhecimento. Cenário este que traz transformações em todos os cenários da vida humana.

O processo tecnológico vai atuar como um facilitador do processo de educação a distância, onde professores e alunos não estão normalmente juntos fisicamente, na relação cara a cara, mais estão conectados pelas tecnologias.

Atualmente podemos contar com a educação presencial, semi-presencial e educação a distância. A presencial é onde professor e aluno estão juntos na sala de aula, o que podemos considerar o ensino convencional. No ensino semi-presencial parte acontece na sala de aula e outra parte a distância. Também nos ajuda a distinguir a educação on-line do chamado e-learning, cuja medição eletrônica pode ou não incluir uma conexão em rede.

Já na Educação a Distancia pode se ter ou não momentos presenciais, mais vai acontecer com professores e alunos separados fisicamente tanto no espaço quanto no tempo, mas ambos podem estar juntos através das tecnologias existentes.

O diferencial existente na Educação a Distancia na relação professor e aluno não são considerados convencionais, pois o ensino pode ocorrer também em espaço e tempo não compartilhado.

É comum ouvirmos dizer que na atualidade, a tecnologia invade nosso cotidiano esta maneira de pensar em uma sociedade tecnológica atrai um pensamento de maneira que nos deixam preocupados, como uma visão negativa e ameaçadora e deixa aflorar este sentimento de medo, aguçam a nossa imaginação como filmes de ficção cientifica imaginando a possibilidade de que se tornem realidade e principalmente vendo isso de forma dominada entre a natureza humana e a máquina, nos sentimos dominado por uma sociedade liderada por robôs e outros equipamentos mais sofisticados dotados com um alto grau de inteligência, ficando muito mais superior a inteligência humana.

Tecnologia na realidade não significa exatamente isso. Ao contrário ela está em todo o lugar, já faz parte de nossas vidas, e atividades mais comuns como dormir, comer, trabalhar, ler e conversar etc. A maneira com que nos deslocamos para diferentes lugares é possível graças às tecnologias a que temos acesso. As tecnologias estão tão próximas e presentes que nem percebemos estamos tão acostumados com elas e usamos da forma mais natural para nos facilitar nosso dia a dia, para citarmos alguns exemplos poderíamos dizer que os eletrodomésticos que temos em nossa casa representam uma parte desta tecnologia, até mesmo nossos alimentos industrializados e muitos outros produtos. Os acessos que temos a estas tecnologias eletrônicas de comunicação e informação trouxeram novas maneiras de viver de trabalhar e de se organizar socialmente elas alteram todas as nossas ações, as condições de pensar e representar a realidade e especificamente no caso particular da educação, a maneira de trabalhar em atividades ligadas a educação escolar.

Tradicionalmente a aprendizagem de informações e conceitos era tarefa exclusiva da escola. Os conhecimentos teóricos eram apresentados às crianças após o ingresso nas instituições de ensino e ao final de um grau de escolarização a pessoa podia se considerar formada e já possuía conhecimentos e informações suficientes para se iniciar ao mercado de trabalho.

O espaço de tempo era determinado, e ir a escola significava se deslocar até a instituição de ensino onde professores e alunos se encontravam para a tarefa de ensinar e aprender. As velozes transformações tecnológicas da atualidade impõem novos ritmos a tarefa de ensinar e aprender. É preciso estar em permanente estado de aprendizagem e adaptação ao novo, podemos perceber também que não podemos nos considerar uma pessoa totalmente formada independente do grau de instrução alcançado. Muitas são as informações as quais temos acesso sem ter que nos deslocarmos fisicamente até a instituição de ensino. As escolas virtuais oferecem vários tipos de ensinamentos on-line, além da possibilidade de estar informado por meio de interações com todos os tipos de tecnologias.

