DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM



ESCOLA MUNICIPAL – ROBERTO JOSÉ FERREIRA – PROJETO DE PESQUISA


DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM
NA 3ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL.







CLEIDE CRISTINA GARCIA RIBEIRO DA SILVA.







ORIENTADORA COORDENADORA: SIMONE SCALZER











TIPO DE PESQUISA:

( X ) Exploratória


CLEIDE CRISTINA GÁRCIA RIBEIRO DA SILVA










DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM NA 3ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL.




















NOVA MONTE VERDE – MT
DEZEMBRO/2008

1 – RESUMO

A proposta deste trabalho é identificar os problemas enfrentados por professores ao lecionar uma 3ª série, principalmente nas escolas públicas, pois muitas vezes a escola se depara com a problemática falta de material didático adequado, pois nem sempre as verbas são suficientes, um material mais adequado e atrativo que introduza a reflexão sobre temas presentes na sociedade, os professores se queixam de que os conteúdos propostos nos atuais livros didáticos, pouco, ou nada têm a ver com a realidade dos alunos, o que acaba provocando conseqüentemente desestímulo para o aprendizado. A aprendizagem das séries iniciais é de extrema e fundamental importância para o crescimento e inserção do ser humano no mundo globalizado em que vivemos. Falar de limites nos dias de hoje é também vislumbrar o que se faz vivendo os limites e as limitações vividas na possibilidade de atuação nessa área. É falar de sucessos e insucessos. Geralmente só compartilhamos os sucessos, mas os insucessos também levam ao crescimento. Hoje a escola precisa se reestruturar se reorganizar, fato este que vem ocorrendo, para poder atingir sua meta, pois é missão da escola oferecer aos alunos um ensino de qualidade com respeito e equidade, garantindo participação ativa da comunidade escolar através de um trabalho realizado com ética e inovação e esse pressuposto vai partir do professor, e da ajuda dos pais, contribuindo para um bom aprendizado de excelência, estimulando a criatividade, buscando inovar as ações nas soluções de problemas, pois é dever da escola oferecer um ensino de qualidade na comunidade, só assim nossos alunos terão um desempenho elevado, de qualidade, dentro dos seus limites e possibilidades.










2 – INTRODUÇÃO

As dificuldades de aprendizagem se constituem como uma das áreas mais complexas de se conceituar em decorrência da variedade de teorias, modelos e definições que visam esclarecer o problema. Logo, a heterogeneidade referida confere, por si só, grande complexidade ao estudo de tais dificuldades que, somada à realidade educacional brasileira, torna-se um grande desafio não só àqueles que fazem parte do sistema educacional, mas à sociedade como um todo.
Sabemos que o desencontro entre as expectativas dos alunos em aprender e a realidade que enfrentam, parece gerar uma situação desfavorável de ensino, na qual predomina um sentimento de desencanto e de fragilidade perante o que deve ser aprendido. É evidente que essa inquietação impulsiona a busca por estudos e propostas que reverta o resultado do trabalho com essas disciplinas.
Existe também outra problemática quando o professor não esta apto, não tem jogo de cintura, e ai vem um dos grandes desafios dos últimos tempos é a arte de saber como educar, pois muitas vezes as crianças já vêm para a escola cheia de vícios, indisciplinados, o que acaba sendo uma árdua tarefa para o professor, pois o primeiro passo é o de impor limites e possibilidades para que o aprendizado seja eficiente e eficaz.
As pessoas são alfabetizadas, porém não possuem letramento das leituras e escritas que produzem, lêem quase que mecanicamente e possui muitos erros ortográficos, porque geralmente essas pessoas apenas decodificam os símbolos daquilo que lêem ou escrevem. Não sabem compreender e elaborar a linguagem e fazer uso social dela em várias situações da vida prática.

Para aprender, é preciso receber a informação e digeri-la em pedaços compreensíveis, a ser incorporados ao corpo do conhecimento já existente. (Içami Tiba, pág. 122).


