DE ONDE VEM A TELEVISÃO?



PROJETO

"DE ONDE VEM A TELEVISÃO?"

Professora Fernanda Lapenda Silveira

PÚBLICO ALVO:

Vinte e oito alunos, com idade entre 6 e 7 anos, do 1º ano C, da E.M.E.F. Victória Cômodo Raymundo Fernandes.

JUSTIFICATIVA:

Após a decisão de não direcionar a exposição da minha turma na Feira Cultural para pintores e artistas, resolvi abordar o tema "invenções". A partir daí, em conversas com a classe sobre algumas invenções, decidimos aprofundar nossos conhecimentos sobre a televisão.

Tendo em vista que vivemos a época do vídeo-game, da internet e da TELEVISÃO, nada melhor do que utilizarmos sua história e a linguagem televisiva, que está presente no dia-a-dia das crianças, para trazer à tona curiosidades capazes de construir novos conhecimentos.

OBJETIVOS GERAIS :

  • Contribuir para o desenvolvimento e a participação ativa da criança na sociedade;
  • Identificar a linguagem televisiva, a qual preenche cada vez mais o dia dos pequenos telespectadores;
  • Proporcionar situações para que o aluno perceba a forte presença dos meios de comunicação no seu cotidiano.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Proporcionar aos alunos o contato com a pesquisa;
  • Despertar a curiosidade;
  • Desenvolver a oralidade, motricidade e senso crítico;
  • Estimular a participação em grupo;
  • Analisar e comparar dados;
  • Pesquisar sobre a origem e a história da televisão;
  • Realizar entrevista;
  • Visitar um estúdio de TV.

PERÍODO DE EXECUÇÃO:

O projeto será desenvolvido durante os meses de maio, junho e julho de 2009.

DESENVOLVIMENTO:

Em um primeiro momento será feita uma apresentação inicial sobre o inventor da televisão, Paul Nipkow, quando os alunos serão instigados a pesquisar sobre seu país de origem, a Alemanha.

Com os resultados da pesquisa em mãos, faremos uma coleta dos dados mais interessantes, organizando-os em uma 'ficha'. Para completar esta fase, montaremos a bandeira da Alemanha com recorte.

Na reunião posterior, os alunos assistirão ao vídeo "De onde vem a TV?", criado pela Tv Escola, sobre o qual organizarei uma discussão.

Dando continuidade a esta sequência de informações, apresentarei o livro "De onde vem a televisão?", no qual a personagem Kika faz uma viagem no tempo e aprende tudo sobre este aparelho. Neste momento, começará também a viagem do 1º ano pela evolução dos televisores e dos programas ao longo do tempo.

Para isso, organizaremos uma linha do tempo com fotos representativas dos aparelhos de televisão em cada época.

Após a análise dos aparelhos, iniciaremos a 'investigação' sobre sua programação, começando pelo primeiro canal do Brasil, a TV Tupi. A partir de pesquisa com familiares, analisaremos um pouco dos programas e da imagem nesta época.

Para que possam visualizar melhor tudo isso, realizar-se-á uma visita a um estúdio de televisão da região, a TVE de Jundiaí.

Este será o ponto de partida para analisarmos a atual programação da televisão brasileira. Neste momento, reuniremos alguns nomes de programas para distribuí-los de acordo com sua categoria: telejornal, esportes, novela, desenho, humorístico... Depois disso, organizaremos uma programação para ser exibida em um dia, definindo tipos de programas, horário e sequência. Além disso, alguns filmes gravados durante o bimestre sobre os temas trabalhados serão 'televisionados' durante a exposição.

Agora, já sabendo um pouco mais sobre a proposta do projeto, o desafio será confeccionar uma televisão com caixa de papelão, para a qual escolheremos uma marca, o programa a ser exibido, criaremos um controle remoto e cartazes publicitários. Após a construção coletiva, cada família será responsável por auxiliar o aluno a confeccionar sua própria TV!

Finalizando, levantaremos alguns nomes de desenhos animados e breves sinopses dos mesmos, bem como um gráfico baseado nas preferências da turma em relação a este tema.

Como lembrança, os alunos receberão suas fotos impressas em uma televisão antiga!

AVALIAÇÃO:

A avaliação será contínua, observando-se o crescimento, envolvimento e interação de cada aluno no trabalho.

Fernanda Lapenda Silveira

Pedagoga / Especialista em Gestão Educacional


Autor: Fernanda Lapenda Silveira


Artigos Relacionados


Livre ArbÍtrio.

Educação Física Escolar

A Avaliação Na Educação Infantil

Big Brother é O Circo Televisivo

A Viagem

As Pontuais Mudanças Trazidas Pela Lei 11.689/08 = Júri

O Brasil De Minha Geração