PROJETO POESIA NAS NOSSAS VIDAS
PROJETO POESIA NAS NOSSAS VIDAS
DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
PROFESSORA:WANDA MARIA
PROJETO APRENDENDO COM POESIA
1. JUSTIFICATIVA
O contato com a poesia sempre esteve presente em nossas vidas, seja nas cantigas de roda, nas parlendas, nos trava-línguas e nas adivinhas da nossa infância ou nos bilhetinhos, frases de amor nas agendas ou músicas que ouvimos na adolescência. Para muitos de nós a poesia vai-se perdendo com o passar dos anos e alguns culpam a escola por essa perda. No entanto a escola pode e deve ser um lugar...
Poesia nas nossas vidas trabalhará a fala, a leitura e a escrita por meio de poemas e atividades de pesquisas, análises, interpretações, exposição de ideias, composições, re-escrita e re-estruturação, onde o aluno poderá expor suas emoções através dos recursos tão expressivos da linguagem poética.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Os princípios teóricos que norteiam nosso trabalho literário em prosa, na sala de aula, estão pautados na teoria sócio interacionista da linguagem. Na concepção de Bakhtin, a linguagem é analisada a partir da interação entre os indivíduos dentro de uma prática social; a língua não é apenas um amontoado de palavras, nem é individual, mas acontece através da interação verbal, abrangendo todo o conhecimento que o locutor possui do interlocutor (destinatário), na sua responsividade e no diálogo, dentro de um sentido mais amplo, seja na fala (quem fala, fala para alguém e com alguém), na leitura (quem lê, decodifica, compreende, interpreta e apreende algo) e na escrita (o que se escreve responde a alguma coisa, pois confirma, discute ou propõe algo a um grupo social).
Bakhtin (1992, p. 123) coloca que “o discurso escrito é de certa maneira integrante de uma discussão ideológica em grande escala: ele responde a alguma coisa, refuta, confirma, antecipa as respostas e objeções potenciais, procura apoio, etc.”
3. REFERÊNCIAS
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1992. Diretrizes Curriculares
De Língua Portuguesa Para Educação Básica.
4.RESUMO DO PROJETO: POESIA NAS NOSSAS VIDAS
Porém o contato com a poesia sempre esteve presente em nossas vidas, seja nas cantigas de roda, nas parlendas, nos trava-línguas e nas adivinhas da nossa infância ou nos bilhetinhos, frases de amor nas agendas ou músicas que ouvimos na adolescência. Para muitos de nós a poesia vai-se perdendo com o passar dos anos e alguns culpam a escola por essa perda.
No entanto acreditamos, que a escola pode e deve ser um lugar onde a aproximação com a poesia aconteça concretamente, permitindo ao aluno, conhecer autores e estilos, reavivando a capacidade de olhar e ver o que é a essência do poético, através de atividades que permitam uma compreensão maior da linguagem poética e lhe dê condições para que ensaie seus próprios passos em poesia, aluno poderá expor suas emoções através dos recursos tão expressivos da linguagem poética.
O vento passa
O vento passou e me
Trouxe flores.
Na segunda vez trouxe
um amor.
Na terceira me fez feliz.
Na quarta vez me trouxe
um anjo.
Na quinta vez me trouxe amor dentro do meu
coração.
Aluna:Thalita Fernandes da silva
5ª ano C
O carro
Eu sou carro
Sou de muito serventia
Sou de muita valia
Sou bonito, sou veloz
Sou de todas as cores
Tenho até retrovisores
Sou valente
Transporto muita gente
Minha vida é estrada
Gosto de velocidade
Mais comigo tem que tomar muito cuidado
Sou transportador, com muito valor
Tomo chuva tomo sol
Pra mim não tem tempo ruim
Sou muito inteligente
faço muita gente contente.
Aluna: Sthefany da Silva
5ª ano C
A graça de Deus
Lá vai a graça voando com as
Penas que Deus nos deu
Contando pena por
Pena mas pela graça que
Sou eu.
Aluna: Vivian Siqueira B. Pinto
5ª ano C
Autor: Wanda Gaspari
Artigos Relacionados
Cenas De Uma Guerra
EssÊncia
Ao Toque De Deus
Desejo De Deus
Tpm
Despedida De Um Amigo
Constatação