O objetivo desta pesquisa é buscar, através de fontes bibliográficas, que o ensino das séries iniciais, com vistas à formação do sujeito crítico, requer a compilação de materiais que sejam mais significativos para determinados grupos de alunos, que apresentam características e interesses específicos. Estes materiais devem se centrar, num primeiro momento, na realidade local do aluno para posteriormente levá-lo a conhecer outras realidades.
Os planejamentos também devem ser muito bem feitos, para que a leitura e a escrita seja de forma interpretativa, para que esses alunos da terceira série do ensino fundamental superem todas as dificuldades de aprendizagem através das possibilidades aqui apresentadas.



3 - JUSTIFICATIVA:


A aprendizagem das séries iniciais é de extrema e fundamental importância para o crescimento e inserção do ser humano no mundo globalizado em que vivemos. Família e escola: ambas devem caminhar juntas, é preciso estar em sintonia, tanto na comunidade familiar, como na comunidade escolar, para que então possamos nos deparar a cada momento com o entrelaçamento de aprendizagem e afetividade, pra que seja possível compreender os outros e agir com eficiência. Para isso o fundamental é sentir amor e respeito por si mesmo e pelos outros.
Mas para que isso aconteça é necessário uma boa disciplina, não tem outro jeito, temos que colocar limites dentro das possibilidades e quando se trata desse assunto as famílias e as escolas em algumas situações não sabem o que fazer, e sentem-se completamente desorientadas, é preciso caminhar juntas, buscar soluções, pois ambos os lugares tanto por parte dos pais como dos professores existe uma queixa quanto ao comportamento das crianças, sendo que essa torna-se cada mais precoce, o que não deixa de ser um problema quanto ao aprendizado da criança, pois ela não obedece regras.
O processo de alfabetização continua sendo um desafio na área da educação, porém, ela é fundamental e necessária para construir cidadãos ativos na sociedade, e esse aprendizado deve ocorrer na escola de forma planejada e sistematizada. Sabe-se que a escola dá continuidade ao processo de alfabetização da criança que já vem sendo alfabetizada em casa. Esses processos devem ser vistos pelo professor que deverá trabalhar com esses conhecimentos trazidos pelo aluno, utilizando textos voltados para a formação de cidadão crítico, que posteriormente virá exercer cidadania com plena consciência de seus deveres e direitos.



4 - OBJETIVOS
Geral: O objetivo da presente pesquisa foi o de verificar possíveis correlações entre a dificuldade de aprendizagem na leitura e escrita, nas situações matemáticas e também nos limites e possibilidades de disciplina e o autoconceito geral, pessoal, familiar, escolar e social de um grupo de crianças da 3ª do ensino fundamental de uma cidade do Estado de Mato Grosso.

Específicos:

* Minha proposta tem como foco principal a realidade vivenciada na escola e da comunidade;
* É importante que o professor esteja ciente de seu papel na hora da aprendizagem da escrita e da leitura, trabalhar com textos para ensinar a importância de se saber ler e escrever. Desse modo, o professor deve trabalhar desde cedo com a leitura reflexiva, levando textos que interessem aos alunos.
* Utilizar a leitura e a escrita como forma de interação, por exemplo, para informar, convencer, solicitar ou emocionar.
* O ensino da Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental deve levar em consideração a importância de um adequado desenvolvimento do pensamento lógico matemático, privilegiando a compreensão e o desenvolvimento de habilidades e competências.
* Os professores devem buscar e relacionar o conceito matemático com atividades lúdicas, para que a aprendizagem seja concreta e significativa.
* A disciplina escolar é um conjunto de regras que devem ser obedecidas tanto pelos professores quanto pelos alunos para que o aprendizado escolar tenha êxito.


