RECURSOS HÍDRICOS DE PRIMAVERA DO LESTE



ESCOLA MUNICIPAL MARECHAL CÂNDIDO RONDON

PROJETO PEDAGÓGICO POLUIÇÃO DAS ÁGUAS

Idealização, produção e explanação – Professor Mazzetto

Participação e acompanhamento – Professor Kempp, professora Nilza, Professora Aline eo BombeiroAdemar

Revisão: professora Aparecida, Psicopedagoga Isabel e professora Vanúbia.

Fotos: professor Kempp.

Público alvo: alunos dos 4° ano A e 5° anos A e B.

Roteiro: mata Ciliar do Córrego das Traíras, Estação de Tratamento de Água, Estação de Tratamento de Esgoto e Rio das Mortes.

"As matas estão cada dia fugindo mais das aglomerações humanas e muitos de vós terão recordação de matas das quais não existem nem vestígios hoje em dia... No Brasil, grande parte dos brasileiros não conhecem sequer a árvore que deu nome à Pátria - o Pau Brasil."(Luiz Simões Lopes)

Ao aplicar o projeto Poluição das águas, saímos às 8h10min, em direção às margens do Córrego das Traíras, onde os alunos observaram a paisagem identificando a ação do homem, desta forma, classificando como paisagem cultural. Além disso, o professor explicou que a mata que fica as margens dos rios ou córregos, tem a função de proteger os leitos e por isso são chamadas de matas ciliares.

É perceptível que as árvores que compõe a mata ciliar, nas proximidades da antiga ponte e hoje manilhas que dão acesso ao Bairro Cidade Satélite Primavera III, estão morrendo, devido as ações desenvolvidas na localidade, para o asfaltamento e a obra sobre o Córrego das Traíras. Tudo isso, por que, ao formar uma represa, as árvores próximas receberam grande quantidade de água, excedendo suas necessidades, causando o chamado stress, prejudicando o desenvolvimento das árvores.

"...Todos os povos precisam dedicar atenção às suas reservas florestais. As florestas, nas suas múltiplas utilidades, têm posto de alto relevo na vida das nações, sob o ponto de vista econômico, sanitário e social". ( Luiz Simões Lopes)

Córrego é uma denominação dada a um corpo de água corrente de pequeno porte.

O Córrego das Traíras tem sua nascente nas proximidades da UNICEN, onde em seu curso há um aumento considerável do volume de água, pois na referida localidade, o lençol freático é superficial e há inúmeros olhos de água que alimentam e formam o córrego. É importante ressaltar que essa lâmina de água que se forma, mantém certo nível de poluição, até chegar á Estação de Tratamento de Esgoto, onde após passar pelo processo de decantação, em vários tanques, essa água provinda do esgoto é lançada no córrego das traíras.

"O amor é o estado em que os homens vêem as coisas como elas não são" (Friedrich Wilhelm Nietzsche)

Veja fotos:

A Estação de tratamento de Esgoto, localizada às proximidades do Bairro Jardim Rivas, coleta todo o esgoto produzido no Centro e demais bairros próximos, além do esgoto coletado pelos caminhões limpa fossas, que também depositam o esgoto coletado na referida estação de tratamento.

Mesmo com todo o processo de tratamento de esgoto, a água lançada no Córrego das traíras, possui um alto índice de contaminação, prejudicando assim, toda vida aquática do córrego.

O processo de tratamento de esgoto, é desenvolvido através de cinco tanques de decantação, (A decantação é um processo de separação que permite separar misturas heterogêneas de sólidos com líquidos ) em um desnível de aproximadamente três metros, do primeiro para o último tanque.

"Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer."( Jean-Baptiste Poquelin)

É impressionante quando se chega a uma estação de tratamento de esgoto, o mau cheiro é horrendo,tornando insuportável. O interessante é que nos deparamos com algo tão imundo e que é fruto nosso, ou seja, somos nós que criamos tal imundice. Vale lembrar, que tudo aquilo, não é fruto somente de nossas necessidades fisiológicas e sim, de um consumismo desenfreado que produz, além de um amontoado imensurável de lixo, produz resíduos sólidos e líquidos que não sabemos como consumi-los e com isso quem para é a natureza.

"Não se pode trabalhar num esgoto sem cheirar a esgoto".(Jan-Baptiste Poquelin)

Esse trabalho, sendo fruto do projeto " Poluição das águas", teve três etapas: a primeira no Córrego das Traíras, a segunda na Estação de Tratamento de Água e a terceira, às margens do Rio das Mortes.

Com relação a segunda etapa, na Águas de Primavera, foi nos apresentado todo o processo pelo qual a água passa, desde sua chegada da captação até o final. Onde a mesma está pronta para ser fornecida á população. Lá, tivemos o acompanhamento e explicação do processo, o senhor Alexandre, o qual mostrou-nos o momento onde, são colocados o Sulfato de alumínio, que produz a floculação das sujeiras contidas na água; Cal Hidratada, responsável pelo controle da acidez da água; o Flúor, responsável pela proteção dos dentes contra cáries e por último o Cloro, responsável para eliminar as bactérias e protozoários.

O processo de floculação, provocado pelo uso do Sulfato de Alumínio, faz com que toda a sujeira sólida existente na água, venham a se juntar, formando flocos e assim, consequentemente, adquirindo peso e indo para o fundo, onde fica acumulada toda a sujeira.

Após o processo de decantação, a água passa pelo processo de filtração, onde os filtros são compostos por três elementos: areia, carvão e pedra, lembrando que são elementos especiais e próprios para esse fim.

Dando seqüência as atividades do projeto, dirigimo-nos até o Rio das Mortes, onde, além de apreciar a bela paisagem formada pelo rio, explanamos aos alunos sobre a ação do homem na natureza, identificando as marcas deixadas pela presença humana.

Além da poluição deixada pelo homem, foi possível mostrar que nas proximidades das margens Rio das Mortes, há plantio de lavoura de soja, milho e sorgo e com isso, há também o excessivo uso de inseticida e herbicida. Lembrando que isso, com a ação das chuvas, possivelmente esses produtos penetram até o lençol freático, além da enxurradaque devido o declive do terreno, leva os resíduos para o rio poluindo as águas

Em suma, a aula de campo foi interessante, onde os alunos puderam ver in loco, vários conceitos trabalhados em sala de aula.

Seguem as demais fotos:

Agradecimento: Equipe diretiva da escola, pelo apoio;

Secretaria de Obras: pelo Transporte.

Corpo de Bombeiro: acompanhamento

Secretaria de Educação

" O consumismo e a ambição são fatores que fazem com que a natureza se entristeça, levando ao caos e a fenômeno desastrosos"(Mazzetto )

A Teoria do Caos para a física e a matemática é a hipótese que explica o funcionamento de sistemas complexos e dinâmicos. Em sistemas dinâmicos complexos, determinados resultados podem ser "instáveis" no que diz respeito à evolução temporal como função de seus parâmetros e variáveis. Isso significa que certos resultados determinados são causados pela ação e a interação de elementos de forma praticamente aleatória.(http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_do_caos)


Autor: marcos mazzetto


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