EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE PROJETOS: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA



Bruna Bolsoni Camargo¹

Cleise Machado¹

Daniela J. de Andrade¹

Emanuelli Talaska¹

Fernanda F. Santos¹

Jefson Alan Munari¹

Joeusa B. Cavalcante¹

Marilde Maculan¹

Sabrina S. Silva¹

Tânia de Oliveira[1]

Janete Rosa da Fonseca[2]

EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE PROJETOS: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA

RESUMO

O trabalho proposto nos traz a dimensão que o ensino através de projetos atinge quando trabalhado de forma direta abrangendo a realidade da região explorada, contribuindo assim para a formação desses profissionais da educação. Abordaremos o tema políticas públicas, qual sua importância e o que elas abrangem em termos de educação, formação continuada, direitos e deveres dos educandos. Descreveremos nossa experiência, os pontos positivos que somarão na nossa formação Educacional visando educação de qualidade.

PALAVRAS CHAVES: Educação através de Projetos, Políticas Públicas, Formação de Professores.

ABSTRACT: The work considered in them brings the dimension that education through projects reaches when worked of direct form enclosing the reality of the explored region, thus contributing for the formation of these professionals of the education. We will approach the subject public politics, which its importance and what they enclose in terms of education, continued formation, rights and duties of the educandos. We will describe our experience, the positive points that will add in our Educational formation aiming at education of quality.

KEYWORDS: Education through Projects, Public Policies, Training of Teachers.

INTRODUCÃO

Durante nossa formação para o curso de licenciatura plena em Pedagogia fomos desafiadas a planejar e estabelecer uma prática voltada a Educação através de Projetos. Desenvolvemos nosso projeto para os professores do município de Claudia - Mato Grosso, onde nosso intuito era apresentar a eles o método e conhecimento adquirido e também como trabalhar essa área que diz respeito aos projetos.

Ao decorrer de nosso planejamento colocamos em discussão a decisão sobre qual seria o tema gerador, optamos por trabalhar o "meio ambiente", com o sub-tema reciclagem. Certamente teríamos várias aberturas para adaptarmos o que pretendíamos trabalhar. Neste planejamento dividimos o grupo em: Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes e Educação Física, dentro dessas disciplinas nos baseamos nos temas transversais que nos dão subsídios para trabalharmos assuntos como: ética, saúde e meio ambiente.

Os temas geradores são um desafio a prática pedagógica, pois, estes devem ser atuais e constantes de discussão, devem ser colocados em debate com os integrantes do grupo e seus participantes, avaliando a importância e em que colaboraria no desenvolvimento educacional, integrando a participação de todos os alunos, professores, coordenadores, pais e comunidade em geral. De acordo com Damke optar pelo tema gerador é colocar-se numa perspectiva de intervenção na realidade, suas possibilidades de vir-a-ser, e sua intenção imediata, na organização escolar tais rupturas são uma nova organização curricular, democraticamente discutido, a partir metodologias participativas e mudança do próprio conhecimento. Segundo Celso Antunes o sucesso de um projeto é contribuição das pessoas da comunidade que relatam suas experiências possibilitando a verdadeira realidade para seus alunos e professores.

É de suma importância lembrar que as políticas públicas têm a finalidade de colaborar com o desenvolvimento dos projetos educacionais, colocando como base as regras a serem trabalhadas. Estas políticas vêm ao encontro com a formação e desenvolvimento profissional dos educadores e educandos, a Lei de Diretrizes e Bases nos diz que a educação é um direito fundamental, universal é dever do estado criar e implementar políticas capazes de garantir o acesso de todos na educação e dar condição ao desenvolvimento profissional bem como sua formação e participação de cursos de aperfeiçoamento.

Conforme a Constituição Brasileira em seu artigo 208, o ensino fundamental é obrigatório e gratuito, essa lei não se refere somente aos alunos que estão matriculados, mas sim a todas as crianças gerando assim um ensino de qualidade. Esse ensino permite ao educando eliminar o analfabetismo tendo assim bons resultados, diminuindo a desigualdade social.

Para que tais procedimentos aconteçam o Projeto Político Pedagógico e os conselhos escolares devem orientar-se e cobrar os resultados tanto das metas como dos objetivos propostos neste plano que desenvolveram com toda a comunidade.

Para isso deve-se conter um currículo atualizado onde os temas vinculados estejam no cotidiano da população desta forma fazer com que as aulas sejam vistas com perspectivas diferentes na qual se necessita clareza no que será ensinado e no que será pesquisado. Além do currículo composto pelas disciplinas tradicionais também deve trabalhar ética, meio ambiente, pluralidade cultural, desta forma para que os educandos tenham uma formação de qualidade é preciso que os professores tenham mais cursos para a habilitação e capacitação de si mesmo, ao entrarmos no assunto de atualização e aprimoramento dos professores, visamos sempre a melhora do ensino, pois é de grande importância que os professores se qualifiquem pra que possam ensinar de maneira objetiva e simples e mas de forma completa

Infelizmente, a profissão do educador é pouco valorizada em nossa realidade, pois ela é imprescindível para a formação de cidadãos aptos e competentes para viver em sociedade. Sabemos que a capacitação dos docentes é fundamental, porém, muitas vezes o professor não dispõe de materiais necessários para desenvolver seu trabalho. Outro agravante, e a distância que certos centros de educação enfrentam para uma melhor qualificação de seus profissionais. Observamos que, embora a cidade de Cláudia viva esta realidade, buscou melhorar a formação de seus professores, trazendo até eles a educação através de projetos, que inovou sua forma de ensino.