5 - METODOLOGIA

Saliento, em primeiro lugar, que os fundamentos aqui expostos não esgotam o tema da leitura e escrita do ensino.
A aprendizagem é um aspecto relevante na vida do ser humano, no entanto, os estudos têm constatado várias dificuldades ocorridas durante o processo de escolarização. Considerando que a escrita e a leitura é uma das formas de linguagem mais requisitadas pela escola e se constitui como elemento básico para a avaliação escolar.
O trabalho será desenvolvido em etapas sistematizadas, na qual primeiramente, é trabalhada a concepção de escrita e leitura como um instrumento de ensino aprendizagem da língua. O segundo ponto é a aquisição dessa prática pedagógica, ou seja, desenvolver as habilidades de ler e escrever.
Para que esse processo se efetive, há que se enfatizar o processo de formação do professor em práticas letradas, destacando:
1) investigar as práticas sociais que fazem parte do cotidiano do aluno, adequando-as à sala de aula e aos conteúdos a serem trabalhados;
2) planejar suas ações visando ensinar para que serve a linguagem escrita e como o aluno poderá utilizá-la;
3) desenvolver no aluno, através da leitura, interpretação e produção de diferentes gêneros de textos, habilidades de leitura e escrita que funcionem dentro da sociedade;
4) incentivar o aluno a praticar socialmente a leitura e a escrita, de forma criativa, crítica, autônoma e ativa, já que a linguagem é interação e, como tal, requer a participação transformadora dos sujeitos sociais que a utilizam;
5) reconhecer daquilo que o educando já possui de conhecimento empírico, e respeitar, acima de tudo, esse conhecimento;
O processo de alfabetização continua sendo um desafio na área da educação, porém, ela é fundamental e necessária para construir cidadãos ativos na sociedade, e esse aprendizado deve ocorrer na escola de forma planejada e sistematizada. Sabe-se que a escola dá continuidade ao processo de alfabetização da criança que já vem sendo alfabetizada em casa.. Esses processos devem ser vistos pelo professor que deverá trabalhar com esses conhecimentos trazidos pelo aluno, utilizando textos voltados para a formação de cidadão crítico.
Quanto aos conceitos matemáticos, visam à importância desse estudo se justifica pela necessidade urgente de apresentar subsídios, aos professores de Matemática, para a elaboração de recursos pedagógicos que objetivem a superação das dificuldades de aprendizagem em Matemática, o desenvolvimento inapropriado nos primeiros níveis educacionais contribui na aparição das dificuldades de aprendizagem acadêmica do conceito de números e das operações aritméticas, muitas vezes insuperáveis, contribuindo com o elevado índice de evasão escolar.
As crianças devem ser mais exploradas em conceitos matemáticos desde a fase pré-escolar, para que não cheguem a 3ª série do Ensino Fundamental, sem estar preparada para os cálculos, mas significativos de cada etapa a ser percorrida.
Existe, no Brasil, uma crescente preocupação com o baixo desempenho dos alunos na disciplina de Matemática, o desenvolvimento inapropriado nos primeiros níveis educacionais contribui na aparição das dificuldades de aprendizagem acadêmica do conceito de números e das operações aritméticas, muitas vezes insuperáveis, contribuindo com o elevado índice de evasão escolar.
O ensino da Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental deve levar em consideração a importância de um adequado desenvolvimento do pensamento matemático, privilegiando a compreensão e o desenvolvimento de habilidades e competências.
Para tanto ensinar matemática para uma criança pressupõe a nós educadores perceber que ela não tem e nem domina os mesmos conceitos que nós adultos já nos apropriamos.
Em relação aos limites e disciplinas da turma aqui relacionada, posso concluir que, Vivemos hoje um mundo conturbado onde os padrões de comportamento, bem como os limites nas relações interpessoais se perderam pelo caminho e surgiram sujeitos com mais direitos do que deveres, mas liberdade do que responsabilidade. Isso reflete no ambiente escolar, onde os professores de maneira geral perderam autoridade quanto a sua função de educar e ensinar.
No papel de educadores, tanto os professores como os pais não podem se ausentar da tarefa de introduzir os limites necessários para que as crianças possam se desenvolver e se situar no mundo adequadamente.
As crianças não precisam de "amigos" e nem de "tios", elas precisam de pais e de professores que não confundam autoridade com autoritarismo e possam exercer suas funções com segurança e sem culpa.
A importância do não deve iniciar desde o nascimento, apartir daí começa o estabelecimento de regras, e a criança já começa desde cedo a obedecer estas regras, isso vai refletir na sua formação acadêmica, desde sua inserção na escola, contribuindo assim para um bom aprendizado, pois ela será aquela criança obediente, educada, aprendendo dentro dos limites e possibilidades.
Como bem sabemos, o aluno é construtor de seu conhecimento, e da sua aprendizagem. Segundo Tiba (1996, p. 119) "o aluno também é peça chave para a disciplina e sucesso do aprendizado".
A indisciplina possui um grande impacto negativo sobre o processo de ensino e aprendizagem. A indisciplina tira dos educandos, a submissão às regras e normas da convivência na escola, e no meio social, quando colocadas por seus pais e professores, para levá-los com segurança ao conhecimento.
O educando precisa ter consciência que todas as matérias escolares têm sua importância e que são necessários dedicação e compromisso vindos de sua parte. Isso ela já vai aprendendo desde sua primeira série. O educador desempenha sua função, mas ele sozinho não conseguirá fazer milagres, o educando precisa ter consciência da dimensão da importância de se estar compromissado com a construção do saber. Temos a mania de culpar terceiros pelo insucesso de nossas crianças na escola, mas é preciso lembrar que o aluno é responsável também, se ele não quer não tem interesse, não tem disciplina, não se respeita, não respeita aos colegas e nem aos professores, a escola neste caso não pode obrigar este aluno a nada, pois todos sabem que existe o livre-arbítrio, ninguém pode ser obrigado a fazer o que não quer.

