O Ano mundial da física: mini-curso sobre o centenário de einstein

Introdução

A contribuição de Einstein foi um passo dentro de uma fase de complexa evolução da Física, que dependeu dos trabalhos de muitos pesquisadores e que atingiu um amadurecimento no ano de 1905, permitindo o surgimento dos seus trabalhos. As idéias de Einstein, como a Teoria da Relatividade e o Efeito Fotoelétrico, integram o campo da Física chamado Física Moderna, onde essa fase teve início a partir de 1900.

Como os trabalhos do físico alemão Albert Einstein foram de grande importância na história da Física Moderna, no ano de 2001 as sociedades de física de todo o mundo propuseram que 2005 fosse considerado o Ano Mundial da Física, ano esse que comemorou o centenário da publicação dos trabalhos de Einstein.

Considerando que o Ano Mundial da Física teve um impacto significativo no Brasil e no Mundo, foi desenvolvido um mini-curso direcionado para os alunos da terceira série do ensino médio, do Complexo Educacional de Ensino Fundamental e Médio Governador Edison Lobão (CEGEL). Nesse mini-curso, foi realizado um estudo acerca do Efeito Fotoelétrico e da Teoria da Relatividade, com a finalidade de discutir essas teorias de maneira bem simples sem desenvolver os cálculos matemáticos que embasam ambas. E foi feito também uma apresentação biográfica mostrando a importância de Einstein na ciência e na política, onde ele lutou incansavelmente por ideais pacifistas, principalmente após a terrível Segunda Guerra Mundial. Entretanto, o objetivo principal desse trabalho foi incentivar os alunos a interessar-se pela ciência, mostrando a estes as contribuições da física para a construção da visão de mundo e suas relações mútuas com as demais áreas do conhecimento.

Resultados e Discussão

O mini-curso concentrou-se em apresentar aos alunos participantes, informações e estudos referentes ao Efeito Fotoelétrico e a Teoria da Relatividade, desenvolvidos por Albert Einstein, os quais completaram cem anos de criação. Além disso, foram feitos também um estudo biográfico de Einstein, uma apresentação de vídeo sobre os temas Eletricidade, Magnetismo e Eletromagnetismo, e aplicação de uma atividade para verificação de aprendizagem.

O público participante foi composto de trinta e três alunos da 3ª série do ensino médio do Complexo Educacional de Ensino Fundamental e Médio Governador Edison Lobão (CEGEL) e professores convidados, onde para estes foram entregues apostilas contendo todo o conteúdo programático do mini-curso. No primeiro momento do mini-curso foi feita uma apresentação biográfica de Einstein. Seu país de origem, quando começou a demonstrar interesse pelos mistérios da natureza, sua vida como estudante, pesquisador, pai e político ativo. No segundo momento, foram expostos os temas: Efeito Fotoelétrico e Teoria da Relatividade.

No mini-curso ministrado estudou-se acerca do Efeito Fotoelétrico, os problemas que tal fenômeno apresentava e como estes foram resolvidos por Einstein. Além disso, foram dados exemplos de aplicações práticas de tal efeito aos alunos. Logo depois, fez-se um estudo inicial sobre a teoria relativística galileana, anterior à de Einstein e, em seguida, acerca da teoria da relatividade, sendo esta dividida em duas partes: TRR (teoria da relatividade restrita) ou TRE (teoria da relatividade especial), que estuda os movimentos em alta velocidade e na ausência de campo gravitacional, e sobre a TRG (teoria da relatividade geral) que estuda os efeitos das massas na deformação do espaço que as rodeia.

Durante a exposição dos temas, Efeito Fotoelétrico e Teoria da Relatividade, alunos e professores participaram de forma satisfatória fazendo questionamentos e até mesmo debates entre os colegas. No último momento do mini-curso, os alunos participantes resolveram uma atividade referente à Teoria da Relatividade, e assistiram a um vídeo sobre aplicações práticas dos temas: Eletricidade, Magnetismo e Eletromagnetismo. E, finalmente, ao final de todos os trabalhos foram distribuídas fichas aos alunos onde eles puderam fazer críticas e sugestões sobre o evento realizado, como também a entrega do certificado referente ao mini-curso.

Conclusão

O mini-curso teve como objetivo primordial incentivar o interesse dos estudantes do colégio (CEGEL), pela ciência, de maneira cooperativa, mobilizando não somente os alunos, como também os professores, coordenadores pedagógicos, diretores e participantes convidados.

Apesar da impossibilidade em estender os temas abordados, devido ao tempo, o trabalho desenvolvido no mini-curso foi bastante significativo, pois despertou também o interesse dos alunos para outros temas como, por exemplo: astronomia, cosmologia, astrofísica e outros. Tal fato demonstrou que assuntos relacionados à Física Moderna e suas ramificações não se restringem apenas ao ensino superior, mas avança de forma sistemática e dinâmica no ensino médio.

A experiência vivenciada no mini-curso demonstrou que atividades simples com objetivos bem definidos podem contribuir satisfatoriamente no aprendizado, seja para alunos de escolas públicas ou privadas. Trabalhos como este, em parceria entre escolas e universidades, devem ser estimulados pelos professores permitindo que as IES (Instituição de Ensino Superior) interajam diretamente com o ensino básico.

Agradecimentos

Os autores agradecem a Universidade Federal do Maranhão, ao Complexo Educacional de Ensino Fundamental e Médio Governador Edison Lobão (CEGEL) por ceder espaço para a ministração do mini-curso, e aos professores Fábio Henrique Sales e Ivone Lopes Lima.

Referências

EISBERG, R. M. Fundamentos da Física Moderna. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1979. p. 643.

FONTES, Carlos. Marcos e Figuras da Ciência Moderna. Disponível em: <http://afiloso  fia.no.sapo.pt/MARCOS.htm>. Acesso em: 22 agosto 2005.

GENTILE, Paola. A Revista do Professor Nova Escola, São Paulo: Abril, nº 181, p.65, Abril, 2005.

HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; KRANE, K.S. Física 2. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1996. p.289.

Autor: Fábio Sales