REFLETINDO A EDUCAÇÃO



EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA NA VISÃO PEDAGÓGICA DE QUE A LIBERDADE, A CRIATIVIDADE E A EXPANSÃO DOS LIMITES DISCIPLINARES DEVEM SER REFLETIDOS.

Observando o comportamento e a ansiedade dos alunos, na atualidade, percebo que às vezes as escolas públicas, estão pecando ao oferecer aos alunos uma educação limitada aos parâmetros disciplinares que a sociedade, sendo exigente e excludente propõe. Vejo que os alunos estão suplicando muito além de informações e regras comportamentais, que eles estão certos e conscientes que elas existem e devem ser aplicadas. Mas o fato de não ser oferecido a eles condições reais de aprendizagem, ou seja, condições para que eles possam criar, formar, estruturar suas idéias na formação de um conhecimento mais significativo, provoca ação contrária as que são estabelecidas.

Entendo que é maçante para o aluno ser submetido a uma pedagogia do eu falo e você escuta, ou então, do eu explico e você faz. Vejo que é preciso muito mais que isso para que o aluno venha compreender verdadeiramente o é seu papel, e com isso, as mudanças ocorrerão como fluxo daquilo que é construído através de reflexão e de uma prática participativa, onde ele, o aluno, estará sempre descobrindo e redescobrindo os conceitos, métodos, regras, algoritmos e todos os limites necessários ao bom desempenhos de suasações frente a sociedade.

É preciso repensar a educação atual.


Autor: marcos mazzetto


Artigos Relacionados


Exemplo

Método Simplex

Eu Jamais Entenderei

Propostas Para A Educação Ambiental Nas Escolas

A Paz Como Realidade

Atividades PedagÓgicas: Gincana Cultural Interdisciplinar

Midas