Coaching – Ensaios: Pecado e Virtude, Quaestio IX “Da Vontade”.



O que move a “Vontade”?

A vontade é movida por um corpo “celeste”? (artigo v)

PARECE QUE A “VONTADE” HUMANA É MOVIDA POR CORPO CELESTE.
Com efeito, todos os movimentos variados e multiformes se reduzem como a sua causa, ao movimento uniforme, que é o movimento do céu, conforme prova o Livro VIII da Física.

Ora, os movimentos humanos são vários e multiformes, e começam sem antes terem existido, logo, se reduzem ao movimento do céu como a causa, pois este é por natureza uniforme.

Além disso, segundo “Agostinho”: OS CORPOS INFERIORES SÃO MOVIDOS PELOS CORPOS SUPERIORES.

Ora, os movimentos do corpo humano, que são causados pela vontade, não podem ser reduzidos ao movimento do Céu como a sua causa, a não ser que a vontade também fosse movida pelo céu.

LOGO, O CÉU MOVE A VONTADE HUMANA.

Ademais, ao observarem os corpos celestes, os astrólogos prenunciam algumas verdades referentes ao futuro dos atos humanos que são provenientes da vontade.

LOGO, A VONTADE HUMANA É MOVIDA PELOS CORPOS CELESTES.

(...) Pelo modo, porém, que a vontade é movida, quanto ao exercício do ato, por um agente exterior, alguns afirmam que “os corpos celestes diretamente influenciam a vontade humana”.

(...) Devido a isso, “Aristóteles” no livro a Alma, atribui a opinião dos que dizem que “A VONTADE DOS HOMENS É TAL QUAL DETERMINA DIARIAMENTE O PAI DOS DEUSES E DOS HOMENS, ISTO É, JUPITER, QUE SIGNIFICAVA “TODO CÉU” AOS QUE AFIRMAVAM QUE O INTELECTO NÃO ERA DIFERENTE DO SENTIDO.

Todas as potências sensitivas, sendo atos dos órgãos corpóreos, por acidente poderão ser movidas pelos corpos celestes, quando estes movem os corpos dos quais são atos. Mas como foi dito que o apetite “intelectivo” é de certo modo movido pelo apetite “sensitivo”, isso indiretamente implica o movimento dos corpos celestes na “vontade”, enquanto pelas “paixões” do apetite sensitivo a vontade costuma ser movida.

De “primeiro”, portanto, deve-se dizer que os multiformes movimentos da vontade humana reduzem-se a uma causa uniforme, superior ao intelecto e à vontade. Mas isso não se pode dizer de um corpo, e sim de uma substância superior e imaterial. Portanto, “não é preciso” que o movimento da vontade seja reduzido ao movimento do céu como sua causa.

De “segundo”, deve-se dizer que os movimentos corporais humanos reduzem-se ao “movimento do corpo celeste como a sua causa”, enquanto a disposição dos órgãos ao movimento procede de certo modo da influência do corpo celeste; e enquanto também o apetite sensitivo é movido pela influência dos corpos celestes; e finalmente, enquanto os corpos exteriores são movidos segundo o movimento dos corpos celestes, por cuja ocorrência a vontade começa a querer ou a não querer algumas coisas, por exemplo, quando chega o frio alguém começa a querer acender o fogo. MAS ESTA MOÇÃO DA VONTADE QUE PROCEDE DO OBJETO EXTERIOR QUE SE FAZ PRESENTE, NÃO O INSTINTO INTERIOR.

De terceiro, deve-se dizer que, o apetite “sensitivo” é o ato de órgão corporal. Donde nada impedir que por influência dos corpos celestes alguns sejam dispostos à “Ira” ou a “Concupiscência” ou alguma paixão semelhante, devido à índole natural.

MUITOS HOMENS, COM EFEITO, SEGUEM AS PAIXÕES, AS QUAIS SOMENTE OS SÁBIOS RESISTEM...

POR ISSO, MUITAS VEZES, REALIZAM-SE AS “PREVISÕES” DOS ATOS HUMANOS CONHECIDOS PELA “OBSERVAÇÃO DOS CORPOS CELESTES”.

Todavia como disse “Ptolomeu”:

OS SÁBIOS DOMINAM OS ASTROS, ISTO É, PORQUE RESISTINDO ÀS PAIXÕES, IMPEDEM PELA VONTADE LIVRE E NÃO SE SUJEITAM AO MOVIMENTO DOS CORPOS CELESTES.

Ou como “Agostinho”:

Quando os astrólogos dizem algo verdadeiro, o que dizem em virtude de um ocultismo instinto que impressionam as mentes humanas sem sabê-lo. Mas, quando isso é feito para enganar os homens, é ação de espíritos sedutores.


CONCLUSÃO:

ENFIM TEMOS UM SÓLIDO CAMINHO PARA EDIFICARMOS A EVOLUÇÃO DO PRESENTE ENSAIO SOBRE O PECADO E A VIRTUDE, SOBRETUDO TIJOLO A TIJOLO, FUNDAMENTANDO A RELEVÂNCIA DA “ASTROLOGIA” PARA O ESTUDO DO SER. PODEMOS A PARTIR DO EXPOSTO ENTENDER QUE HÁ INFLUÊNCIA DO MACROCOSMO (UNIVERSO) SOBRE O MICROCOSMO (SER), SOBRETUDO EM SUA MANIFESTAÇÃO, EXPRESSÃO E INTERPRETAÇÃO NO SENTIDO LATO.

FINALMENTE, NÃO SE PERCA DE VISTA QUE ESTOU TRAZENDO A LUME, OS ESCRITOS DA ÉPOCA DE 1.200 d.C, SOBRETUDO RESULTADO DE MUITO ESTUDO, DISCUSSÃO E QUE SOBREVIVEM ATÉ O PRESENTE MOMENTO SOB A ÉGIDE DA IGREJA CATÓLICA E DO CRISTIANISMO...


REFERÊNCIAS:
Alquino, Tomas de (Santo), Suma Teológica, Editora Loyola, São Paulo

 


Até breve,

o autor, kohen, 33 :::

"Permanecemos desconhecidos no mundo para que as nossas obras sejam duradouras e perenes". Louis Claude de Saint Martin


Autor: Francis Delgado Tavares


Artigos Relacionados


Mudanças Na Ortografia Da Língua Portuguesa A Partir De Janeiro 2008

O Que é “levar A Vida”?

Resumindo A Vida

Carolina - A 'baiana' De Paquetá

Pérolas Políticas

Da Sensação Do Místico

Procura-se Um Marido