Poesia é Coisa da Burguesia



A Poesia é Coisa da Burguesia

 

“Poesia é coisa da elite”, “poesia é para a burguesia” coisas ridículas assim se houve por ai.

Se a poesia pertence à elite é porque ela realmente tem uma função, ou será que os que estão no poder vão nos dar a carne para roer o osso.

Se a poesia é coisa de burguês, nos os IMPARCIALISTAS, seremos Prometeu e roubaremos o fogo dos deuses.

 Se literaturas em geral pertencem à burguesia é sinal de que ela é uma arma eficaz,

Um meio de desenvolvimento, descobertas, análises, entretenimento, estudo e aprendizado, a poesia torna possível dizer o indizível, decifrar a alma dos homens, a poesia pode nos levar ao desenvolvimento intelectual e espiritual. Dante Alighieri subiu aos céus e desceu aos infernos com sua poesia. Vale lembrar que o poeta e o filósofo são os visionários da sociedade, são as antenas do mundo, se a elite dá ouvido essas vozes é porque são eles que antecipam o futuro, são eles que pensam o que ninguém ainda pensou.

Nos os pobres materialmente, e mais pobres ainda de alma e intelecto, somos incapazes de se quer suspeitar que a elite sempre ficou com o néctar; e nós com o bagaço.

A Era da informação trouxe a democracia do conhecimento, todos que tem cede de aprendizado pode ter acesso aos mais variados tipos de conhecimento, qualquer um que possui a inquietação na alma pode ter em suas mãos a cultura e o conhecimento que sempre nos negaram, ou que por motivos sociais não era possível que tivéssemos acesso a esses conhecimentos.

Este é o momento de abandonar antigas imbecilidades e buscarmos o que sempre nos pertenceram; o conhecimento pertence à humanidade e não a um grupo favorecido. Aos que criticam a poesia, porque a consideram um luxo, um capricho ou pior ainda coisa se gente sem o que fazer; digo a você que a poesia e a filosofia refletiram o que você é hoje. Sua condição social também um fato foi pensado, mesmo que você seja incapaz de entender.

A Filosofia de Carl Marx é um exemplo claro de sua condição pensada e analisada muito antes de você se quer ter nascido. Essa filosofia que foi destinada a nos operários, que não somos capazes se que de saber de sua existência, e a elite que tem acesso ao conhecimento e sabem da importância dos filósofos e poetas na construção do futuro e do presente fizeram dela uma arma contra nos, os menos favorecidos.

 A poesia de Fernando Pessoa Ode Triunfal é reflexo do avanço industrial sobre os menos favorecidos, a poesia de Carlos Drummond de Andrade releva a sua alma que você desconhece.

A igreja dizia que o parvo (imbecil) herdará o reino dos céus e incentivava continuarmos na ignorância para que fossemos merecedores desse céu, enquanto fossemos imbecis era fácil nos dominar enquanto a igreja se esbanjava de poder e gloria; esse é um exemplo de sua condição pensada. Essa questão pode ser vista na barca do inferno de Gil Vicente.

A sua condição atual e a condição de seus filhos estão sendo pensadas a todo instante, de uma coisa você pode estar certo, sua condição é pensada para que continue onde está ou para que desça ainda mais em sua escala como homem participante da sociedade e de seus bens de consumo. Os poetas é os filósofos não falam contra ns, mas abrem os olhos da elite para o que virá. Se disserem a você que a poesia é coisa da burguesia, acredite, a elite sempre ficou com o néctar; e nos com o bagaço.

Será que um metalúrgico igual a mim vai ler isso, certamente não.

 

 J.NUNEZ
O IMPARCIALISMO


Autor: José Nunez


Artigos Relacionados


Abrazileirando O InglÊs

Aprendiz De Escriba

Novos Tempos

Estudar é Sinônimo De Vencer

Como Ganhar Almas

Planos

Quer Namorar Comigo?