PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA ESCOLA



 

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA ESCOLA

 

 Planejamento estratégico.

TÍTULO: O Planejamento na Unidade Escolar Municipal Susana Rocha

ALUNO (A): Raquel Mara Alves de Sousa

 

 

INTRODUÇÃO

 

Uma grande maioria de instituições de educação tem desenvolvido esforços no sentido de formular e implementar o planejamento estratégico como forma de lidar com as constantes mudanças que ocorrem em nossa sociedade, com a intenção de contribuir para o desenvolvimento da mesma.

O planejamento estratégico dentro de uma instituição procura reduzir a distância entre o pensar e o agir estratégicos presente na gestão dessas instituições. Estamos inseridos num contexto de mudanças intensas que muitas vezes surpreendem e desafiam, com base nisso, sente-se a necessidade de se estar pronto, preparado para o inesperado.

O planejamento se constitui em uma função gerencial relevante em que a instituição projeta-se para o futuro definindo objetivos, estratégias estabelecidas e recursos capazes de fazer funcionar o que muitas das vezes fica apenas no papel. Sendo um processo complexo e árduo para sanar uma distância entre a programação estratégica e sua implementação de fato. Mas respeitando o fato de que é por meio de ações planejadas estrategicamente, após um diagnostico sobre a realidade na qual a instituição está inserida e como sua transformação atua na sociedade, sem a resistência de grupos internos, respeitando que o planejamento estratégico precisa de ações, inovação e comprometimento, tanto dos gestores quanto de todos os envolvidos nesse processo.

 

DESCRIÇÃO DA PRÁTICA DE PLANEJAMENTO NA ESCOLA EM QUE ATUO

 

   O planejamento na Unidade Escolar Municipal Susana Rocha é realizado mensalmente, durante um ou dois dias, onde se faz o levantamento dos resultados obtidos com a metodologia aplicada na escola e através desse levantamento,que é feito com base nos registros dos professores, coordenadores e direção, são detectadas as falhas ocorridas e discutidas novas estratégias de como trabalhar para resolver e eliminar estas falhas. Traçando assim, novas metas.

Também são valorizadas as ações que tiveram êxito até o momento e novas idéias são estudadas e avaliadas pelo grupo, sendo aceitas em conjunto, tendo em vista o bom desenvolvimento do plano traçado coletivamente.

Com relação às dificuldades da escola em executar algumas ações, também é aberta ao grupo a oportunidade de dar sugestões que possam vir a amenizar tais dificuldades. A supervisão,por sua vez, se compromete a dar suporte à prática dessas ações implementadas no planejamento.

 

FORMAS DE RESISTÊNCIA PRESENTES

 

Muitos professores ainda vivem com suas cabeças no passado, numa visão totalmente tradicional e não se abrem a algumas inovações. São críticos na hora de avaliar idéias do grupo e são omissos na hora de propor as suas próprias idéias, ou seja, vivem na mesmice e querem repetir tudo o que foi trabalhado no ano anterior. Não se preocupam em se atualizar e nem contextualizar suas práticas de acordo com a mudança da sociedade.

Isso gera sempre uma discussão, mas como se recusam a se envolver no processo, terminam acatando o que a maioria decide, deixando bem claro assim, que suas práticas estarão aquém do que o planejamento definiu, ou seja, trabalham numa perspectiva apenas de receber o salário no final do mês e não se preocupam com a qualidade do ensino de seus alunos.

Felizmente, esta é uma minoria e a gestão está atenta e exige que os resultados sejam satisfatórios, mesmo que para isso, às vezes, use de autoritarismo, que desta vez é até bem vindo.

 

SUGESTÕES PARA MELHORAR O DEBATE ESTRATÉGICO DA ESCOLA

 

 

  1. A escola, como um todo, deve estar envolvida no processo. Pois isso beneficiará a todos;
  2. Deve haver o comprometimento da equipe em prol de um mesmo objetivo;
  3. O diagnostico da realidade é imprescindível;
  4. A avaliação das práticas deve servir sempre de subsídios para o reconhecimento das falhas ocorridas e para a elaboração de novas propostas;
  5. A auto-avaliação também tem que ser realizada, tanto pelos professores em relação a suas práticas como pela própria administração escolar;
  6. É necessário que a implantação do planejamento estratégico seja realmente posta em prática, para não ficar apenas no papel.

 

 

 

CONCLUSÃO

  

 

Diante disso, percebe-se que o planejamento estratégico é fundamental para o distanciamento entre o pensar e o agir, uma vez planejada as ações, é apenas o primeiro passo. É necessário dinâmica e comprometimento dos gestores para que se tenha o êxito no desempenho da instituição e na qualidade da aprendizagem.

Um planejamento estratégico é um plano baseado na realidade e nas transformações desafiadoras de nossa sociedade. E a escola precisa está ciente dessas transformações, e para isso é preciso traçar metas, e não apenas traçá-las, mas executá-las com responsabilidade, compromisso e a integração de seus agentes e idéias, visando o futuro e não baseado apenas no presente.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

FERRO, Paulo. Estratégia do planejamento à reflexão e a prática.

 

 

BAPTISTA, Myrian Veras. O planejamento estratégico na prática profissional cotidiana.

São Paulo, 1995.

 

Site de busca na internet:GOOGLE

 

Artigo encontrado:  

PROFA. HELOÍSA LÜCK

A APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA ESCOLA

Publicado na revista Gestão em Rede, no. 19, abril, 2000, p. 8-13

 

 

 


Autor: RAQUEL MARA


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