DEFICIÊNCIA INTELECTUAL



Deficiência intelectual passou no decorrer dos anos por diversas definições e terminologias para caracterizá-la, tais como: Oligofrenia, Retardo mental, Atraso mental, Deficiência mental, etc. Esse tipo de deficiência é um vasto complexo de quadros clínicos, produzidos por várias etiologias e que se caracteriza pelo desenvolvimento intelectual insuficiente, em termos globais ou específicos.

Deficiência intelectual é considerada um estado onde existe uma limitação funcional em qualquer área do funcionamento humano, considerada abaixo da média geral das pessoas pelo sistema social onde se insere. Isso significa que uma pessoa pode ser considerada deficiente em uma determinada cultura e normal em outra, de acordo com a capacidade dessa pessoa satisfazer as necessidades dessa cultura. Isso torna o diagnóstico relativo.

Quando falamos em deficiência intelectual temos que ter clareza que estaspessoas possuem uma variedade de capacidades e limitações, porém, podemos ressaltar quatro áreas em que as crianças com deficiência intelectual apresentam diferenças com relação às demais. São as áreas: motora, cognitiva, da comunicação e sócio educacional

Sempre que possível o diagnóstico da deficiência intelectual deve ser feito por uma equipe multiprofissional, composta pelo menos de um assistente social, um médico e um psicólogo. Os profissionais atuam em equipe, e tem condições de avaliar o indivíduo em sua totalidade, ou seja, o assistente social através do estudo e diagnóstico familiar (dinâmica de relações, situação do deficiente na família, aspectos de aceitação ou não das dificuldades da pessoa, etc.) analisará os aspectos sócios culturais. O médico através da anamnese acurada e exame físico (recorrendo a avaliações laboratoriais ou de outras especialidades, sempre que necessário) analisará os aspectos biológicos e finalmente o psicólogo que através da anamnese observa a aplicação de testes, provas e escalas avaliativas específicas. Estes testes avaliarão os aspectos psicológicos e o nível de deficiência intelectual.

O diagnóstico e identificação são realizados após a família detectar algumas características que diferenciam sua criança das outras, como por exemplo: o atraso no desenvolvimento neuro-psicomotor (a criança demora em firmar a cabeça, sentar, andar, falar) e a dificuldade no aprendizado (dificuldade de compreensão de normas e ordens, dificuldade no aprendizado escolar) entre outros.

Antigamente muitas das pessoas com deficiência intelectual que tinham melhores condições de vida viviam escondidas, por representarem perigo para a sociedade. Suas famílias se envergonhavam de ter filhos ou parentes doentes, defeituosos ou mentalmente afetados deixando-os trancados e escondidos sem condições de se apresentarem à sociedade e levar uma vida com liberdade.

Atualmente apesar de todo um trabalho realizado em prol da inclusão social e escolar ainda existem famílias que por medo de discriminação ainda escondem seus filhos ou parentes.

A aprendizagem dos deficientes intelectuais é uma preocupação cada vez mais crescente de pais e educadores com a necessidade de prepará-lo para o futuro e de oferecer a esta parcela da comunidade os mesmos direitos e oportunidades que são oferecidos aos demais indivíduos "ditos normais", têm levado os professores que lidam com este alunado a procurarem procedimentos técnico-pedagógicos que realmente conduzam o aluno portador de deficiência mental ao limiar do seu aprendizado e conseqüentemente a uma integração crescente no âmbito familiar e social a que pertence.

Quando falamos em deficiência intelectual temos que ter clareza que estas pessoas possuem uma variedade de capacidades e limitações, porém, podemos ressaltar quatro áreas em que as crianças com deficiência intelectual apresentam diferenças com relação às demais. São as áreas: motora, cognitiva, da comunicação e sócio educacional.

BENEDITA LOADIR PEREIRA LEITE

DENISE BENEDITA MINAS NOVAS

JESUÍNA GONÇALINAALMEIDA DA SILVA

MARIA AUXILIADORA DA SILVA BARROS

MARIA DE LOURDES THEODORO

Pedagogas Pós-graduadas em Educação Especial


Autor: Denise Benedita


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