Apocalipse: os Sete Espíritos de Deus, as Sete Igrejas e os Sete Anjos das Igrejas



Apocalipse: os Sete Espíritos de Deus, as Sete Igrejas e os Sete Anjos das Igrejas

 

Por Ruy Porto Fernandes

 

            No artigo anterior, escrevi que encontramos referências para quase todos os seres celestiais em livros e páginas da web, mas com exceção, para os sete Espíritos que estão diante do trono de Deus (Ap 1.4; 4.5) não encontramos um estudo renovador como um sólido alimento espiritual (Hb 5.14).

 

            Apocalipse 1.4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz sejam convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete Espíritos que estão diante do seu trono;

 

            Apocalipse 4.5 E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete tochas de fogo, as quais são os sete Espíritos de Deus.

 

            A interpretação corrente, e mais disseminada, é a mesma que por vários séculos os estudiosos vêm sustentando. Trata-se dos Espíritos mencionados em Isaías 11.2. Porém, fica evidente que este versículo faz referência a somente 6 (seis) atributos do Espírito do Senhor (ruach Iaveh: רוח יהוה). O erro, ao se fazer uma associação com os Sete Espíritos de Deus, está em incluir o próprio Espírito do Senhor como um sétimo atributo. E isto, sem falar do erro de concordância gramatical fazendo-se tal enumeração. Além do mais, os títulos e atributos do Espírito do Senhor registrados ao longo da Bíblia somam mais de trinta. Contabilizados, trinta e três.

 

            Somente o livro do Apocalipse faz referência direta aos Sete Espíritos de Deus. Isto, porque o livro de Zacarias menciona uma pedra que será esculpida por Deus para tirar a iniqüidade da terra e sobre a qual estão sete olhos (Zc 3.9) e, no capítulo seguinte, que os sete olhos do Senhor percorrem toda a terra (Zc 4.10). Assim, associando-os diretamente com os Sete Espíritos de Deus enviados a toda a terra, e que são os chifres e olhos do Cordeiro, (Ap 5.6).

 

            A interpretação dos Sete Espíritos de Deus, como símbolo, é numérica. Deus utiliza a unidade sete para representar um conjunto de Espíritos Santo. Portanto, os Sete Espíritos de Deus representam o conjunto de Espírito de Deus, e não apenas sete unidades de Espíritos, ou sete unidades de Anjos de Deus. Em realidade, o conjunto sete representa um número incalculável, inexprimível, de Espíritos Santos e Anjos do Senhor. Porém, um número específico, e não um número infinito, de Espíritos de Deus. Por isso Deus os apresenta por um conjunto finito representado pelo número sete.

 

            Em Ap 1.4 há uma correlação entre as sete igrejas e os sete espíritos que reforça a idéia de conjuntos.  As sete igrejas representam o conjunto de todas as igrejas que estão não só na Ásia (Ap 1.11), mas também fora, e desde aquele tempo até hoje. Portanto, as cartas endereçadas às igrejas específicas da Ásia, que estão registradas em Apocalipse 2.1-3.22, bem como aos seus anjos (Ap 1.20), ou seja, aos seus pastores, se destinam verdadeiramente a todas as igrejas e pastores da terra, em todos os tempos, até a volta do Senhor Jesus Cristo. Assim, os elogios, as recompensas, as repreensões e os castigos estão destinados a todas as igrejas e pastores que lerem e aceitarem esta bem-aventurança (Ap 1.3).

 

            Para reforçar a interpretação de que os anjos referidos em Ap 1.20 também são os pastores de suas respectivas igrejas, relaciono os versículos do AT nos quais o sacerdote (Ml 2.7) e o profeta Ageu (Ag 1.13) são designados como anjos. E no caso de Jesus Cristo, em Malaquias 3.1, como anjo do Senhor (meu anjo) e anjo do concerto.

 

            Malaquias 2.7 Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é o anjo do Senhor dos Exércitos.

 

 sacerdote  =  cohen  =  כהן

anjo do Senhor dos Exércitos  =  mal’ak Iaveh tzabaot   =   מלאך יהוה צבאות

 

            Ageu 1.13 Então Ageu, o anjo do Senhor, falou ao povo conforme a mensagem do Senhor, dizendo: Eu sou convosco, diz o Senhor.

 

Ageu anjo do Senhor  =  Hagai mal’ak Iaveh   =   חגי מלאך יהוה

             

            Malaquias 3.1 Eis que eu envio o meu anjo, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o anjo do concerto, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o Senhor dos Exércitos.

 

meu anjo  =  mal’aki = מלאכי 

e o anjo do concerto  =  vemal’ak habrit  =  ומלאך הברית

 

            Portanto, os conjuntos Sete Espíritos de Deus, sete estrelas e sete castiçais estão intrinsecamente correlacionados. É interessante notarmos que os castiçais em Ap 1.12 não aparentam estar acesos ou possuírem fogo próprio. Contudo, são as sete tochas de fogo que estão diante do trono de Deus (Ap 4.5) que os alimentam. O Espírito Santo é o Fogo da Igreja.

 

            Como as 7 igrejas e anjos representam o conjunto de todas as igrejas e pastores da terra em todos os tempos, até a volta do Senhor, então podemos lhes atribuir o percentual de 100%. E, considerando que são direcionadas instruções e promessas a todas as igrejas e pastores; que apenas 2 pastores não recebem repreensões, e apenas 1 pastor não recebe elogios. Então, podemos calcular um interessante valor estatístico que, creio eu, deve-se mantém até os dias de hoje: a 100% das igrejas e pastores são prometidas bênçãos para o presente e o futuro; 100% das igrejas e pastores necessitam de instrução; mas, 28,57% são irrepreensíveis e 71,43% são passíveis de críticas; 85,71% são merecedoras de elogios e 11,66% não merecem elogio algum.

 

 

As Sete Igrejas do Apocalipse (1.20)

Igreja

Elogio

Critica

Instrução

Promessa

Éfeso (2.1-7)

Rejeita o mal, persevera é paciente

O amor por Cristo não mais é fervoroso

Praticar as primeiras obras

A árvore da vida

Esmirna (2.8-11)

Suporta graciosamente o sofrimento

Ser fiel até a morte

A coroa da vida

Pérgamo (2.12-17)

Mantém a fé em Cristo

Tolera imoralidade, a idolatria e heresias

Arrepender-se

O maná escondido e uma pedra branca com um novo nome

Tiatira (2.18-29)

Amor, serviço, fé e erse-verança são maiores do que antes

Tolera o culto idólatra e a imoralidade

A chegada do julga-mento; manter a fé

Autoridade sobre as nações; a estrela da manhã

Sardes (3.1-6)

Alguns têm mantido a fé

Uma igreja morta

Arrepender-se; forta-lecer o que resta

Os fiéis honrados serão vestidos de branco

Filadélfia (3.7-13)

Persevera na fé

Manter a fé

Um lugar na presença de Deus, um novo nome e a Nova Jerusalém

Laodicéia (3.14-22)

É indiferente

Ser zeloso e arrepender-se

Compartilhar do trono de Deus

(Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude. SBB; 2005 p.1352)

 

Niterói, 19 de novembro de 2009


Autor: Ruy Porto Fernandes


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