Ampliando Ciências na Escola



Nas escolas públicas principalmente, o ensino de Ciências tem se baseado apenas na transmissão das informações em aulas teóricas expositivas e poucas ou nenhuma aula pratica.

A inexistência de um recurso didático moderno ou um simples laboratório não pode ser uma justificativa para a ausência destas aulas praticas nas escolas.

A formação de um docente demanda estudos disciplinares que busquem a sistematização e o aprofundamento de conceitos e relações, permitindo assim, desenvolver competências profissionais.

As aulas práticas em Ciências levam os alunos à ambientes de aprendizagem diversos, estimulam métodos alternativos na resolução de problemas, também afetam a auto-estima e a autoconfiança destes jovens.

Portanto, DIAS, da Silva, 1998, afirma que cabe ao educador em ciências superar tais obstáculos, construindo possibilidades de mudança, ao estimular atividades que priorizem questões de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Esta tarefa pressupõe unificar experiências e estratégias de ensino, para qualificar a educação desenvolvendo novas competências a serem aplicadas nas escolas, um busca que inclui desde a procura por novos cursos, treinamento ou leituras, até uma troca constante de informação com colegas considerados mais competentes ou especialistas na área.

Referências

 DIAS, da Silva. O professor e seu desenvolvimento profissional: Superando a concepção do algoz incompetente. Caderno CEDES, Campinas, SP. V.19, n,44, p.33-45, 1998.


Autor: Silas Dumont Pires Horta


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