Escola Ciclada e a Avaliação no Dia-a-dia



Até o momento à avaliação na escola seriada submete o aluno a memorização sem se preocupar com a efetiva aprendizagem, mas já há algum tempo, vem recebendo ataques consecutivos, visto que a avaliação de cunho decorativo, onde o professor faz questões para ouvir exatamente o que disse em aula ou o que está escrito no livro não tem trazido nenhum resultado satisfatório no cotidiano do aluno e para a sociedade. Esse resultado, de longa tradição pedagógica, tem levado estudiosos a uma profunda reflexão da forma de organização dos currículos escolares e da prática metodológica dos professores, na busca de uma efetiva aprendizagem e de como a avaliação pode ser parte desse processo

Atualmente a educação precisa acompanhar o dinamismo da sociedade moderna. A Proposta da Escola Ciclada representa uma tentativa no sentido de reverter à grave questão educacional que se traduz, principalmente em evasão e repetência. Estes são problemas que se tornam crônicos em nosso país.

Diante dos fatos, não poderíamos continuar avaliando a aluno tendo como parâmetro um único instrumento. Afinal a construção do conhecimento não ocorre em um momento específico. Uma avaliação constante oferece maiores possibilidades de retratar a aprendizagem do aluno com fidelidade, visto que, o professor utiliza vários caminhos para chegar a uma conclusão.

Por outro lado, o sucesso da Escola Ciclada depende de uma política educacional que atinja, principalmente, o professor, pilar da transformação investindo em formação continuada em serviço, pois uma parte significativa dos educadores tem consciência da necessidade de mudança, mas, ao mesmo tempo sentem-se perdidos diante de uma nova proposta.

A Escola Ciclada, no projeto, é muito interessante por se mostrar revolucionária, mas o que observamos na realidade ainda está longe do idealizado.

Surge então uma pergunta: De que modo vamos mediar a aprendizagem nos ciclos de formação humana, onde a interação em sala de aula seja um momento de troca de experiências e aprendizagem? Se os professores ainda não trabalham e não tem formação nessa perspectiva? Hoje muito se fala que os professores são agentes de transformação e mudança em nossa sociedade, portanto nada mais justo do que oferecer a eles formação continuada que lhes permitem refletir sobre sua prática.

Referimo-nos aqui a cursos contínuos que abordassem temos relacionados a avaliação a partir de metodologias que motivem os alunos,  dariam ao professor a oportunidade de fazer uma auto-avaliação de sua prática com vistas a excluir o que não deu certo e aprimorar o que rendeu bons resultados. Além disso, a troca de experiências é algo fundamental na medida em que permite ao professor comparar a sua prática com a dos demais.

A avaliação só deixará de ser vista como um corpo estranho para se tornar parte integrante da aprendizagem, se for entendida como ferramenta de auxilio para definir ou redefinir os caminhos a serem trilhados para chegar à aprendizagem. O que representa um desafio na tentativa de mudar o conceito que se tem da avaliação nos molde da educação tradicional.

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Autor: Sueli Ap. Souza Garcia


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