Resenha Crítica: Aplicações de Vygotsky à Educação Matemática



MOYSÉS, Lucia.

Aplicações de Vygotsky à Educação Matemática. São Paulo: Papirus, 1997. 176p.

A autora em seu livro faz referência às teorias de Vygotsky que salientam a importância de se trabalhar as coisas reais que dizem respeito à sociedade, pois hoje se é trabalhado nas salas de aula conhecimentos totalmente avulsos à vida social das crianças, como se fossem duas coisas distintas. Assim a autora começa o livro nos explicando as teorias na qual defende, em suma maioria de autoria de Vygotsky, outras de aprimoramentos das teorias já ditas, conde ela nos coloca em sintonia com o seu pensamento. Na segunda e terceira parte do livro ela nos fala sobre os métodos e os fatos de sua pesquisa aplicada a escola. Por fim em uma quarta parte ela nos fala sobre sua análise do livro, e diz que seus objetivos ao escrevê-lo foram cumpridos, pois ainda em escolas públicas as teorias de Vygotsky se aplicadas corretamente a educação torna a mesma algo muito mais prazeroso e eficaz.

Lucia Maria Moraes Moysés, natural de Cachoeira de Itapemirim (ES), é mestre em Psicopedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1976) e doutora em Psicologia Educacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982). Nos últimos vinte anos, tem se dedicado ao magistério e à pesquisa na Faculdade de Educação da UFF, atuando tanto em cursos de graduação quanto nos de pós-graduação, notadamente no Mestrado em Educação, ministrando disciplinas ligadas ao campo do conhecimento psicológico. Como pesquisadora, a autora atua no campo do cotidiano escolar, com destaque para as questões de ensino–aprendizagem, trabalhando com professores da rede pública para o ensino fundamental.

A autora em seu livro faz referência às teorias de Vygotsky que salientam a importância de se trabalhar as coisas reais que dizem respeito à sociedade, pois hoje se é trabalhado nas salas de aula conhecimentos totalmente avulsos à vida social das crianças, como se fossem duas coisas distintas. Assim a autora começa o livro nos explicando as teorias na qual defende, em suma maioria de autoria de Vygotsky, outras de aprimoramentos das teorias já ditas, conde ela nos coloca em sintonia com o seu pensamento. Na segunda e terceira parte do livro ela nos fala sobre os métodos e os fatos de sua pesquisa aplicada a escola. Por fim em uma quarta parte ela nos fala sobre sua análise do livro, e diz que seus objetivos ao escrevê-lo foram cumpridos, pois ainda em escolas públicas as teorias de Vygotsky se aplicadas corretamente a educação torna a mesma algo muito mais prazeroso e eficaz.

Portanto, podemos dizer que a autora segue uma linha social de pensamento onde o aluno e sua cultura, são mais importantes que seus problemas e dificuldades de aprendizagem, pois trabalhando de forma a mostrar que os alunos terão oportunidade de utilizar do conhecimento aprendido em algum momento de suas vidas os mesmo se dedicam a aprender.

O livro é indicado à aqueles que estão em constante aprimoramento do aprendido outrora para utilização em sala de aula, ou para os novos pedagogos.

Autor: Lukas Cardoso


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