5 - CRONOGRAMA

Ações
F.
M.
A.
M.
J.
J
A.
S.
O.
N.
D.

1 - Planejamento
X
X

2 – Coleta de dados

x
x
3 - Análise e interpretação dos resultados
x
X
4 – Redação dos relatórios
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x
x
X
5 – Entrega do Projeto
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6 – CONCLUSÃO

Sei que não existe uma fórmula mágica, uma receita pronta, quanto à maneira de ensinar, e sim estratégias, na qual temos que por em prática, essa foi missão que escolhemos a de educar que é colocar para fora o potencial humano e oferecer um ambiente propício ao desenvolvimento das potencialidades. Não há outra forma de contribuir com nossos alunos que não seja a de desenvolver seu gosto por aprender sempre mais e melhor, tornado-se, lentamente, responsável por sua aprendizagem, que tem por base a persistência e a reflexão.
Os professores não devem esquecer que o amor, carinho, compreensão, dedicação, respeito e vontade, são fundamentais para que o aluno se sinta acolhido, e motivado para a sua aprendizagem, não esqueçamos que nós podemos fazer a diferença.
Não se desanimar, persistir na tentativa, renovar os esforços mais uma vez. Apelar para todas as ferramentas necessárias para tornar realidade um propósito que é difícil alcançar, mas para qual é imprescindível se encaminhar.
7 – REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

TIBA, Içami, Disciplina, limite na medida certa. 67ª Edição, Revisada e atualizada. São Paulo: Editora Gente, 1996.
CURY, Augusto Jorge, Pais Brilhantes, Professores Fascinantes. 3ª Edição, Rio de janeiro, Editora Sextante, 2003.
CURY, Augusto Jorge, O Mestre dos Mestres. (Análise da Inteligência de Cristo; v. 1) 1ª Edição, Rio de janeiro, Editora Sextante, 2006.
CURY, Augusto Jorge, 12 Semanas para mudar uma Vida. 2ª Edição, São Paulo, Editora Academia de Inteligência, 2007.
AMARAL, Dejanira Rodrigues P. M. O Desenvolvimento Lógico-Matemático em Crianças de 0 a 5 anos (Coleção Educação Infantil), Editora Pro-Infanti, 2008.





Autor: cleide garcia


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