Capital Intelectual: um novo patrimônio para as empresas.



Em um mercado cada vez mais competitivo os colaboradores de uma empresa têm uma importância fundamental dentro de uma empresa, pois são responsáveis pela inovação e difusão de novos conceitos.

As empresas modernas colocam os colaboradores em uma posição de destaque quando investe em seu desenvolvimento profissional, financiando cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação como forma de estimular a criatividade e auto-estima.

Sob esta ótica eles se tornam parte integrante dos recursos de uma empresa tão importantes como recursos financeiros ou seu patrimônio, eles formam junto com a marca da empresa, clientes e a tecnologia desenvolvida pela empresa o seu ativo intangível.

A este tipo de ativo intangível podemos chamar de Capital Intelectual que é composto pelos conhecimentos adquiridos e acumulados em uma empresa, ou seja, os conhecimentos acumulados de uma empresa que tiveram seus conhecimentos construídos pelo ser humano.

Para STEWART, o capital intelectual corresponde ao conjunto de conhecimentos e informações, encontrados nas organizações, que agrega valor ao produto e/ou serviços, mediante a aplicação da inteligência e não do capital monetário, ao empreendimento.

A correta gestão desse capital leva as empresas a se destacar entre as concorrentes e a motivar a compra destes porque eles têm uma maneira especial de se comunicar com os clientes ou de desenvolver novos produtos. Empresas como a Wal Mart não se tornaram grandes apenas pelo seu capital financeiro, mas sim porque tinham também um quadro de funcionários treinados e motivados para enfrentar novos desafios.

Para que este capital seja desenvolvido é preciso treinar os colaboradores, independente de sua posição dentro da empresa, esses treinamentos podem ser de alto impacto com esportes radicais ou os mais tradicionais que são feitos em salas climatizadas através de palestras ou vídeo aulas.

Para que as inovações e novos conceitos surjam dentro das organizações os funcionários devem desenvolver habilidades e conhecimentos inclusive para manter a sua empregabilidade.

Segundo Lydia Brito em seu artigo "O Discurso do Capital Intelectual" os funcionários são classificados em:

·"Commodity": são aqueles que não são específicos de um negocio, as habilidades podem ser aprendidas facilmente e cujo valor são os mesmos em qualquer empresa são funções como digitação, atendimento, manutenção etc.;

·Habilidades Alavancadoras: são aqueles que embora o conhecimento não seja especifico do setor é valioso para o funcionamento da empresa tais com os profissionais de finanças,

·Habilidades Proprietárias: que são especificas para cada setor de negócios como, por exemplo, um engenheiro elétrico com habilidades de liderança.

Para que os funcionários sejam capazes de 'fazer a diferença' dentro de uma empresa eles devem desenvolver habilidades alavancadoras ou proprietárias que os conduzam a uma empregabilidade e uma boa remuneração e mereçam por parte da empresa investimentos em seu treinamento e desenvolvimento profissional.


Autor: Pedro Paulo Galindo Morales


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