Hoje podemos dizer que o que se desloca é somente a informação e podemos comparar que este deslocamento é tão rápido quanto ao nosso pensamento, quer dizer que a informação se desloca em tempo real, sendo possível acessar por meio das tecnologias midiáticas de ultima geração. A velocidade com que podemos aprender e esquecer para poder inovar nossos conhecimentos, toda esta explosão de informações faz com que sempre buscamos novos desafios a serem superados e criar meios cada vez mais eficientes para armazenamentos e circulação de informações, através de softwares e programas.

Na educação as tecnologias eletrônicas de comunicação funcionam como importantes auxiliares, elas já se ocupam de muitas funções educativas, a maioria delas fora dos sistemas regulares de ensino. As pessoas de todas as idades que tem acesso ao computador e á internet utilizam esse recurso para se informar, trocar idéias, discutir temas específicos etc., por exemplo, nas instituições de ensino estas atividades informais são trabalhadas com fins distintos. As tecnologias digitais de comunicação e de informação como, por exemplo, o computador e o acesso à internet começam a participar das atividades de ensino realizadas nas escolas brasileiras de todos os níveis. Em algumas elas vem pela necessidade da importância educativa que esse novo meio possibilita, em outros casos vem através da pressão exercida pela sociedade de pais e da comunidade. A instituição de ensino ao assumir o uso das tecnologias digitais no ensino requer que ela esteja preparada para realizar os investimentos necessários em equipamentos e, sobretudo na viabilização das condições de acesso e de uso dessas máquinas, é preciso também que estejam interligadas em condições de acessar a internet e os demais sistemas e serviços disponíveis. Podemos considerar que estes equipamentos instalados de forma correta vêm a motivar funcionários, professores e alunos fazendo com que a escola seja um lugar onde a informação esta a disposição de todos. Com o acesso as redes, multiplicam-se as possibilidades educativas ampliam-se os espaços das escolas não apenas para acessar informações, mas também para comunicar, divulgar e oferecer informações de atividades realizadas na instituição. Uma das boas possibilidades educativas proporcionadas pelos meios eletrônicos é a de que a escola crie suas próprias redes locais, que possa ser acessada em todas as salas e outras dependências da instituição de ensino, dessa forma, a tecnologia possibilita o acesso imediato da comunicação entre diversos setores da instituição. Esta tecnologia também poderá estar interligada a diversas instituições de ensino do mesmo sistema escolar, pode também servir de articulação entre escolas e outras instituições locais como bibliotecas, arquivos e outros, além de proporcionar contatos com outras pessoas, grupos e associações regionais, estes espaços tornam possível a realização de atividades integradas e ampliam também a participação e a comunicação entre as instituições integradas, e pode garantir uma melhor eficácia administrativa no sistema de forma geral.

O acesso à internet possibilita a escola estar diretamente conectada com todo o mundo, a escola pode integrar-se ao universo digital para realizar diversos objetivos educacionais, para que isto seja possível à escola tem que se preocupar com a infra-estrutura adequada, como números de computadores suficientes e formas diversificadas de conectividade, seria o primeiro passo, depois temos que nos preocupar que tipo de aluno vai ter acesso a esses meios de comunicação, com que finalidade, ensinar computação ou ensinar com o auxilio do computador, questões como esta ajudam a escola refletir qual o propósito de ensino a resposta a esta indagação orienta a tomada de decisão para questões como que tipo de equipamentos deve adquirir que alterações curriculares acarretarão essas transformações, ou qual a formação será necessária aos professores que vão trabalhar com esses novos meios.

As respostas a estas indagações refletem em todas e demais decisões pedagógicas e administrativas da escola. Ao contrario dos equipamentos audiovisuais implantados no sistema educativo, a opção pelo ensino com o computador exige alterações significativas em toda lógica que orienta o ensino e a ação docente em qualquer nível de escolaridade.