TEORIA X PRÁTICA

Ao chegar o dia de colocarmos em prática o projeto elaborado nos deslocamos da cidade de Sorriso até o município vizinho de Cláudia. Em primeira instância foi realizado uma palestra presidida pela professora Mestre Janete Rosa da Fonseca onde ela abordou o tema: Como Educar Através de Projetos, orientando como desenvolver o mesmo, a escolha do assunto a ser trabalhado, planejamento, elaboração e prática. A relação que o projeto deve ter com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola é que deve ser interligado com o currículo da escola onde será trabalhado. Na Escola Municipal Daniel Titton, o PPP foi elaborado ainda neste ano pela professora acima citada, facilitando nosso convite para essa experiência de prática pedagógica que durante nossa formação é fundamental para construção de nossa experiência e transformação de nosso senso decisivo e caráter educacional, formando professores capazes de aguçar a curiosidade científica dos educandos.

Para as práticas pedagógicas acontecerem são necessário um compromisso de todas as pessoas participantes do cotidiano da escola com a qualidade de ensino que será oferecido. Quando falamos em prática pedagógica analisamos a importância que a didática pode exercer na formação do professor, podemos entendê-la com uma pratica social, seguida de objetivos, finalidades e conhecimentos.

Ao término da palestra fomos conduzidos para as salas onde seriam desenvolvidas as oficinas juntamente com os professores participantes. Cada grupo ficou responsável de desenvolver seu material de prática pedagógica, onde deveriam trabalhar o tema e as formar de utilizar materiais reciclados, para transformá-los em brinquedos educativos, presentes, decorações entre outros, levando a idéia de que tudo se transforma através da criatividade para a utilização do que antes se denominava "lixo" e ao mesmo tempo matérias para obras de artes educacionais.

No momento em que nos reunimos com os professores da cidade de Cláudia, observamos que muitas coisas já estavam sendo trabalhadas e que através da educação por projetos ouve uma junção dos saberes, trocas de experiências e enriquecimento do trabalho desenvolvido.

Durante o desenvolvimento, cada grupo trabalhou individualmente seu planejamento de aula de acordo com sua proposta inicial, onde após o termino os grupos se reuniram para fazer a culminância.

O maior objetivo do nosso projeto foi transformar professores acríticos em críticos, pesquisadores e capazes de aguçar a curiosidade e capacidade de pesquisa, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis e formadores de opiniões.

FORMACÃO DE PROFESSORES DO MUNÍCIPIO DE CLÁUDIA

Sabemos que a formação dos professores e sua experiência é de suma importância para o desenvolvimento educacional, dentro deste contexto, foi feito uma análise da formação dos professores do projeto, onde o número total de inscritos foi de 68 participantes.

Ilustração 1 Formação dos Professores.

De acordo com o gráfico acima, podemos constatar que nem todos os professores são graduados, e que um número expressivo possui apenas o ensino médio.

Onde 37% são formados em pedagogia, 7% possuem Pós-Graduação, 10% estão cursando Pedagogia, 1% é Assistente Social, 3% está cursando o Ensino Fundamental, 4% tem Superior Incompleto, 3% possui Psicopedagogia, 1% tem graduação em História, 3% Normal Superior, 1% Educação Física, 14 possui Ensino Médio, 1% tem Magistério, 1% possui Filosofia e 10% Não Respondeu.

Sabemos o quanto a qualificação dos professores é importante para melhorar a qualidade do ensino das séries iniciais, de forma a garantir a todos os alunos condições de acesso à cidadania, significa assegurar que o trabalho pedagógico do profissional da educação esteja amparado em uma boa formação acadêmica inicial que dê conta de responder aos critérios que a Lei nº 9394/96, Título VI, Art. 62 diz que: A formação de docentes para atuar na educação básica, far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal. Este critério, percebe-se que não está sendo seguido à risca pelo município, como mostra o gráfico, mas que está em busca, de uma formação de qualidade aos seus professores para que possam construir conhecimentos, curso com referências para as suas atividades didático pedagógico, contribuir para a formação desse professor, oferecendo condições para que possa atuar como investigador de sua própria prática, habilitar esse docente, no sentido de possibilitar-lhe conhecer, sistematizar, analisar, refletir, agir e alterar sua prática docente, tornando-o ''professor reflexivo''

CONCLUSÃO

Ao término do projeto, avaliamos como construtiva nossa experiência, pois, a troca de saberes a qual fomos expostos nos proporcionou grande "bagagem" nas questões educativas como um todo.

O trabalho proposto veio a somar de forma significativa enriquecendo nosso conhecimento e nos fazendo refletir sobre as praticas pedagógicas, as quais são de fundamental importância para a educação que queremos. Uma educação igualitária, e forma cidadãos aptos a pensar e defender seus ideais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANTUNES, Celso, Um método para o Ensino Fundamental: o projeto; 4º Ed. Petrópolis, Vozes 2001, vol.07.

AZEVEDO, Janete M. Lins de; A Educação como Política Públicas. Campinas- São Paulo, 2001.

GATTI, Bernadete. Formação de Professores e Carreira: Problemas e movimentos de Renovação. II Ed.Campinas - São Paulo; 2000.

OLIVEIRA, Romualdo Portela de; Política Educacional Impasses e alternativas; São Paulo, 1998.

SERBINO, Raquel Volpato. Formação de Professores. Ed. UNESP, São Paulo; 1998.




Autor: Cleise Machado


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