O que se vê na prática escolar, nas escolas que já se utilizam os equipamentos tecnológicos de ultima geração, é que, apesar deles muita pouca coisa se alterou no processo de ensino. Em geral, as escolas permanecem com as mesmas propostas e grades curriculares, a mesma segmentação disciplinar dos conteúdos, a mesma carga horária dividida em aulas e a mesma divisão de alunos em grandes turmas, os professores por sua vez, utilizam as formas mais variáveis de ensino nessas condições, que são aquelas fortemente baseadas na fala, na exposição oral do conteúdo, seja pelo professor ou pelos alunos, em intermináveis e enfadonhos seminários, debates.

As novas tecnologias orientam para o uso de uma proposta diferente de ensino, com possibilidades que apenas começamos a visualizar. Não se trata, portanto, de adaptar as formas tradicionais de ensino aos novos equipamentos ou vice e versa. Novas tecnologias e velhos hábitos de ensino não combinam.

A nova lógica leva em consideração a utilização das novas tecnologias no processo de ensino, mas com perspectivas diferenciadas. È preciso primeiramente considerar e definir que tipo de educação se deseja desenvolver.

Embora as relações entre educação e tecnologia sejam um assunto intensamente discutido nos últimos anos, ainda se nota certa dificuldade em lidar com conceitos básicos como educação, ensino, didática, aprendizagem, instrução. Filatro, 2003, p45.

Conceitualmente o termo educação pode ser entendido como um processo de desenvolvimento humano ligado a sua integração social e cultural. Pois o ensino está relacionado com a orientação das pessoas para formar ou informar os indivíduos.

Essas transformações vêm afetar as produções culturais e sociais gerando impactos no perfil social e econômico do educando.

Educar em uma sociedade da informação significa muito mais que treinar as pessoas para o uso das tecnologias de informação e comunicação: trata-se de investir na criação de competências suficientemente amplas que lhe permitam ter uma atuação efetiva na produção de bens e serviços, tomar decisões fundamentadas no conhecimento, operar com fluência os novos meios e ferramentas em seu trabalho, bem como aplicar criativamente as novas mídias, seja em usos simples e rotineiros, seja em aplicações mais sofisticadas. Trata-se também de formar os indivíduos para "aprender a aprender", de modo a serem capazes de lidar positivamente com a continua e acelerada transformação da base tecnológica. Educação na sociedade da informação, 2000, p.45.

É importante ressaltar que a Educação a Distancia não vem substituir a educação presencial, são modalidades do mesmo processo, a EAD não vem concorrer com educação convencional, tendo em vista que esse não e o seu objetivo. A educação a distancia deve ser compreendida como um processo de formação humana, organizado e concretizado diferentemente da educação presencial, sobretudo no que diz respeito ao tempo e ao espaço destinado a essa modalidade de ensino.

CONCLUSÃO

Ao considerar os estudos realizados durante o curso, verificou-se a importância que a tecnologia vem desempenhando dentro da escola e na sociedade. Isso tem levado o ser humano cada vez mais se aprimorar do uso da tecnologia que vem surgindo dia a após dia. Embora esse contato entre tecnologia e educação venha sido debatido nos últimos anos, isso faz com que o individuo venha desenvolver sua capacidade intelectual, sua cultura, suas idéias, sua formação humana dentro da educação a distancia. Esse crescimento faz com que as pessoas iniciem seu aperfeiçoamento e aprimoramento das novas ferramentas tecnológicas que surgem no mercado de trabalho e educação.

REFERÊNCIAS

FILATRO, Andréa. Desing instrucional contextualizado; educação e tecnologia. São Paulo: Senac, 2004.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologia e ensino presencial e a distancia. Campinas, SP: Papirus, 2003.

MARTINS, Onilza Borges. Fundamentos da educação a distancia. Curitiba: IBPEX, 2005.

PRETI, Osni. Educação a Distancia: ressignificando práticas. Brasília: Líber Livro, 2005.

Educação na Sociedade da informação, Brasília, 2000.


Autor: Danilo Saraiva Saraiva


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